direção defensiva

Direção Defensiva: saiba como se comportar no trânsito

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

É muito comum encontrar diariamente motoristas infringindo as leis e dirigindo contra as normas de direção defensiva. Estar atento aos principais erros dos condutores para evitar situações desconfortáveis ao volante é o primeiro passo para uma viagem segura. Há três falhas humanas que são consideradas as principais causadoras de acidentes no trânsito, são elas:

homem segurando celular dirigindo

Negligência

A negligência trata do descaso ou desleixo, seja por parte do proprietário do veículo ou condutor, quando este desobedece às leis de trânsito ou conduz um veículo em mal estado de conservação.

Imprudência

A imprudência, extremamente comum no trânsito do nosso país, é representada pelos motoristas que expõem a si e aos demais a riscos desnecessários, dirige perigosamente e acima da velocidade compatível e não observa às condições adversas do tempo ou das vias.

Imperícia

A imperícia é a falta de habilidade do condutor, e é um dos fatores que mais causa acidentes, pois um motorista imperito não sabe o que fazer em situações de emergência, reage mal em situações adversas ou não está familiarizado o suficiente com o veículo e acaba cometendo deslizes, algumas vezes fatais.

Condições adversas

Guiar um carro pode ser ainda mais simples se você ficar atento a detalhes importantes em algumas funções do automóvel. Esses itens ajudam a aumentar sua segurança ao dirigir defensivamente.

Acessórios como freios ABS e air bags aumentam consideravelmente a segurança em caso de acidentes. Falando em acidentes, você sabia que conduzir usando os princípios de Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade e Ação, que são os chamados princípios da direção defensiva, também significa evitar qualquer tipo de acidente? Uma característica típica do condutor defensivo é o fato de ficar satisfeito ao evitar um acidente, seja ele o culpado ou não pelo erro!

CarroAluguel

Acompanhe dicas de como dirigir de maneira defensiva nas principais situações de risco:

Direção defensiva em condições adversas de tempo

Chuva

A aderência entre os pneus e o solo fica muito menor com a presença de água na pista, o que pode gerar aquaplanagem e perda do controle do veículo, por isso é fundamental dirigir devagar e com cuidado. Não esqueça de ascender os faróis, mesmo durante o dia.

Neblina

Com a visibilidade reduzida, você deve ligar os faróis baixos e só parar onde tiver acostamento, sempre sinalizando com o pisca-alerta. Lembre-se de ajustar o desembaçador, pois a umidade se acumula no para-brisa.

estrada com neblina

Vento

Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos, você deve reduzir a velocidade rapidamente. Em caso de ventos transversais ao carro, abra as janelas e fique sempre atento. Nunca faça movimentos repentinos, eles podem causar a perda de estabilidade.

Granizo

Granizo é a chuva acompanhada de pedrinhas de gelo. O barulho pode assustar motoristas inexperientes, o importante é manter a calma. Devido à baixa visibilidade, é essencial manter distância do carro da frente e dirija devagar.

Direção defensiva em condições adversas do condutor

Evite dirigir com os seguintes problemas: aspectos físicos como cansaço mental e no corpo, audição e visão comprometidas ou fome, essas condições diminuem a atenção, aumentando a chance de acidentes. Fatores psicoemocionais desviam o foco do condutor e por isso são muito prejudiciais.

Não guie um automóvel se estiver tenso, nervoso ou triste. Se for inexperiente, procure conhecer o automóvel e praticar algumas vezes em pequenas rotas antes de percorrer grandes distâncias ou enfrentar trânsito pesado e desgastante.

mulher dormindo ao volante

Direção defensiva em condições adversas das vias

Nas descidas, não use o conselho de “descer na banguela”, esteja com a marcha engatada e com o pé próximo ao freio, para usá-lo de maneira rápida e suave sempre que preciso. Se as ruas ou estradas estiverem mal conservadas ou você estiver em vias não sinalizadas, redobre o cuidado e reduza a velocidade de maneira a se adequar às condições locais.

buraco na estrada

Direção defensiva em condições adversas de luz

Sempre que possível, trafegue de luz baixa. Se estiver usando a luz alta, baixe-a ao ver que outro automóvel se aproxima na pista contrária à sua, pois o farol alto pode cegar o outro motorista. Se estiver atrás de outro carro, procure também usar o farol baixo, isso evita ofuscar a visão do condutor que está à frente pelo retrovisor. Se perceber um veículo com luz alta, avise o motorista piscando os faróis. Caso a via esteja escura, use a faixa branca lateral que há na pista para se guiar.

direção defensiva

Evitando colisões

Primeiramente, manter distância do carro da frente e cuidar com o carro de trás é extremamente importante para poder se prevenir caso os outros motoristas tomem ações bruscas. Ao fazer conversões, nunca se esqueça de sinalizar corretamente. Quando estiver em cruzamentos não sinalizados, a preferência é do veículo que estiver na via da direita.

rotatória com canteiro florido

Para finalizar, uma dica muito importante: não basta apenas conhecer as técnicas de direção defensiva. É necessário mudar seu comportamento e incorporar as práticas ao seu dia a dia, deixando de lado os vícios e hábitos antigos que não tornavam sua maneira de dirigir segura a você, aos seus passageiros e aos demais usuários das vias de trânsito.

Gostou das informações? Então, compartilhe este post nas redes sociais, mostre a outras pessoas como praticar a direção defensiva e ter um trânsito mais seguro.

2 Comentários

  1. […] à velocidade, para manter uma direção econômica, procure andar em velocidades constantes e moderadas, também presentes na chamada direção defensiva. Na prática, isso pode significar você trafegar […]

  2. […] esperado descanso. Pensando nisso, nossas dicas de hoje trazem o melhor sobre revisão do carro, direção defensiva , ultrapassagem, direção na chuva, sinalização, entre outras. Tudo para garantir uma viagem […]

Deixe seu comentário