Carros que fizeram história: Fusca

Atualizado em: 24/08/2023
[yasr_visitor_votes size=”medium”]

O tão amado e querido Fusca, quem diria, nasceu de uma iniciativa nazista: a produção do carro foi encomendada por Adolf Hitler no intuito de que todos os alemães do país pudessem ter um carro, que fizesse velocidade constante de 100 km/h e fosse acessível ao bolso do povo. E lá se vão sessenta anos desde que, do período mais turbulento da Alemanha, nasceu esse carro simpático que teve vários outros nomes nos países em que foi comercializado e que, hoje, ainda é visto nas ruas, mas também, tornou-se um item caro de colecionador.

E, a despeito de seu preço baratinho desde seu nascimento, acredite se quiser: o Fusca tem alma – e design – de Porshe. Afinal, quem desenhou o carro foi ninguém menos que Ferdinand Porshe, e o primeiro modelo (adaptado por um dos engenheiros de Porshe) foi construído na década de 1930, totalmente dentro da garagem do engenheiro alemão, em uma área que abriga, até hoje, a fábrica da Porshe. Se não tem o valor monetário do irmão “rico”, o Fusca tem altíssimo valor emocional e é querido por todos, se não pelo desempenho, pela acessibilidade.

Verdade seja dita: o nosso sonho de consumo pode até ser grande demais para caber em um pequeno carro de duas portas, mas nenhum outro veículo nos traz tantas lembranças boas quanto o Fusca. E nem precisa ter um para saber o quanto esse carro nos é importante: ele é simplesmente ícone pop de várias gerações. Quer ver?

A maioria de nós não teve carros como Porshe ou Ferrari, grandes sonhos de consumo, mas matamos sempre nossa curiosidade do desempenho desses automóveis através de corridas e aparições esporádicas em grandes produções – mas qual deles já foi, realmente, o protagonista de um dos maiores ícones da cultura pop cinematográfica? Sim, o Fusca teve seu próprio filme, que teve vários remakes até os dias de hoje: “Se Meu Fusca Falasse” é o nome dessa obra que todo mundo já viu pelo menos uma vez na vida. No Brasil, o cantor Almir Rogério presenteou o carro com a música “Fuscão Preto”, inesquecível até os dias de hoje.

O tal Fusca é também um carro onde as pessoas buscam não só cultura, mas também história: na Alemanha e diversas outras partes do mundo, dezenas de museus dedicados ao Fusca podem ser visitados e estudados por toda a sorte de pessoas. E a mais interessante das considerações a se fazer sobre o carro talvez seja a de como um ícone tão importante do período nazista conseguiu ultrapassar essa mancha na história e se tornar um dos itens automobilísticos mais queridos de todos os tempos.

Ao longo de seus sessenta anos de vida, o design de visual do carro permaneceu o mesmo, ainda que diversas alterações fossem feitas no veículo – principalmente no quesito mecânico. Entretanto, o conceito geral do carro também permaneceu o mesmo, e é coroado até hoje como o principal carro da Volkswagen, tanto por ter sido o primeiro veiculo fabricado pela montadora quanto por ser o único que ultrapassou diversas gerações sem sofrer desgaste de imagem ou depreciação sentimental. Afinal, é a continuidade mais digna da vida do carro mais vendido do mundo, cujo último modelo foi produzido em 2003, no México, e que ainda não dá sinais de que já chegou ao fim de sua vida, para a sorte de todo apaixonado por esse ícone motorizado.

2 Comentários

  1. Ana Claudia 14/10/2015 at 5:19 pm - Responder

    Boa tarde tudo bem ? Gostaria de saber se posso alugar um fusca porque amo muito fusca , meu sonho é para ter meu fusca lindo , interesso dirigir fusca

    Aguardo

    Muito Obrigada

    • CarroAluguel 14/10/2015 at 5:23 pm - Responder

      Realmente é um carro que até hoje move muitas paixões, marcou época. Infelizmente por estar fora de linha e o modelo comercial das locadoras com as quais trabalhamos (até mesmo por exigência do mercado), é de trabalhar com carros em linha, semi-novos, dependendo da empresa, não passam de um ano e meio de idade. Por isso não é possível atender seu desejo de alugar um fusca. Grande abraço e obrigado pelo contato.

Deixe seu comentário