Dicas para gastar pouco com refeições nas estradas

Atualizado em: 02/02/2012

Na hora de pegar a estrada com o carro, devemos prestar atenção em alguns detalhes importantes no que diz respeito ao planejamento da viagem. Entre os principais estão: a revisão do veículo, análise da rota e dos mapas, conferência dos documentos e segurança das crianças. Além disso, devemos levar em conta quais serão as formas de alimentação durante o trajeto. Separamos algumas dicas para quem não pretende gastar muito com comida durante a viagem. Confira.

1 – Em viagens curtas

A distância que você vai percorrer da cidade de origem até o local de destino não é muito grande e você calcula que não vá passar mais do que 4 ou 5 horas na estrada? Ótimo. A solução para o seu caso é simples e saudável. Leve a comida de casa! Sanduíche natural e bolos caseiros ou salgadinhos podem ser armazenados em potes plásticos e guardados dentro de uma bolsa térmica. Ideal para transportar alimentos e mantê-los frescos, ela ocupa pouco espaço e mantém a comida aquecida ou resfriada por um bom tempo. Aproveite o espaço que a bolsa oferece e leve também água e suco para se hidratar.

Não esqueça que o indicado é parar em um lugar adequado para fazer o seu lanche, como postos e lanchonetes. Em hipótese alguma você deve alimentar-se enquanto está guiando seu carro. Dirigir com apenas uma das mãos é infração que pune o motorista com 4 pontos na carteira, além de uma multa de R$85,13.

2 – Viagens de tempo médio e longo

Percursos de no mínimo 6 horas exigem uma paradinha para descansar, esticar as pernas e beliscar alguma coisa. Por isso, se a sua viagem for mais longa, é inevitável reservar uma quantia de dinheiro para as paradas em lojas de conveniência de postos de gasolina ou lanchonetes e restaurantes à beira da estrada. O indicado é parar pelo menos a cada 3 horas e em lugares que transmitam confiança, pois comer onde você nunca esteve antes é delicado, principalmente, pelo fato de você estar na estrada, e muitas vezes, longe de qualquer atendimento médico.

Mesmo com a possibilidade de comer em algum ponto durante o trajeto, não deixe a bolsa térmica de lado. Ela manterá seus petiscos fresquinhos até a parada na lanchonete e, após a parada, você pode reabastecê-la com o que comprar lá.

3 – Cuidado com as crianças

Viagens com crianças merecem um planejamento especial, principalmente com relação à comida. Nesses casos, o ideal é sempre ter algo à mão para saciar as necessidades dos pequenos na hora exata. Frutas, bolachas e sucos são algumas opções entre as mais indicadas.

Caso a criança seja pequena e ainda dependa de mamadeira, o cuidado deve ser redobrado. Mantenha organizado alguns itens essenciais para o preparo como a água mineral (ou fervida) em um recipiente adequado e o leite em pó, na medida necessária para o número de vezes que a criança for se alimentar. Não esqueça que armazenar num recipiente apropriado é essencial para evitar bagunças e dificuldades na hora do preparo com o carro em movimento.

4 – Escolhendo onde parar

Uma dica bem interessante em casos de parada é sobre onde e o que comer. Evite parar em lanchonetes sem movimento ou muito isoladas de centros urbanos. A higienização da comida lá pode não ser 100% correta e indigestões durante a viagem não são bem-vindas. Além disso, preste atenção aos locais que têm muito movimento e são famosos em excursões. Muitos deles costumam cobrar caro demais por alimentos que são comuns na estrada: salgados e sanduíches nessas lanchonetes chegam a custar até o dobro do que se pagaria dentro da cidade.

O ideal, portanto, é fazer suas refeições em restaurantes e lanchonetes de médio porte. Procure consumir comidas mais leves, que não pesem e possam dar náuseas durante a viagem. Se quiser comer um sanduíche durante o passeio, o ideal é levá-lo de casa e guardar numa bolsa térmica até a hora da parada.

Em resumo, a dica do dia é: seja sua viagem curta ou longa, a passeio ou negócios, sozinho ou com a família, tenha sempre no porta-malas uma bolsa térmica, ela será sua companheira nas viagens, na saúde e na economia!

Um comentário

  1. Eduardo 19/09/2023 at 1:54 pm - Responder

    Boas dicas

Deixe seu comentário