Dicas de turismo em Vitória – ES

Atualizado em: 24/08/2023

A cidade de vitória foi fundada em 8 de setembro 1551 com o nome de Vila Nova do Espírito Santo depois que os portugueses, cansados de serem atacados por índios, franceses e holandeses na então capital da capitania do Espírito Santo, Vila Velha, escolheram a ilha como nova sede da capitania. O atual nome foi escolhido em homenagem a conquista na grande batalha comandada pelo donatário da capitania Vasco Fernandes Coutinho, contra os Goitacases.

Em 1823 a vila foi elevada à cidade, e hoje é uma das três capitais ilhas do país (ao lado de São Luiz, no Maranhão, e Florianópolis, em Santa Catarina). Atualmente a capital capixaba tem pouco mais de 330 mil habitantes. As praias de Vitória são muitas, porém não tão extensas, o turista que quiser conhecê-las pode optar por aluguel de carros e se locomover com maior comodidade.

Quem for à cidade de avião chegará pelo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, cuja distância para o centro da capital é de 10 km. As maiores empresas aéreas do país operam vôos no aeroporto. Chegando lá o passageiro tem a opção de pegar uma condução pública para seu destino final, mas a comodidade de fazer a locação de carro pode ser feita no próprio terminal, ou com contratação prévia.

 

Com 461 anos de vida Vitória tem muitas histórias para contar a quem anda por suas ruas. Muitas construções da época de sua criação ainda existem, com características arquitetônicas da época especialmente mantidas. Construído pelos jesuítas no século 16 o Palácio Anchieta é a sede do Governo do Estado desde o século 18. Erguido de frente para o mar, com vista para o Porto de Vitória, guarda o túmulo do padre jesuíta José de Anchieta. Apesar de estar localizado em Vila Velha o Penedo de Vitória é um símbolo da baía de Vitória com seus imponentes 136 metros. A escadaria Maria Ortiz foi construída na antiga ladeira do Pelourinho em 1824, ligando a Cidade Alta à Cidade Baixa. A Capela de Santa Luiza é um marco na história da cidade. Construída no século 16 é o prédio mais antigo da cidade, construída com pedra e cal de ostra, com telhado de barro, localiza-se na Cidade Alta. A Capela abrigou o Museu de Arte Sacra entre 1950 e 1970 Para conhecer essas e outras atrações com maior comodidade, sem depender de transporte público, o turista tem a opção de alugar carros enquanto estiver pela cidade.

 

Como toda cidade litorânea, quando o assunto é gastronomia, Vitória tem seu nome associado ao peixe e aos frutos do mar. Quem nunca ouviu falar, ou experimentou, da moqueca capixaba? É, talvez, o prato mais conhecido entre seus visitantes, mas a cidade tem outros sabores a oferecer. Polenta, quibe, torta alemã e carne de porco. Todos por influência de imigrantes que chegaram à região, pelos pratos citados identificamos os alemães, italianos, árabes e, claro, os portugueses, mas os índios também influenciaram a comida local.

Orla_de_Vitoria

Para aproveitar todas as atrações de Vitória o turista tem a sua disposição diversos hotéis e pousadas para se alojar. Desde os mais simples ao sofisticados, atendendo a todos os perfis, gostos e bolsos. Quem se hospedar na região central da cidade terá maior facilidade para encontrar locadoras de veículos. Com a independência que o carro possibilita ao visitante ele poderá planejar um roteiro para conhecer todos os pontos turísticos da cidade, seus bares e restaurantes e curtir tudo que o município de Vitória tem de bom.

Deixe seu comentário