Alugando carro em conjunto com os amigos

Atualizado em: 24/08/2023

Viajar com os amigos é tudo de bom, ainda mais se durante o passeio questões como economia e praticidade forem levadas em consideração por todo o grupo. Um dos itens que mais garante essas duas características é pensar coletivamente e agir de forma sustentável, para uma melhor viagem – e esse conceito se aplica muito bem na hora de alugar um carro. Afinal, viajar com conforto também está dentro das prioridades de todo mundo, inclusive de quem viaja com a galera, para passeios mais descontraídos.

A primeira grande vantagem do aluguel de carros entre amigos é, como dissemos, a economia: um grupo de até cinco pessoas pode viajar em carros de passeio pagando o preço de apenas um veículo. Essa vantagem também se torna bem significativa quando o grupo de amigos viajantes é maior do que quatro, já que na maioria dos táxis só podem viajar cinco pessoas (contando o motorista), e em passeios com mais de quatro amigos é sempre necessário pedir mais de um táxi para se locomover. Existe o transporte público, mas em cidades brasileiras onde o trânsito é um pouco mais caótico do que o normal (ou muito mais, dependendo do destino escolhido), acaba sendo um empecilho para quem realmente procura conforto, praticidade e rapidez no deslocamento entre um local de visita e outro.

Fora que o aluguel de carro também pode ser visto como uma forma sustentável de dar “carona” aos amigos, mesmo fora de casa – e não há nada que o meio ambiente agradeça mais do que essa atitude. Quando um grupo de amigos resolve alugar um carro para viajar, ao invés de um carro para cada passageiro ou casal do grupo, é sinal de que as ruas da cidade visitada terão X carros a menos do que se cada um resolvesse dispor do seu próprio veículo. Nessa parte da história, é interessante também que os viajantes que costumam fazer seus passeios sozinhos ou com poucas pessoas chamem um grupo maior para a próxima viagem, para que todos possam andar juntos, economizar juntos e ser igualmente sustentáveis entre si. Se todo mundo que sai para passear tiver essa atitude muitos problemas com o meio ambiente poderão ser evitados a longo prazo.

Por último, quem opta pelo aluguel de carros entre amigos sabe que não está só: na maioria das locadoras é possível que dois ou mais motoristas se apresentem para dirigir o veículo, ao invés de apenas um, que seria o “motorista da viagem”. Como isso envolve um contrato mais específico com as opções de seguro do automóvel alugado, a locadora deve estar sempre ciente caso exista mais de um motorista habilitado para dirigir o carro (e contar a eles quem são os potenciais motoristas da viagem pode poupar o grupo de muita dor de cabeça). Burocraticamente, no Brasil, podem alugar carros os motoristas habilitados na carteira referente ao tipo de veículo que tenham pelo menos 21 anos de idade. Além de documentos como cópia da CNH e identidade, é pedido também um caução (uma garantia financeira) para a locação do veículo. Quem não vai dirigir o carro (ou quem não tem nenhuma intenção de fazê-lo) não precisa apresentar documentos. As maiores locadoras do Brasil estimulam a atividade através da pré-reserva pela internet, e disponibilizam o veículo alugado já na saída do aeroporto ou rodoviária em que o grupo vai chegar.

Deixe seu comentário