Erros que as pessoas cometem na hora de usar a cadeirinha para crianças e como evitá-los?

Atualizado em: 24/08/2023

Além de ser previsto por lei, o uso da cadeirinha para crianças é fundamental para garantir a segurança do seu filho ao andar de carro. Ao comprar o assento, logo procure na caixa o selo do Inmetro. Jamais deixe a criança usar qualquer produto sem a garantia de segurança do Inmetro, pode ser fatal! Fique atento também quando você for fazer o aluguel de carro. Algumas locadoras oferecem esse item à parte do valor da locação, mas nada impede que você leve a sua cadeirinha e a instale no carro alugado. Informe-se com a locadora e evite contratempos.

Usar a cadeirinha adequada para cada idade é o primeiro dos cuidados que devemos tomar. Colocá-la na posição correta no banco é outro fator importante. E ao falar em “colocá-la na posição certa” entramos num ponto muito considerável e de extrema relevância: como instalar a cadeirinha?

Alguns manuais de instrução são confusos e não explicam com detalhes a maneira certa de fazer a instalação, por isso é muito frequente vermos pais montando a cadeirinha de forma errada por não saberem como funciona a instalação. E de nada adianta usar a cadeirinha se ela não estiver colocada do jeito certo no banco, pois ela serve para, em caso de acidentes, proteger a criança e soltá-la com facilidade ao apertarmos a fivela de segurança, mas, se instalada de forma errada, além de não proteger seu filho, poderá travar na hora de abrir a fivela, dificultando o resgate da criança.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre os erros mais comuns, daremos algumas dicas de como instalar a cadeirinha de forma correta:

Lugar da cadeirinha é no banco de trás

Coloque a cadeirinha no assento do meio do banco de trás. Isso diminui o risco de impactos e é o lugar mais apropriado para as crianças menores.

Cadeirinha bem firme no banco do carro

Passe o cinto de segurança convencional pelos locais indicados no manual de instrução da cadeirinha e aperte até o assento ficar praticamente imóvel. Aconselhamos que suba na cadeira para forçá-la para baixo, contra o banco, até que se firme bem.

Distância de um dedo entre o corpo e o cinto

Ao colocar o cinto na criança, aperte de tal maneira que ele fique bem justo e só caiba um dedo entre o cinto e o corpo do bebê. É bem comum que os pais deixem um pouco frouxo com medo de sufocar a criança, mas não tenha medo! A distância entre o corpo do bebê e o cinto não pode mesmo passar de um dedo.

Uma cadeirinha para cada idade

Certifique-se de que está usando a cadeirinha certa para a idade certa. Além disso, a posição dela muda com o tempo! Para bebês de até um ano, o assento fica de costas para a parte da frente do carro. Depois disso, os assentos ficarão na mesma posição do banco normal. Uma dica bem importante é consultar o manual de instruções frequentemente para saber se seu filho já ultrapassou o peso limite e está na hora de trocar de cadeirinha.

Sem cinto nunca

Por mais absurdo que possa parecer, é extremamente normal os pais levarem seus filhos soltos quando o trajeto é curto, só de algumas quadras. Esta atitude não tem explicação e é de tremenda irresponsabilidade. Não podemos prever quando acidentes podem acontecer e se seu filho não estiver usando o cinto na cadeirinha não estará seguro nem aos menores impactos. Portanto, nunca, por menor que seja a rota, deixe seu filho sem cinto!

Não mexa na cadeirinha com o carro andando

Nunca tire seu filho da cadeirinha com o carro em movimento. Se ele estiver chorando muito, procure o local mais próximo e pare o veículo para atendê-lo com segurança.

As dicas de segurança para transportar crianças no carro de hoje foram úteis? No blog do CarroAluguel você encontra muito mais. O blog é um local bem legal para encontrar tudo sobre carros! Desde informações sobre viagens até sugestões de segurança e economia relacionadas a veículos de todos os tipos, vale à pena conferir!

2 Comentários

  1. Ana Maria de Faria Moraes 17/12/2012 at 5:06 pm - Responder

    Só uma dúvida, O cinto deverá ser passado pela frente do corpo criança,como nos adultos ou pela parte de traz da cadeirinha? Qual a opção correta?
    Por favor me ajudem.
    Obrigada à todos.

  2. […] em consideração, tais como: quantidade, a idade delas e suas necessidades, tempo da viagem, cadeirinhas e equipamentos que garantam a segurança delas, e o que a locadora oferece de suporte para […]

Deixe seu comentário