10 filmes sobre viagens que você precisa assistir

Atualizado em: 23/08/2023

Viajar pode ser tão bom nas telas quanto na vida real. Muitos filmes sobre viagens nos proporcionam ótimas experiências, com intercâmbio de informações, culturas e histórias. É por isso que essa é uma das categorias de filmes mais interessante de se ver, seja no cinema, seja na televisão. E você? Quais filmes sobre viagens são seus favoritos? Confira nossa lista:

1. Diários de Motocicleta

Esse filme se baseia na história real de Che Guevara e de seu amigo, Alberto Granado, que decidem cruzar a América Latina em suas motocicletas, a partir da Argentina. Ambos eram estudantes de medicina e a viagem desperta seus interesses por temas mais profundos do continente, como pobreza, desigualdades sociais e revoluções políticas. A viagem, que parte da Argentina e chega até a Colômbia, é cheia de aventuras, dificuldades, momentos engraçados e cenários naturais belíssimos.

filmes sobre viagens

2. A Praia

Esse clássico dos anos 2000 conta a história de Richard, interpretado por Leonardo DiCaprio, que viaja à Tailândia em busca de belas praias e festas. O que ele acaba encontrando é uma comunidade secreta, que vive em uma praia paradisíaca, e faz de tudo para se manter em segredo. Além de cenários encantadores, o filme retrata com excepcionalidade o espírito da juventude, que busca uma felicidade sem limites e livre de perigos.

Filmes sobre viagens

3. Na Natureza Selvagem

Esse filme foi baseados em fatos reais, por meio do livro homônimo que documentou a história de Christopher McCandless, um jovem estudante que abandona família, amigos e possessões materiais para viajar pela América no anonimato após se formar na faculdade. O filme discute aspectos bastante atuais, como o consumismo, a necessidade de socialização das experiências humanas e a valorização de relações interpessoais, em vez de bens materiais. A trilha sonora, feita por Eddie Vedder, e os cenários incríveis já fazem o filme valer a pena!

filmes sobre viagens
© Paramount Vantage, 2007.

4. Na Estrada

Adaptação do clássico homônimo, escrito por Jack Kerouac, o filme conta a história de dois amigos que decidem embarcar em uma viagem de carro pelos Estados Unidos e México, bem como das pessoas que eles conhecem ao longo dessa aventura. A história se passa nos anos 50, no pós-guerra. Dean Moriarty e Sal Paradise experimentam a efervescência do jazz de Nova Orleans, o trabalho árduo dos imigrantes no sul dos Estados Unidos, os clubes de Nova Iorque e as liberdades sociais oferecidas em cidades como São Francisco e Cidade do México. Em meio a tantos personagens e cenários distintos, eles tentam descobrir seus próprios propósitos na vida, suas vocações e verdadeiros amores.

filmes sobre viagens
© PlayArte Filmes, 2012.

5. Sob o Sol de Toscana

O filme conta a história de Frances Mayes, que acaba de se divorciar e decide se mudar para uma casa na Toscana. Em meio aos desafios de superar as decepções com o casamento falido, ela tem que se adaptar à cultura italiana local, aprender a se virar sozinha em uma casa aos pedaços e a reerguer sua vida amorosa. É um filme para quem quer assistir a uma história bem-sucedida e divertida de superação e resiliência.

filmes sobre viagens
© Touchstone Pictures, 2003.

6. Albergue Espanhol

Quem já viajou pelo mundo quando era jovem com certeza irá se identificar com alguns aspectos da história de Xavier, um estudante universitário francês que decide fazer um intercâmbio na Espanha. Ele acaba vivendo em uma república com estudantes de várias partes do mundo, o que o faz descobrir novas paixões, redefinir seus objetivos de vida e até mesmo despertar lados de sua personalidade que ele mesmo desconhecia. Albergue Espanhol acabou se tornando um clássico, com dois outros filmes em sequência: Bonecas Russas e O Enigma Chinês.

filmes sobre viagens
© Fox Searchlight Pictures, 2002.

7. Encontros e Desencontros

Esse belo filme de Sofia Coppola se passa em Tóquio e mostra a improvável amizade entre Bob Harris e Charlotte, um ator em decadência e uma recém-casada. Essa amizade é permeada pelo estranhamento de uma cultura completamente diferente da Ocidental, na medida em que ambos tentam se encontrar em suas próprias vidas. Além das impressionantes imagens do Japão, o filme conta com ótimas e sensíveis atuações de Bill Murray e Scarlett Johansonn.

filmes sobre viagens
© Universal Home Video, 2003.

8. Chef

Chef surpreende os espectadores: uma ideia simples, mas extremamente bem contada e divertida. Carl Casper é um pai de família divorciado, que tenta restabelecer sua paixão pela profissão (chef de cozinha) e se reconectar com seu filho. Para tanto, ele decide abandonar o emprego em um restaurante após uma crítica ruim e partir em uma aventura na estrada com seu amigo e o filho, cozinhando diretamente de um furgão em várias cidades do sul dos Estados Unidos. Além de ter vários momentos engraçados, o filme é também uma história tocante sobre como uma viagem tem o poder de aproximar as pessoas e fazer elas se redescobrirem.

filmes sobre viagens
© Imagem Filmes, 2014.

9. Pequena Miss Sunshine

Pequena Miss Sunshine é um filme divertido e emocional. Ele conta a história de Olive, uma criança que sonha em participar de um concurso de talentos para crianças. Em meio a uma família disfuncional, esse sonho parece cada vez mais distante, até que seus pais decidem fazer disso uma viagem. Toda a família (avô, tio, irmão, os pais e Olive) saem em uma viagem de Kombi pelo país até o concurso, em apoio à filha. As aventuras da família são recheadas de reflexões mais profundas sobre a importância de laços familiares e da sensibilidade em tratar de personalidades menos convencionais. Quer saber mais informações sobre como viajar com as crianças? Confira aqui nossa postagem!

filmes sobre viagens
© Fox Searchlight Pictures, 2006.

10. Comer, Rezar e Amar

Esse filme protagonizado por Julia Roberts se baseia em um livro best-seller de mesmo nome. A história de Elizabeth Gilbert se passa em três momentos e locais distintos: Itália, Índia e Bali. Em cada um desses locais, Liz procura redescobrir algum aspecto de sua personalidade há muito tempo perdida, por meio de pequenos prazeres como a gastronomia, novas amizades, a meditação e um novo amor. O filme é também uma lição de superação do passado e um incentivo àqueles que realmente querem ter uma experiência de vivência internacional.

filmes sobre viagens

Quais desses filmes sobre viagens você já assistiu? Teria mais algum para acrescentar a nossa lista? Deixe aqui sua sugestão nos comentários e participe!

Um comentário

  1. Jose Medeiros 19/02/2016 at 10:39 pm - Responder

    Muito bom.

Deixe seu comentário