km livre

O que é km livre ou controlado em aluguel de carros

Atualizado em: 23/08/2023Tags: ,

Uma dúvida recorrente para os iniciantes no aluguel de carros é sobre qual quilometragem escolher na hora de reservar o veículo. Entre o km livre e o controlado, muitos podem não saber o que esses termos significam; quais são as vantagens de cada um; qual é a melhor opção; entre outras dúvidas relacionadas. Neste post, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue a leitura!

 

Quais são as diferenças entre aluguel de carros com quilometragem livre e controlada?

Quando se pensa em locação de veículo, um dos pontos principais a se considerar é quanto vai rodar com ele, algo que influencia no valor da diária. As locadoras têm preferência por alugar para clientes que rodam pouco, portanto, é mais em conta alugar um carro cuja diária inclua quilometragem controlada. Nessa situação, recebe-se uma franquia de aproximadamente 100 km/dia (algo que pode variar) e o que ultrapassar, tome cuidado para que isso não ocorra, será cobrado um determinado valor por km rodado a mais.

Se você não sabe qual a distância que irá percorrer, isso acontece principalmente em viagens, opte por quilometragem livre e rode à vontade, a locadora embute essa rodagem extra no valor da diária, então não haverá surpresas no preço.

 

O que é km livre no aluguel de carros?

Começando pela quilometragem livre, como o próprio nome já diz, é a opção de não ter controle de rodagem do veículo. Sendo ideal para quem não sabe quanto irá rodar, e até mesmo para pessoas que irão fazer uma longa viagem ou percorrer grandes distâncias. 

Nesse tipo de quilometragem, a locadora cobra somente o preço da diária e a rodagem extra estará embutida. 

Esse é o modelo padrão adotado pela maioria das empresas de locação do Brasil, ele também é considerado o mais vantajoso, pois o valor é fixo e você pode rodar a vontade. Sem surpresas na hora de pagar!

O que é km controlado no aluguel de carros?

Ao contrário do km livre, a quilometragem controlada se dá justamente por haver um limite de rodagem imposto no contrato de reserva. Ou seja, é indicado para quem vai andar pouco com o automóvel. 

Nessa condição é cobrada a diária (geralmente com um preço mais acessível), somada a um valor por cada quilômetro rodado. 

Sendo assim, é importante que o cliente se informe sobre todos os valores: quanto custa a diária; o quilômetro; a proteção obrigatória; e se a locadora trabalha com taxas de serviço. Para por fim analisar se valerá a pena este tipo de contrato.

 

Vantagem de alugar um carro com quilometragem controlada

Ideal para quem pretende andar pouco com o automóvel alugado. Consiste basicamente em pagar a diária, geralmente menor, e mais um valor por cada quilômetro rodado.

Nesse caso é necessário saber exatamente qual o preço cobrado pelo dia, quanto custa cada quilômetro rodado, a proteção obrigatória e se a locadora cobra alguma taxa de serviço.

O valor final deve ser comparado às demais opções, e claro, deve ficar mais barato. É primordial ter ideia da distância que irá percorrer, pois do contrário, vai se pagar bem mais caro do que deveria.

 

Vantagem de alugar um carro com quilometragem livre

Quando não se sabe quantos quilômetros pretende rodar, ou ainda, para viagens que consideram grandes distâncias a serem percorridas, a quilometragem livre é a escolha ideal, já que a locadora cobrará apenas o valor da diária.

É o modelo aplicado pela maioria das empresas de aluguel de carros no Brasil e, em grande parte, a mais vantajosa, pois com um valor fixo é possível utilizar o veículo o quanto for necessário.

Importante ter atenção especial nos casos de retirar o carro numa cidade e devolver em outra, onde é possível a cobrança de taxa de retorno.

Quilometragem em locações internacionais

Não difere muito do Brasil, mas para as principais localidades procuradas pelos brasileiros (Estados Unidos, Europa e América do Sul), em função das distâncias envolvidas, o mais indicado é procurar sempre por quilometragem livre.

 

Como escolher o tipo de quilometragem para a reserva? 

Em função das diferentes situações oferecidas pelas locadoras de carros, é fundamental ter uma ideia do quanto se vai rodar e escolher sempre a opção mais adequada para a locação.

Usar o carro com quilometragem livre pode ser uma das formas mais vantajosas para quem aluga o veículo por muitos dias, ou ainda para quem pretende viajar e percorrer grandes distâncias, mas não para quem precisa do automóvel por apenas um ou dois dias e para trajetos definidos, por exemplo.

Em toda viagem o recomendado é sempre planejar, por isso coloque no papel a rota que irá percorrer, somente assim você saberá qual a melhor alternativa.

Caso tenha alguma dúvida não deixe de postar um comentário abaixo ou entre em contato com nossa Central de Atendimento.

 

7 Comentários

  1. Vilmar henrique draiher 14/10/2019 at 3:44 pm - Responder

    Queria pra viajar com km livre

    • CarroAluguel 23/10/2019 at 10:03 am - Responder

      Bom dia, Vilmar. É sim possível viajar com Km livre! Para enviarmos as melhores ofertas, precisamos saber qual a cidade em que você deseja alugar o veículo, bem como as datas de retirada e devolução. Entre em contato com a nossa equipe no telefone: 4003 6851.😁

  2. RODRIGO DOS SANTOS 10/06/2022 at 10:21 pm - Responder

    Olá boa noite vou começar a trabalhar por aplicativo e gostaria de um carro com Km livre vcs teriam ??

    • Gabrieli Campos 28/06/2022 at 4:10 pm - Responder

      Boa tarde Rodrigo.
      Nosso site é voltado para o atendimento de pessoa física, que geralmente alugam carro para lazer. Reservam conosco e pagam diretamente à locadora com cartão de crédito.
      Infelizmente não podemos ajudar no seu caso, não temos condições comerciais que atendam suas necessidades, tais como: muita rodagem, maior probabilidade de sinistros, multas…

      Sabemos que existem negociações diretas entre as locadoras e os aplicativos de mobilidade, sugiro entrar em contato diretamente com eles, ou ainda com locadoras como a Movida: 0800 718 0080, Localiza: 0800 979 3000 ou Unidas: 0800 121 121.

  3. Mario 29/12/2022 at 8:20 pm - Responder

    Queria viajar com km livre .pegar carro em sobe devolver em sp novamente

    • CarroAluguel 17/01/2023 at 9:44 am - Responder

      Olá Mario. Para reservas feitas entre 01 a 27 dias, o km é livre. Caso devolva o carro na mesma cidade de onde retirou o veículo, não haverá taxas adicionais.

  4. […] Ao alugar um carro, é importante verificar a quilometragem incluída, que pode ser livre para até 27 diárias ou controlada para locações mensais. A quilometragem livre é indicada para viagens de curta duração, enquanto a quilometragem controlada é recomendada para locações mais longas. Saiba mais sobre as diferenças de km livre ou controlado.  […]

Deixe seu comentário