9 Dicas de aluguel de carro no exterior

Atualizado em: 08/05/2012

9 Dicas de aluguel de carro no exterior

Planejando uma viagem para fora do Brasil? Não se esqueça de incluir nela o aluguel de carro! Em viagens de longa distância, a passeio ou lazer, é importantíssimo ter uma maneira independente de se locomover. Poder contar com um veículo próprio é uma vantagem que facilitará muito sua viagem. Por isso o aluguel de carro no exterior é indispensável!

 

1. Reserve pela internet

Um dos grandes benefícios das grandes locadoras internacionais é a facilidade que se tem para efetuar a reserva do seu automóvel. A maioria das locadoras internacionais permite que você reserve através do site do CarroAluguel.com e efetue o pagamento diretamente no local de retirada ao buscar ou pegar o veículo! Vale destacar que, dependendo da promoção que você contratar, é preciso efetuar o pagamento ainda no Brasil. Portanto, não se esqueça de consultar exatamente o plano que está solicitando.

 

2. Quilometragem e one way

Verifique se há franquia de km ou a locação já inclui quilômetros ilimitados. Além disso, fique atento à taxa de retorno, também chama de one way. Ao alugar carro em uma locadora e fazer a devolução em outra loja, você pode precisar pagar um pouco a mais. Trata-se justamente da one way. Muitas locadoras lhe dão a possibilidade de devolver o carro em uma loja diferente da em que você retirou o automóvel, mas para isso cobram a taxa de retorno. Confira na cotação se já está inclusa a one way ou se ela será cobrada na devolução do veículo.

Nos Estados Unidos há várias locadoras que sequer cobram a taxa de one way. Se seu destino for o norte da América, pesquise as operadoras que oferecem essa vantagem!

3. Documentação necessária

Para efetuar o aluguel de carro internacional, é preciso apresentar passaporte, cartão de crédito e carteira nacional de habilitação. A CNH é aceita em vários países, entretanto, muitos destinos exigem a Permissão Internacional para Dirigir. Confirme essa informação com a locadora.

 

4. Caução e cartão de crédito

Um detalhe importante e indispensável na hora de alugar um carro no exterior, é ter em mãos um cartão internacional. Assim como funciona no Brasil, a caução também é utilizada nos países de fora, ou seja, é importante separar um bom limite como prática de bloqueio da mesma. Mesmo com a reserva sendo feita ainda no Brasil, o cartão internacional é obrigatório.

Confirme com a locadora escolhida os valores de retenção.

 

5. Coberturas e seguros

Dentre os vários tipos de seguros e coberturas ofertados pelas locadoras, os principais e mais comuns são:

CDW – Collision Damage Waiver / LDW – Loss Damage Waiver

Trata-se mais de uma cobertura, não é exatamente um seguro, porém para o locatário funciona como tal. É um plano que, desde que o contrato não seja infringido, retira da locadora o direito de cobrar do locatário prejuízos em caso de perdas e danos por roubos, furtos ou estragos causados ao automóvel. Se você não contratar essa cobertura, se responsabiliza por danos e fica responsável por reparar quaisquer perdas ou danificações ao veículo.

 

EP – Extended Protection / LIS ou LP

Com este seguro, você tem direito a uma cobertura entendida até certo limite – o qual varia de locadora para locadora – para eventuais danos materiais e físicos causados a terceiros. Além disso, inclui a cobertura na ocorrência de ferimentos, morte ou invalidez provocados pelo locatário.

 

CPP – Carefree Personal Protection / PAI / PTI / PEC

O CPP lhe dá o direito de receber uma indenização caso aconteçam acidentes, além de cobrir gastos médicos relacionados a acidentes ocorridos com o veículo locado.

 

6. Vistoria do automóvel

Ao receber ou retirar o carro, tome cuidado e fique atento para verificar se há arranhões ou amassados na lataria e procure possíveis danos dentro do automóvel. Caso haja danificações, certifique-se de que foram todas devidamente anotadas na ficha de vistoria. Caso você não registre os danos já existentes, ao devolver o veículo a locadora poderá cobrá-lo pelas danificações.

 

7. Multas no exterior

Existem países que cobram multas no ato da infração. Mas como o carro é alugado, muitas vezes a documentação é encaminhada à locadora, que, por sua vez, pagará o valor referente à infração, mas logo encaminhará a conta a você. Assim que receber, não deixe de pagar. As locadoras internacionais nunca saem perdendo quando ocorrem multas de trânsito com os carros locados.

 

8. Idade mínima para alugar um carro no exterior

A idade mínima para alugar carro e dirigir no exterior varia entre 21 e 25 anos, mesmo nos países em que a tolerância é de 16 anos. Adolescentes brasileiros não podem guiar veículos nos Estados Unidos, por exemplo. Consulte locadoras do seu país de destino.

 

9. Devolução em outro estado ou outro país

É possível fazer a devolução em outro estado, ou até mesmo em outro país. Para isso, os destino de entrega do veículo deve ser definido sob contrato desde o seu início, acarretando na taxa extra conhecida como “one way”. Preste atenção nos horários, datas e locais de devolução, afim de evitar essa cobrança extra.

 

Se tiver mais alguma dúvida sobre aluguel de carro, mande para nós! E agora que você já sabe um pouco mais sobre o aluguel de carro no exterior, programe melhor sua viagem, trace rotas entre os destinos que deseja conhecer. Planejar com detalhes cada viagem é sempre um prazer muito grande.

Um comentário

  1. Eduardo 30/08/2023 at 8:07 pm - Responder

    Adorei o post

Deixe seu comentário