Carros mais visados para roubo no Brasil | Blog Carro Aluguel
Blog do Carro Alguel - Carroalguel.com
Postado em Dicas, Dirigir com Segurança

roubo home1 Carros mais visados para roubo no Brasil
 
Quando alguém diz que o crime no Brasil é organizado, o cidadão que ouve a afirmativa deve, infelizmente, acreditar nisso. A máxima é tão verdadeira que existe até um padrão para roubo de carros. O padrão poder ser visto em várias listas produzidas pelas autoridades mostrando quais são os veículos mais roubados no Brasil, sejam fruto de investimento próprio ou, inclusive, aluguel de carros. Os motivos são vários, mas a princípio os carros mais populares são os mais visados.

A explicação para isso é simples: veículos mais populares têm peças que são mais fáceis de vender, algo que não ocorre em modelos mais luxuosos ou exclusivos, afinal, quem rouba um Porshe ou uma Ferrari não tem muitas possibilidades de se esconder, enquanto roubar um carro bastante comprado no país é quase como ter a carta de autorização para rodar por aí sem ser notado. Por conta disso, o veículo mais roubado no Brasil é o Gol, da Volkswagen, que além de ser muito furtado, é também um dos preferidos do consumidor.

visados para roubo gol Carros mais visados para roubo no Brasil

Dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais dão conta que pouco mais de 21 mil unidades do carro são roubadas por ano dentro do país. O Gol é também o carro com maior quantidade de unidades atualmente rodando, são aproximadamente 5,6 milhões, divididos por consumidores comuns, frotas de empresas, bem como por locadoras de carros, uma vez que é um dos mais econômicos, práticos e completos da atualidade. Ou seja: o disfarce perfeito para quem vive do roubo de veículos. Na cola do Gol aparecem carros como o Fiat Uno, também bastante popular, Palio, Stilo, Punto e Idea, todos modelos da mesma montadora, a Fiat. Além deles estão SpaceFox, CrossFox, Voyage e Fox, da Volkswagen.

 

E não são só os donos de carros e as empresas de locação de veículos que sofrem com o roubo de automóveis, não: a moto Honda CG 125 e a moto Honda NX4 são as mais visadas no “ramo” de assalto e furto de motocicletas.

 

Se para quem mora nas cidades onde os roubos de carro são mais frequentes (geralmente, as grandes capitais brasileiras) a situação já não é das mais animadoras, imagine para alguém que vai alugar carro em uma das localidades mais afetadas pelo problema… é certeza que o receio pelo prejuízo – e pela experiência traumática – acompanham algumas pessoas. A boa nova é que os veículos de locadoras têm seguro, assim como deveriam ter todos os carros particulares, e cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, que estão nos rankings das cidades mais vitimadas de roubo de carro, também são as localidades onde os veículos roubados são mais facilmente achados. Para quem vai seguir viagem em um carro alugado, esse já é um sopro de tranquilidade.

 

Se você tem ou vai alugar carro que está entre os mais visados para roubo, a dica é não ser pessimista: a situação infelizmente é comum a várias pessoas, uma realidade brasileira, mas estatisticamente não acontece com a maioria dos donos de determinado veículo, principalmente se tomar alguns cuidados para evitar essa situação, seja, utilizar-se de estacionamentos particulares e/ou conveniados a qualquer estabelecimento comercial que esteja visitando, a utilização de alarmes ou bloqueadores de partida, contratação de rastreadores eletrônicos, algo cada vez mais comum no mercado, portanto cada vez mais baratos, e que se instalados, ajudam a diminuir o custo do seguro. Adote sempre uma postura defensiva, evitando transitar em locais tidos como perigosos, estar sempre com os vidros fechados (aqui vale ressaltar o quão importante é ter ou alugar um carro com ar-condicionado), se possível com película (insufilm), e uma dica especial: quando perceber que o sinal está por fechar e você tem a possibilidade de diminuir a marcha, não parar, manter distância para o próximo veículo, tempo suficiente para que seja possível esperar pelo sinal verde, não hesite, faça sempre isso, principalmente à noite.
visados para roubo estrada Carros mais visados para roubo no Brasil

No caso de passar por um roubo ou assalto, a dica é sempre a mesma: se estiver dentro do carro no momento, mantenha a calma, não reaja de jeito nenhum, se for necessário fazer algum movimento, faça-o com tranquilidade, falando ao meliante aquilo que você vai fazer, entregue o carro e depois, sempre em segurança, ligue para a polícia. Não esqueça de fazer o boletim de ocorrência (BO), ligar para a seguradora ou a locadora de carros contratada para que ela notifique a própria seguradora sobre o ocorrido. E jamais tentar competir com essas tristes estatísticas: um carro pode ser até caro, mas nunca vai ter mais valor do que a vida humana.

 

O que você achou desse texto? Não deixe de postar a sua opinião!

  • http://awwww aaaaaa

    achei bastante claro, mas os seguros de veículos estão muito alto, o que de certa forma deveriam ser mais barato, pois somente assim todos poderiam pagar por um preço justo e ao mesmo tempo obter segurança.

    • http://www.carroaluguel.com admin

      Há locadoras que contratam proteções diretamente às seguradoras, em geral as menores e há aquelas que se autoseguram. No Brasil é caro mesmo e não é só nas locadoras, infelizmente.

Aluge um carro em 3 minutos!


Retirar o carro em:

Data e hora da retirada:

Data e hora da devolução: