Dicas de turismo em São Luís – MA

A história de São Luís tem uma particularidade em relação às demais cidades brasileiras fundadas no século 16. Quem chegou primeiro por lá foram os franceses. Em 1612 La Ravardière, junto com alguns compatriotas, ocupou o que hoje é a capital maranhense. Quando os portugueses perceberam a invasão se organizaram para expulsar os invasores da região. Com a tropa enviada para ao nordeste apenas três anos depois, em 1615, os portugueses conseguiram controlar a situação. Mas os problemas não pararam.

Em 1641 que os holandeses chegaram ao país e atacaram a cidade, aprisionando o governo português, que se reorganizou e em 1644 conseguiu expulsar os holandeses.
O nome da cidade foi uma homenagem dos franceses ao Rei da França Luís XV. Hoje a cidade é tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Atualmente a cidade tem mais de um milhão de habitantes e é uma das três capitais ilhas do país, ao lado de Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

sao-luis-ma

Com muitas atrações para serem conhecidas em São Luís o turista deve alugar veículos e organizar seu passeio sem depender de outras vias. Além das lindas praias, comuns em todo o nordeste, o município preserva em suas ruas um museu que conta um pouco da história do estado em suas construções da época da colonização. O Palácio dos Leões, sede do governo, é a antiga fortaleza de São Luís, erguida pelos franceses. Ele foi decorado com objetos originados da França, vindos do país europeu entre os nos séculos 18 e 19, e relíquias que pertenceram à família imperial, como o retrato de Dom Pedro I. O Cafua das Mercês, outro ponto turístico da cidade, era o lugar onde os escravos desembarcavam e eram leiloados. Outra atração é a Ilha dos Lençóis, cuja formação é semelhante a dos Lençóis Maranhenses. Formada por areias brancas e mangues é um santuário para diversas espécies de aves da região. Com tantos pontos para conhecer o visitante tem a opção de aluguel de carros para agilizar seu deslocamento entre os lugares.

 

Mas, para conhecer um lugar, não são apenas os pontos turísticos que devem ser visitados. Em quase todos os lugares do mundo a gastronomia é uma das representações culturais mais interessantes para descobrir mais um pouco sobre quem vive no lugar. A cozinha de São Luís sofreu influência de todos que a construíram. Franceses, Portugueses, Holandeses, índios e africanos deixaram um pouco de cada um. O arroz de cuxá é servido como acompanhamento pratos que levam produtos do mar, como o camarão e o peixe.

pcgoncalvesdias

O principal acesso à cidade é o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado. Fundado em 1942 atualmente tem capacidade para receber um milhão de passageiros por ano. Nele são operados voos regionais, nacionais e internacionais. As grandes empresas brasileiras do setor operam voos nele. A distância do terminal do centro de São Luís é de aproximadamente 13 km. Quem viaja ao município a passeio ou trabalho pode reservar a locação de carros previamente e fazer a retirada no próprio aeroporto.

 

Com mais de oito mil leitos na rede hoteleira São Luís oferece vagas que atendem a todos os perfis de turistas, desde os mais simples aos mais sofisticados, com qualidade e segurança. Quem se hospeda na região central da cidade encontra com facilidade locadoras de veículos, tornando mais fácil a estadia do visitante. Com hospedagem garantida e um carro em mãos o turista pode relaxar e curtir tudo da cultura maranhense.

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *