revisão do carro

Confira 6 cuidados com o carro antes de viajar

Atualizado em: 24/08/2023

Seja para trabalho ou lazer, todo motorista sabe que é essencial tomar alguns cuidados com o carro antes de viajar. Problemas com o automóvel na estrada podem até mesmo estragar a sua viagem que, muitas vezes, foi planejada por meses.

Felizmente, é possível evitar a maioria desses problemas ao tomar algumas precauções. Por isso, confira no nosso guia 6 cuidados com o carro que garantirão a sua tranquilidade na estrada.

1. Verificar os pneus

Rodar com os pneus em más condições, além de infração grave de trânsito, é especialmente perigoso em uma viagem. Quando carecas, estes itens possuem menos aderência ao asfalto, sofrendo um grande risco de derrapagem, principalmente, em dias de chuva.

Para saber se seus pneus estão em condições de pegar a estrada é fácil. A profundidade dos sulcos deste item não pode ser menor do que 1,6 mm. Procure pelos indicadores de desgaste, que ficam entre os sulcos. Se ele já estiver no mesmo nível, é hora de fazer a troca. Pneus com sinais de desgaste, bolhas e saliências, também devem ser trocados antes de pegar a estrada

Não se esqueça de verificar também as condições do estepe, macaco hidráulico, chave de roda e do triângulo de sinalização. Antes de pegar a estrada faça a calibragem adequada dos pneus, conforme o peso e o trajeto a ser percorrido.

2. Conferir a iluminação e o sistema elétrico

A nova lei que exige o uso dos faróis baixos nas rodovias em todo o Brasil durante o dia fez com que muitos motoristas passassem a se preocupar mais com as luzes do carro.

carros luzes acessas

Além de ligados, os faróis devem estar devidamente regulados e funcionando perfeitamente. Isso também vale para luzes de indicação, como setas e luz de freio.

Por isso, caso note algum problema com a parte elétrica do seu carro, procure um profissional especializado. Sofrer uma pane elétrica na estrada, certamente, causará grandes transtornos à sua viagem.

3. Fazer a revisão de itens importantes

Alguns itens básicos de segurança devem estar em dia antes de pegar a estrada.

  • Sistema de freios

É fundamental que o sistema de freios de seu carro esteja funcionando perfeitamente. Problemas com o pedal e ruídos estranhos devem ser verificados o quanto antes, principalmente, em trechos de descida de serra, caminho comum de quem busca o litoral. Lembre-se de que nesse caso, o ideal para manter a velocidade reduzida é fazer uso do freio motor.

  • Alinhamento e balanceamento

Um carro desalinhado, além de promover o desgaste dos pneus, é muito perigoso, pois interfere diretamente na sua direção. Caso esteja sentindo a direção puxando para algum dos lados, pode ter certeza que é hora de verificar o alinhamento.

aluguel de carros

Vibrações e barulhos nos pneus ao atingir algumas velocidades são sinais que está na hora de fazer o balanceamento. Essas trepidações ocorrem pelas diferenças de cada roda, que vão se acentuando devido à passagem por buracos e desníveis no dia a dia. Logo, o balanceamento deve ser feito periodicamente para corrigir essas diferenças e permitir uma direção mais segura.

  • Sistema de suspensão

É importante estar com o sistema de suspensão em dia para garantir a estabilidade e o controle do veículo em todas as situações. Os amortecedores e molas absorvem os impactos causados pelas irregularidades das pistas e auxiliam na direção. Um sistema de suspensão bastante usado provoca o desgaste prematuro dos pneus e outros componentes.

  • Motor e sistema de refrigeração

O motor é o coração do carro. Por isso, é importante se certificar de que não terá problemas com ele durante a viagem. Verifique a limpeza e a condição das velas e de todo o sistema de ignição. A correia dentada também deve estar em boas condições.

É essencial para o motor que o sistema de refrigeração esteja funcionando corretamente. Problemas com radiador, bomba d’água ou ventoinha devem ser reparados. Verifique também o nível do óleo lubrificante e da água que, preferencialmente, deve estar acompanhada de aditivo para a refrigeração.

4. Fazer a revisão dos limpadores de para-brisa

Eles são muitos importantes para garantir a sua visibilidade em dias de chuva. Verifique a eficiência do limpador molhando o para-brisas do seu carro. Se ele deixar marcas ou a visão embaçada, talvez esteja na hora de trocá-lo. É um investimento bem pequeno perto da segurança que ele pode te trazer.

limpador para brisa

Verifique também o funcionamento dos desembaçadores de para-brisa. Eles também serão muito importantes para encarar uma viagem debaixo de chuva.

5. Ter cuidado com a bagagem e com o peso

Procure acomodar bem as bagagens que for levar. Nada pode obstruir a visão do motorista em nenhum dos retrovisores. Por isso, é importante viajar apenas com o número de pessoas e peso máximo estabelecido para o veículo.

Organize a bagagem de modo a distribuir por igual o peso pelo porta-malas. Isso ajuda a manter a estabilidade do veículo. Também é importante ter uma atenção especial caso haja itens mais frágeis sendo transportados. Assim, eles estarão seguros mesmo se houver um movimento mais brusco.

Bagageiros externos, muitas vezes instalados no teto do carro, também podem ajudar. Mas fique ligado, pois algumas regras devem ser observadas. O limite máximo de altura é de 40 cm e a instalação deve ser feita de maneira rigorosa, pois qualquer deslize na instalação pode causar um grande problema a 100 km/h.

6. Manter os documentos em dia

Rodar com os documentos pessoais e do veículo em dia é obrigatório tanto na cidade quanto na estrada. Verifique a validade de sua CNH e do documento do veículo, a CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo). Automóveis com a documentação irregular ou impostos em atraso podem acabar recolhidos e causar um enorme transtorno à viagem.

carteira de motorista

É importante também se certificar que todos os ocupantes do veículo estejam portando seus documentos pessoais. Isso facilitará no caso de uma inspeção policial durante a viagem.

Cuidados com o carro

Agora você já conhece as principais dicas para pode pegar a estrada. Tomando esses cuidados com o carro antes de viajar, certamente, você chegará ao seu destino tranquilo e com segurança.

Gostou do nosso guia? Aproveite para compartilhar este post com seus amigos nas suas redes sociais!

 

Deixe seu comentário