Como ajustar o assento do automóvel

Atualizado em: 24/08/2023

Seja carro próprio ou veículo alugado, todo motorista deve se sentir confortável ao se sentar para dirigir. E esse tipo de conforto não é apenas necessário para o bem estar do corpo do motorista, mas também para a segurança de todos dentro do veículo. Nesse post vamos dar algumas dicas sobre como ajustar o assento do automóvel da melhor forma possível, para que a viagem seja prazerosa não só para quem aprecia a vista, mas também para quem dirige.

A primeira dica é ajustar o banco antes mesmo de ligar o veículo, para que todas as modificações necessárias sejam feitas com total segurança. Como os veículos das locadoras de carro passam pelas mãos de várias pessoas e é bem provável que o banco esteja ajustado de acordo com as necessidades do motorista anterior; portanto, tomar providências de ajustar o banco deve ser a primeira preocupação que se deve ter ao entrar no carro. A primeira coisa que o motorista deve ter em mente é que um assento perfeito é aquele onde ele alcança os pedais de freio, acelerador e embreagem sem fazer esforço ou sem ficar apertado e onde o encosto das costas esteja em um ângulo perfeito para direção. A partir daí é preciso, apenas, ajustar os espelhos do carro de acordo com as variações do assento.

A primeira coisa a se fazer ao ajustar o assento de um é colocar as mãos no volante. Os cotovelos não podem estar nem retos e nem muito curvados. O ângulo perfeito é aquele em que os cotovelos do motorista estejam levemente curvados, e onde as mãos fiquem em uma altura perfeita, nem muito baixas e nem muito altas, para que o condutor não tenha cansaços físicos nos braços durante a viagem. Alguns carros têm a vantagem de adaptar o volante para braços mais curtos ou mais longos; para isso, é preciso se certificar dessa possibilidade na hora do alugar um carro.

Para continuar ajustando bem o assento do carro o motorista deve ter certeza de que seu pé direito consegue chegar com facilidade ao pedal de freio e ao acelerador do veículo. Da mesma forma, seu pé esquerdo deve estar bem confortável sempre que for pisar na embreagem (se é que o seu carro, ou aquele que alugar não seja hidramático), de forma que consiga chegar até o final da flexibilidade desse pedal sem muito esforço.

Com os freios ajustados, e os espelhos também. Muitas pessoas ajustam os espelhos de modo que possam ver a traseira do carro, aqui cabe a pergunta: por quê? O espelho deve ser ajustado de modo que você possa enxergar quem está ao seu lado, tentando ao máximo possível eliminar os pontos cegos, se for possível, deveria ter um ângulo próximo a 90 graus em relação à lateral do veículo. Chegou a hora de testar, na prática, se tudo está ok, é nesse momento que o motorista deve ligar o carro e tentar, calmamente, pisar nos pedais e trocar a marca, sempre olhando em volta para ver se os espelhos realmente estão na posição correta. Caso não estejam, é preciso buscar um acostamento ou um lugar para estacionar o carro e tentar, novamente, ajustar o banco de acordo com a necessidade.

Esse tipo de intervenção, comum no momento do aluguel de veículos, também deve ser feito diariamente pelos motoristas em seus carros particulares, principalmente se eles forem conduzidos por mais de uma pessoa. Ter um banco ajustado corretamente é sinal de que o motorista não vai ter problemas de saúde, como desvios na coluna ou dores musculares, e também que ele vai ter maior controle sobre o carro em momentos de emergência. Portanto, sempre que for pegar a estrada, lembre-se de que um banco ajustado pode salvar vidas. Juntamente, claro, com o uso do cinto de segurança.

Deixe seu comentário