5 destinos para conhecer de carro antes do Carnaval

Sobre todas as coisas boas de se morar no Brasil, podemos citar duas que já nos deixam com o astral lá em cima antes mesmo do carnaval: as belezas naturais e o fato de, por aqui, ser verão logo que o ano começa – o que já ajuda bastante quando o assunto é pensar passeios para começar cada janeiro com o pé direito.

É fato que, muitas vezes, a condição das estradas é um obstáculo a esse tipo de programa, principalmente para quem é habituado a viajar de carro. No entanto, dá pra curtir tranquilamente a estrada, o passeio e o verão se você escolher a opção certa de viagem.

Veja aqui 5 destinos para conhecer de carro antes do carnaval e aproveitar o verão brasileiro antes que ele vá embora. A dica é pegar um avião até o aeroporto mais próximo, alugar um carro e colocar o pé na estrada sem pressa, curtindo a paisagem e as paradas do caminho.

Tiradentes (MG)

tiradentes

 

Verão remete a praia e, como se sabe, Minas Gerais não tem nenhuma – mas isso não é desculpa para não dar um passeio pela região e chegar na charmosa cidade história de Tiradentes, que tem menos de 20 mil habitantes e remete aos tempos coloniais por sua arquitetura.

Se você estiver em Minas, as rodovias que levam a São João del Rei, cidade histórica vizinha a Tiradentes, são a melhor opção. Se vier de fora, desça no aeroporto de Belo Horizonte e, de lá, pegue um carro para passar pela BR-040 e entrar em um trecho da famosa Estrada Real. Sem nenhuma parada a viagem demora cerca de três horas, mas o legal é visitar pelo caminho as famosas Ouro Preto, Mariana e Congonhas – e, claro, dar uma passadinha por São João del Rei.

Como as cidades históricas têm bons trechos de chão de pedra, prefira carros mais altos ou com bons sistemas de amortecimento. E mantenha a velocidade baixa, para conservar o carro e aproveitar cada vista do passeio.

Paraty (RJ)

Paraty

Tá bom: se o que você quer é praia mesmo, o Rio de Janeiro continua (lindo) sendo um dos melhores destinos turísticos para matar essa vontade. E Paraty tem o tom certo não só do verão como, também, de qualquer outra estação do ano (inclusive é uma ótima pedida deixar para visitar a cidade mais perto do carnaval, mas não se esqueça de reservar a estadia com antecedência).

Para chegar a Paraty de carro, o passeio fica top de linha quando você sai de Santos e pega a famosa rodovia Rio-Santos, aquela da música do Roberto Carlos. Se você sair de São Paulo e ir até o Rio, pode se deparar com cidades incríveis durante o trajeto, como Guarujá, Ilhabela, Ubatuba e Angra dos Reis – todas cidades praianas e com cara de verão.

Em uma viagem dessas o mais legal é aproveitar, literalmente, a estrada: vá com calma e tente ficar no máximo de cidades possível, para que os 457 km de extensão da Rio-Santos sejam muito bem utilizados. Qualquer carro de passeio se dá bem tanto na estrada quanto nas cidades.

Maragogi (AL)

Maragogi

De todos os destinos incríveis do nordeste, escolhemos Maragogi pensando em quem vai descer em aeroporto, alugar carro e sair viajando pelos “pequeninos” estados de uma das melhores regiões para turismo do país.

Nesse caso, desça em Maceió, a capital do estado de Alagoas, e aproveite bastante a cidade antes de colocar o pé na estrada e partir para Maragogi na famosa Maceió-Maragogi (AL-101), que tem condições razoáveis e vento forte. A AL-101 atravessa todo o litoral alagoano e, por isso, é um trecho de encher os olhos. Maragogi fica a cerca de duas horas de viagem de Maceió, mas o passeio pode render muito mais se você for fazendo paradas entre os destinos.

Se for alugar um carro conversível, lembre-se dos ventos fortes dessa estrada. Se mantiver uma velocidade média interessante, o vento vira um amigo – e o clima de nordeste compensa os cabelos, que chegarão um pouquinho ressecados à próxima praia.

Nova Petrópolis (RS)

Nova_Petro

Outra cidade que não tem praia, só pra variar um pouquinho, e cuja estrada é absolutamente incrível. Para chegar a Nova Petrópolis a melhor pedida é a Via Serrana, a maior estrada toda pavimentada do país, que começa lá em Fortaleza (CE). Mas se você não quiser sair de tão longe, pegue um avião até Porto Alegre (RS) e, de lá, vá de carro para Nova Petrópolis.

Esse é um passeio onde o caminho compensa tanto quanto o destino: para se ter uma ideia, o trecho entre POA e Nova Petrópolis é conhecido como Rota Romântica. Suas paisagens floridas são bem bucólicas e, pelo trajeto, é possível ver (e, principalmente, estar em) lindas cidades pequenas, como Morro Reuter.

Com paciência e disposição dá para conhecer de pertinho os encantos dos vales gaúchos só nesse trajeto, fazendo ida e volta com paradas mais longas. A estrada tem boas condições e qualquer carro de passeio rende bem por ela.

Pipa (RN)

Pipa

Pra não dizer que passamos por todas as regiões e deixamos o Norte do país de fora, colocamos um dos melhores destinos turísticos de lá como dica pro seu caderno de viagens. A Praia de Pipa, do Rio Grande do Norte, é conhecida internacionalmente como uma das principais praias brasileiras – e é figurinha carimbada nos guias de viagem para o litoral.

Para chegar até lá, desça em Natal e, desse ponto, pegue a famosa Rota do Sol (RN-063), que vai dar na Praia de Pipa. Essa estrada liga praias maravilhosas do estado potiguar, como Cotovelo, Tabatinga e Barreta, onde as paradas são quase que obrigatórias. Ao alugar um veículo por lá, prefira os carros maiores, já que animais de médio porte andam livremente pelas beiradas da estrada – e algum pode aparecer de surpresa bem na sua frente.

E aí, gostou das nossas dicas? Depois conte aqui para onde você foi nesse verão – e quais eram as condições e belezas das estradas pelas quais passou.

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *