Como alugar um carro: 15 dicas para quem vai locar pela 1ª vez

Atualizado em: 28/12/2023Tags:

O aluguel de carros proporciona uma liberdade sem igual, tornando-se uma excelente opção para viagens de lazer, negócios ou compromissos do dia a dia. Essa prática oferece a chance de explorar novos lugares no seu ritmo ou simplificar a rotina, garantindo a locomoção com conforto e praticidade. No entanto, para aqueles que terão a primeira experiência com a locação de veículos ou ainda têm dúvidas em relação às responsabilidades e possíveis vínculos temporários, pode ser que haja a necessidade da obtenção de algumas respostas em relação aos encargos e atribuições por assumir o volante de um bem que não é seu.

De fato, algumas obrigações existem. No entanto, elas podem variar de acordo com a locadora. Mas aquelas referentes a roubos e acidentes são basicamente as mesmas. É fundamental ter em mente que o automóvel precisa ser devolvido nas mesmas condições em que foi retirado, e qualquer dano que ocorrer durante o aluguel é de responsabilidade do locatário.

Por envolver um bem de valor elevado, o processo pode parecer burocrático, especialmente para quem vai alugar um carro pela primeira vez. Contudo, com a popularização dos cartões de crédito e das reservas on-line, esse cenário tem mudado gradualmente, tornando o aluguel de carros mais acessível e menos complexo.

15 dicas para quem fará a primeira locação de carro

Para ajudar você a enfrentar esse novo desafio com confiança, preparamos este post com 15 dicas indispensáveis. Aqui é possível encontrar informações valiosas para garantir uma experiência de aluguel de carro tranquila e bem-sucedida. Acompanhe!

1. Pesquisa é essencial

Um homem de camiseta cinza e camisa azul e uma mulher com casaco rosa observam, sorridentes, a tela de um notebook cinza.

Comparar preços e condições é essencial para conseguir os melhores negócios

O mercado de aluguel de carros é vasto e conta com muitas empresas competindo na intenção de oferecer os melhores veículos pelos menores preços. Nesse cenário, a pesquisa se torna uma ferramenta essencial para encontrar a opção mais vantajosa para você. É importante que investigue não apenas os preços, mas também as condições oferecidas pelas locadoras.

Atualmente, a internet tornou esse processo muito mais fácil e prático. É possível comparar preços e condições de diferentes empresas simultaneamente e até mesmo realizar o aluguel on-line. Assim, você não apenas economiza tempo, mas também tem a possibilidade de encontrar descontos e promoções exclusivas para reservas feitas via internet. Portanto, não se limite à primeira locadora que encontrar e tire um tempo para pesquisar a fundo antes de tomar sua decisão.

2. Antecipe a sua reserva de carro

A reserva antecipada é um dos segredos para um processo de aluguel de carro bem-sucedido. Quando o cliente planeja e aloca o carro com antecedência, está garantindo uma série de vantagens. Primeiramente, terá maior disponibilidade de modelos à sua escolha. Afinal, quanto mais perto da data de retirada, mais limitadas ficam as opções, especialmente em períodos de alta demanda.

Além disso, fazer a reserva antecipadamente costuma garantir melhores preços e condições. Muitas locadoras oferecem descontos convidativos não somente nas diárias, mas em vários outros itens. E, por fim, Por fim, o cliente tem a tranquilidade de saber que o carro escolhido  estará à disposição no dia e horário acordados.

Portanto, atenção: deixar para alugar o carro de última hora pode resultar em preços mais altos e em uma seleção limitada de veículos, além do risco de não encontrar nenhum carro disponível. Sendo assim, a dica é simples: ao ter as datas da sua viagem ou do seu compromisso marcadas, reserve o carro quanto antes!

3. Escolha a categoria de carro adequada às suas necessidades 

Homem usando camisa verde, calça azul e boné cinza, encostado em uma van branca, sorrindo com os braços cruzados. A van está com as janelas abertas.

Conheça suas opções e escolha a categoria ideal para sua viagem

Uma das etapas mais importantes na hora de alugar um carro é a escolha da categoria do veículo. Em locadoras brasileiras, geralmente, não se aluga um modelo específico, mas sim uma categoria de carro. Isso significa que, ao escolhê-la, o cliente receberá um veículo que atenda aos critérios e características dessa classe, mas o modelo exato pode variar.

As categorias são geralmente divididas com base no tamanho do veículo; capacidade de bagagem; tipo de transmissão (automática ou manual); presença de ar-condicionado; entre outros. Isso significa que, ao escolher uma categoria, a pessoa está garantindo um determinado nível de conforto, espaço e funcionalidade, mesmo que o modelo exato do carro possa variar.

Se a sua viagem for em família ou com um grupo grande de pessoas, por exemplo, uma categoria de veículo mais espaçosa, como SUV ou Minivan, pode ser a melhor escolha. Essas categorias oferecem mais espaço para passageiros e bagagens, proporcionando um passeio confortável a todos.

Por outro lado, se a viagem for somente com o condutor ou mais um passageiro, em cidades com ruas estreitas e pouco espaço para estacionamento, optar por uma categoria de veículos compactos pode ser mais prático e econômico. Tais carros são mais fáceis de manobrar e inclusive consomem menos combustível.

Além disso, é essencial considerar o tipo de terreno por onde a pessoa vai dirigir. Para estradas de terra ou planos off-road, uma categoria de carros robustos e com tração nas quatro rodas pode ser a escolha mais segura.

Portanto, ao decidir a categoria do veículo, leve em consideração o número de pessoas, a quantidade de bagagem, o tipo de terreno e o conforto desejado. Esses fatores garantirão que você tenha a melhor experiência possível com o seu carro alugado.

4. Entenda as políticas de quilometragem em carros alugados

A imagem mostra o painel de um carro, uma mão ao volante e um espelho retrovisor. Pela janela, uma estrada vazia, com árvores ao fundo e nuvens no céu. A iluminação laranjada sugere um pôr-do-sol.

Entender os custos envolvidos pode evitar dores de cabeça no futuro

A política de quilometragem é uma característica fundamental que deve ser considerada ao alugar um carro. No Brasil, a maioria das locadoras oferece quilometragem livre para locações de até 29 dias — isso significa que você pode rodar à vontade, sem se preocupar com a distância percorrida. Essa flexibilidade é ideal para quem planeja viajar muito ou usar o carro intensamente durante o período de aluguel.

No entanto, para locações de 30 dias, consideradas mensais, a política muda. Nessas situações, muitas empresas estabelecem um limite de quilometragem. Caso o cliente exceda essa marca previamente estipulada, custos adicionais serão aplicados, geralmente calculados por quilômetro extra rodado.

Vale ressaltar que tais práticas são comuns no mercado de locação de veículos, mas podem variar dependendo da locadora escolhida.

Portanto, é fundamental que você verifique qual é a política de quilometragem antes de fechar o contrato. Assim, poderá escolher a opção que melhor se adequa à sua necessidade e evitar surpresas desagradáveis ao final do aluguel. Seja para uma viagem longa, um passeio pela cidade ou uso diário, entender as regras de quilometragem te ajudará a fazer a melhor escolha.

5. Conheça os requisitos para alugar um carro

A imagem mostra um homem de camisa branca e calça azul segurando as chaves de um carro. Duas mãos seguranm folhas de um contrato e uma caneta vermelha. Ao fundo, um carro vermelho.

Não esqueça seus documentos na hora de alugar um carro

Antes de buscar pela locação de um veículo, é imprescindível entender os requisitos que regulam esse processo. Além da política de quilometragem, mencionada anteriormente, outros fatores importantes devem ser considerados. Vamos a eles:

  • Documentos originais: apresente a CNH original, pois nela constam também o CPF e RG, sendo essenciais para primeira avaliação. Em alguns casos é necessário apresentar comprovante de residência atualizado.
  • Idade mínima: o responsável pela locação deve ter 21 anos completos, ser habilitado há pelo menos 2 anos, e portar CNH dentro da validade. Caso esteja vencida, mesmo dentro dos 30 dias permitidos pelo DETRAN, ela não é aceita. Em alguns casos, dependendo da locadora, essa regra pode ser flexibilizada. Por isso, frisamos a consulta por essa informação no momento de efetuar a reserva.
  • Não possuir restrição financeira no CPF: as locadoras fazem uma consulta no CPF do responsável pela locação, o que pode ou não liberar o carro. Algumas empresas flexibilizam essa condição, desde que se tenha cartão, idade mínima e CNH com vigência dentro do exigido.
  • Clientes estrangeiros: pessoas de outras nacionalidades devem apresentar o passaporte e a carteira de motorista do país de origem. É ideal que o condutor porte também a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
  • Condutor adicional: outro ponto importante a se considerar é a política de condutores adicionais. Para quem planeja compartilhar a direção com outra pessoa, é crucial que esse terceiro seja registrado como condutor adicional no contrato de locação. Isso ocorre por um motivo básico: caso a pessoa não seja registrada e ao dirigir o veículo e ocorrer um acidente, o seguro do carro pode não cobrir os danos, deixando o locatário responsável pelos custos.

A inclusão de condutores adicionais pode implicar em custos extras, e cada locadora tem suas próprias regras e tarifas. Além disso, o condutor adicional deve cumprir os mesmos requisitos que o locatário principal. Isso inclui não ter pendências financeiras associadas ao seu CPF.

Portanto, antes de alugar um carro, certifique-se de entender todas as políticas e requisitos da locadora. Tal conhecimento irá ajudá-lo a evitar surpresas desagradáveis e garantir que sua experiência na locação de veículos seja a mais tranquila possível.

6. Verifique a política de combustível ao alugar um carro

A imagem mostra um carro azul com o tanque de combustível aberto e uma bomba de abastecimento, também azul, em destaque. Ao fundo um posto de abastecimento em vermelho tem bombas amarela e preta. Desfocada ao fundo, uma placa de anúncio de preços dos comburstíveis.

Não esqueça de abastecer seu veículo alugado!

Um dos aspectos importantes a serem verificados ao alugar um carro é a política de combustível da empresa de locação. Na maioria das vezes, as locadoras entregam o carro com o tanque cheio e esperam que ele seja devolvido nas mesmas condições. Isso significa que o cliente será responsável por reabastecer o veículo antes de devolvê-lo.

Se a pessoa devolver o carro sem o tanque cheio, a locadora irá cobrar pelo combustível que faltar. No entanto, é importante estar ciente de que geralmente as empresas de locação cobram o combustível com base em uma tabela própria, cujos preços costumam ser mais elevados do que os praticados pelos postos de gasolina.

Essa diferença de preço pode resultar em um custo adicional significativo, então, para quem deseja economizar, é recomendável reabastecer o veículo antes de devolvê-lo. Saiba ainda que a política de combustível pode variar de uma locadora para outra, então, é sempre uma boa ideia verificar os detalhes antes de assinar o contrato de locação.

Um modelo adotado por determinadas empresas de aluguel de carros é a política “nível por nível”. Neste cenário, é requisitado que o veículo seja restituído com a mesma quantidade de combustível registrada no início do aluguel. Supondo que o carro foi alugado com o tanque na metade, é esperado que ele seja devolvido nas mesmas condições. Haverá cobrança pelo combustível faltante se o nível estiver abaixo do inicial e, caso haja mais combustível no tanque, não haverá reembolso pela diferença. Para evitar surpresas financeiras, monitorar o nível do combustível durante o uso do carro é fundamental. Portanto, não deixe de esclarecer essa política com a empresa antes de formalizar o contrato.

Compreender a política de combustível da locadora ajudará a evitar surpresas indesejadas no final do aluguel e permitirá que você planeje melhor o uso e o reabastecimento do veículo durante o período de aluguel.

7. Seguro do veículo alugado é indispensável

Uma miniatura de um carro preto aparece em destaque, com um par de mãos formando um triângulo sobre o veículo. Ao fundo, o torso da pessoa que faz este gesto de proteção está coberto por uma camisa branca.

O seguro permite que você viage com tranquilidade

Alugar um carro envolve uma série de responsabilidades, e uma das mais importantes é garantir a segurança do veículo durante o período de locação. Por isso, é indispensável verificar a política de seguro oferecida pela locadora.

As próprias empresas de aluguel de carros costumam incluir a proteção junto à diária para seus veículos. Esses planos normalmente incluem uma cobertura básica para colisões, furtos e roubos. No entanto, é importante entender que essa proteção geralmente vem acompanhada de uma coparticipação por parte do locatário em caso de sinistros, conhecida como franquia. Isso significa que, em caso de acidente, o locatário será responsável por cobrir uma parte dos custos, até o valor máximo da franquia estipulada no contrato. Qualquer valor além desse limite será coberto pela proteção oferecida pela locadora.

Além do plano básico desse anteparo, muitas locadoras oferecem planos de seguro mais completos. Esses podem incluir indenização a terceiros, proteção aos passageiros, seguro de vida, redução de caução e franquias, entre outros.

Recomenda-se perguntar sobre as características de todos os planos de proteção disponíveis e verificar qual deles lhe deixa mais confortável para dirigir um carro alugado. Lembre-se, a proteção adequada não apenas oferece segurança, mas também pode proporcionar tranquilidade durante a sua viagem ou uso diário do veículo alugado. Portanto, tome o tempo necessário para entender completamente a política de seguro antes de finalizar o aluguel do carro.

8. Tenha uma carteira de habilitação original e válida

Como já foi mencionado anteriormente, para alugar um carro é imprescindível que o locatário possua uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original e válida. As locadoras de veículos irão verificar tal informação no momento da retirada do veículo, e a apresentação de uma cópia da CNH não será aceita, nem tampouco a versão digital.

Além disso, as empresas de locação estabelecem uma política que exige do locatário pelo menos 2 anos de experiência como motorista habilitado. Essa regra é adotada para assegurar que haja por parte do condutor a experiência suficiente para conduzir o veículo de forma segura.

Lembre-se, a falta de validade da CNH, a ausência da CNH original ou a não observância do tempo mínimo de habilitação, podem resultar na recusa da locadora em alugar o veículo. Por isso, é fundamental verificar e preparar todos esses detalhes antes de realizar uma reserva de aluguel de carro.

9. Dedique um tempo para ler e entender o contrato do aluguel de carro

Um homem de cabelo curto e barba, utilizando óculos, olha para dois papéis em suas mãos. Ele está vestindo um casaco cinza, uma blusa azul e uma camisa branca. Ele está encostrado na parte frontal de um carro preto. O espaço ao fundo é amplo, ocupado por mais carros desfocados.

Conheça seus direitos e deveres!

Ao alugar um carro, o contrato é o documento que regula a sua relação com a locadora. Ele detalha os termos do aluguel, os seus direitos e obrigações, bem como as regras a seguir durante o uso do veículo.

Portanto, é fundamental que o locatário reserve um tempo para ler o contrato com atenção. É preciso confirmar se todos os detalhes acertados estão presentes no documento, incluindo preços, horários, serviços ou produtos adicionais solicitados. E verificar ainda se há taxas extras não mencionadas durante as negociações.

Se algo no contrato não estiver claro, não hesite em pedir esclarecimentos à equipe da locadora. Lembre-se, o contrato é legalmente vinculativo uma vez assinado, então, entender completamente o que você está concordando é vital para uma experiência positiva de aluguel.

Em resumo, a leitura atenta do contrato pode evitar desentendimentos futuros e garantir que a sua experiência de aluguel de carro seja a melhor possível. É um passo que não deve ser negligenciado, especialmente se você está alugando um carro pela primeira vez.

10. Acompanhe com atenção as vistorias e verifique a documentação do veículo alugado

Um homem vestido de azul segura uma prancheta e uma caneta verde. Ele olha para o motor de um carro laranjado, que está com o capô aberto na sua frente. Ao fundo, um carro preto desfocado.

Antes de sair da locadora, certifique-se de que seu veículo está em perfeitas condições de circulação

Antes de sair da locadora, faça uma inspeção minuciosa no veículo. Isso deve incluir uma verificação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), garantindo que o documento esteja atualizado e que as informações do veículo correspondam às descritas. A verificação do licenciamento do veículo também é crucial, portanto, verifique se é do ano atual.

Além disso, certifique-se de que o veículo esteja em boas condições e não tenha danos visíveis. Dedique especial atenção à inspeção de itens de segurança, como pneus, espelhos, luzes e freios. Verifique também a presença de arranhões, amassados ou marcas na carroceria e no interior do veículo. É importante fazer essa verificação na retirada, pois, se não observados, esses danos podem ser atribuídos ao cliente e gerar cobranças adicionais na devolução.

Seu tempo e esforço aqui podem prevenir dores de cabeça futuras e garantir uma experiência positiva com a locação do carro. Ao se certificar de que o veículo está em condições adequadas e registrar quaisquer problemas existentes, você protege a si mesmo e evita problemas com checagens da polícia ou agentes de trânsito.

11. Conheça as regras de trânsito

Antes de pegar a estrada, é importante conhecer e entender as regras de trânsito do local onde se planeja dirigir. Lembre-se de que, como motorista, a pessoa é responsável por qualquer infração de trânsito que possa cometer. Isso inclui multas por excesso de velocidade, estacionamento irregular, não uso do cinto de segurança e outras violações.

No contrato de locação está previsto que a responsabilidade pelas multas e penalidades de trânsito é do locatário. Portanto, fique atento às leis e regulamentos para evitar surpresas desagradáveis.

Além disso, é importante estar ciente das restrições de trânsito, como rodízios ou zonas de baixa emissão, que podem existir em algumas cidades. Violar essas regras pode resultar em multas.

12. Cuide da limpeza do carro alugado

Um homem de cabelo curto e barba, vestido de preto e utilizando luvas pretas, esfrega uma esponja cinza em um carro azul. O carro está com as janelas fechadas, coberto de espuma.

Cuide bem do seu carro alugado!

Cuidar de um veículo alugado como se faz com o próprio carro é algo que não pode ficar de lado durante a locação. Os motivos são vários. Veja:

É essencial devolver o carro alugado em um estado semelhante ao que estava quando o pegou, e isso inclui a limpeza. Afinal, o veículo será disponibilizado novamente e deve estar nas melhores condições possíveis para o próximo cliente.

Se o carro for devolvido sujo, seja por conta de ruas de terra ou areia, manchas de comida no interior ou qualquer outra impureza, a locadora pode cobrar uma taxa de limpeza. Esta taxa é para cobrir o custo do tempo e dos recursos necessários para limpar o veículo antes que ele possa ser alugado novamente.

Além disso, lembre-se de que odores fortes ou desagradáveis também podem ser motivo para cobranças adicionais. Ou seja, é aconselhável evitar fumar no carro ou levar alimentos que possam deixar cheiros persistentes.

Portanto, cuide bem do veículo durante o período de locação e faça um esforço extra para devolvê-lo limpo e em boas condições. Além de evitar taxas de limpeza, torna-se também uma cortesia para o próximo cliente e ajuda a manter uma boa relação com a locadora.

13. Mantenha o contato da locadora em mãos

Ter por perto os telefones, dentre outros contatos da locadora de veículos é essencial para eventuais casualidades, dúvidas e orientações. Portanto, antes de sair para viajar, o cliente precisa se atentar sobre essas informações, se elas estão por perto. Permanecer com os contatos durante toda a locação e data de entrega torna-se uma obrigação do locatário. Veja os motivos:

Qualquer imprevisto ou problema com o carro alugado deve ser imediatamente comunicado à locadora, pois ela é responsável por resolver quaisquer questões que não sejam decorrentes de mau uso do veículo. Portanto, é vital ter o contato da locadora sempre por perto.

Seja um pneu furado, um problema mecânico ou uma falha elétrica, a locadora é a primeira linha de ajuda e deve ser capaz de oferecer orientações sobre como proceder em cada caso. Ter o número de telefone deles fácil e, prontamente disponível, pode economizar um tempo valioso em uma situação de emergência.

Além disso, em caso de acidentes, roubos, furtos ou vandalismo, é fundamental informar à locadora o mais rápido possível. Não só é essencial para o processo de seguro, mas também permite que a empresa possa tomar as medidas necessárias para resolver a situação. Da mesma forma, um boletim de ocorrência deve ser feito em uma delegacia de polícia, conforme exigido pela legislação local.

Portanto, antes de sair com o carro, certifique-se de ter todos os contatos importantes registrados em seu telefone ou em algum lugar de fácil acesso. Isso pode proporcionar uma grande tranquilidade durante a sua locação.

14. Solicite os acessórios adicionais necessários

A imagem mostra uma menina vestindo uma camisate amarela, uma calça azul e meias brancas, sentada em uma cadeira para crianças presa no banco traseiro de um carro. Ela sorri para a foto, e é possível ver a sombra de um adulto que não aparece na imagem. A iluminação é dourada, sugerindo um dia de sol.

A locadora tem todos os acessórios que você precisa, basta solicitar!

A maioria das locadoras de carros oferecem uma variedade de acessórios adicionais que podem melhorar a experiência de condução e tornar a viagem mais conveniente. Esses acessórios podem ser adicionados ao contrato de locação por um custo extra e normalmente incluem itens como sistemas de navegação por GPS, cadeirinhas para crianças, bagageiros de teto, entre outros.

Os sistemas de navegação por GPS podem ser extremamente úteis, especialmente se o cliente está viajando para uma área que não conhece bem. Eles podem ajudá-lo a encontrar a rota mais rápida e fácil para o seu destino e evitar que a pessoa se perca.

Para quem estiver viajando com crianças, é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos de carro adequados à idade e ao tamanho delas. Muitas locadoras oferecem esses itens, o que pode salvar o cliente da inconveniência de ter que trazer o seu próprio.

Portanto, ao fazer a sua reserva, pense cuidadosamente sobre quais acessórios adicionais você pode precisar e certifique-se de solicitar esses itens com antecedência. Isso garantirá que eles estejam disponíveis quando você for pegar o carro alugado e ajudará a tornar a sua viagem a mais tranquila possível.

15. Sobre a devolução do veículo alugado na data reservada

A imagem mostra o torso de uma mulher com cabelos longos, usando uma camisa branca e saia preta, entregando a chave de um carro para um homem. Apenas a mão do homem aparece em destaque, seu braço coberto por uma camisa branca. Ele aperta a mão da mulher. Ao fundo, um carro branco.

Fique atento ao calendário e evite gastos inesperados

Ao terminar a locação, o cliente deve devolver o carro no local, data e horário acordados previamente no contrato de aluguel. É fundamental não se esquecer desses detalhes, pois atrasos na devolução podem implicar em custos adicionais. Caso haja imprevistos que impeçam a devolução no prazo estipulado, é preciso entrar em contato com a locadora o mais breve possível.

E mais: ao devolver o veículo, o locatário deve se assegurar de que ele esteja nas mesmas condições em que foi retirado, respeitando a política de combustível acordada, a limpeza do carro, e que nenhum dano novo esteja presente. Caso o veículo tenha sofrido algum dano durante o período de locação, o cliente deverá comunicar a locadora.

Lembre-se, é de responsabilidade do locatário garantir que o carro seja devolvido em condições adequadas. Danos ao veículo ou a ausência de itens que vieram com ele podem resultar em cobranças adicionais.

Para evitar problemas, é recomendado fazer uma inspeção final no carro, juntamente com um representante da empresa, e documentar as condições do veículo no momento da devolução. Peça um recibo ou algum comprovante da devolução, isso pode ser útil em caso de desacordos posteriores.

A devolução do carro é o último passo do processo de locação, mas é tão importante quanto os primeiros. Devolver o veículo corretamente é crucial para evitar taxas adicionais e garantir que a experiência de aluguel de carros seja o mais tranquila possível.

Prepare-se para alugar um carro com confiança e segurança

A imagem mostra uma rodovia vista de cima. Quatro carros transitam na mesma direção. A estrada é cercada por árvores e vegetação.

Planejamento garante uma viagem tranquila e inesquecível!

Alugar um carro pela primeira vez pode parecer um desafio, mas com essas 15 dicas e uma compreensão clara das responsabilidades enquanto locatário, a pessoa estará orientada para seguir com todas as etapas corretamente. É preciso lembrar: a preparação é a chave para uma experiência de aluguel de carro bem-sucedida. Quanto mais o cliente souber sobre o processo, mais fácil e agradável todo esse procedimento será. Sendo assim, boa viagem e aproveite seu passeio!

Este texto foi criado pela CarroAluguel.com, um portal especializado na locação de veículos que tem sido pioneiro no mercado desde 2007. Nossa plataforma serve como um comparador de preços, reunindo as ofertas mais competitivas das principais locadoras de veículos, facilitando assim a escolha do cliente.

Um dos nossos principais diferenciais é a oportunidade de realizar a reserva on-line e efetuar o pagamento somente no momento da retirada do veículo. Isso proporciona uma comodidade inigualável, uma vez que a reserva garante a disponibilidade e o preço do veículo, descartando a necessidade de pagamento antecipado.

Ressaltamos ainda que, na CarroAluguel.com, o pagamento pode ser parcelado em várias vezes diretamente na locadora no momento da retirada do veículo. Essa facilidade torna a experiência de locação de veículos ainda mais acessível e flexível para nossos clientes.

Para obter as informações mais recentes e completas, convidamos você a visitar o nosso site CarroAluguel.com!

32 Comentários

  1. José Reimberg Klein 22/04/2020 at 5:26 pm - Responder

    Achei muito proveitoso o conteúdo e se possível assim que possível estarei procurando por vcs para estudar uma possível locação

    • CarroAluguel 22/04/2020 at 6:07 pm - Responder

      Boa tarde, José! Agradecemos o carinho, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais nosso conteúdo e deixar nossos clientes bem informados. :D Quando for alugar, entre em contato com a nossa equipe, será um prazer atender você.

  2. Carlos Alberto Andrade 30/04/2020 at 8:12 am - Responder

    Bastante didático o conteúdo. Tem exatamente as informações que buscamos, sem lenga lenga… Muito obrigado

    • CarroAluguel 09/07/2020 at 5:04 pm - Responder

      Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo, Sr. Carlos! :D

  3. Leonel silva leite 04/05/2020 at 9:10 pm - Responder

    ola. boa noite.posso alugar um carro em campinas, e só p retirar o carro so em cuiaba mt.

    • CarroAluguel 09/07/2020 at 5:05 pm - Responder

      Olá, Sr. Leonel. Você gostaria de alugar um carro na cidade de Campinas, correto? Precisamos saber a data de retirada e também a categoria de veículo que você está procurando para lhe informar valores. Poderia entrar em contato com a nossa equipe de atendimento? Assim fica mais fácil ajudarmos você a fazer a reserva. Telefone: 0800 008 5950 (Ligações gratuitas para celular e fixo).

  4. Francisco silva 27/06/2020 at 11:42 am - Responder

    Gostei muito do post so estou em duvida em uma questão o cartao de credito tem que ter um limite no mesmo valor do veiculo ? Ou mais ?

    • CarroAluguel 08/07/2020 at 5:28 pm - Responder

      Boa tarde, Sr. Francisco! Tudo bem?😊 O cartão de crédito deve ter limite disponível para a caução. O valor pode variar de locadora para locadora e também conforme a categoria de veículo escolhida. Para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento, no telefone 0800 008 5950 (ligações gratuitas para celular e fixo), será um prazer atender você.

  5. Josmarferreira 25/07/2020 at 10:10 pm - Responder

    É se não tiver cartão de crédito, pode alugar um carro?

    • CarroAluguel 29/07/2020 at 12:47 pm - Responder

      Olá, boa tarde. Infelizmente não é possível alugar carros sem portar cartão de crédito, esse é um requisito obrigatório exigido pelas locadoras de veículos.

  6. Alexandre 16/08/2020 at 9:41 am - Responder

    Muito importante a dica N° 9. Se possível, tire fotos do veículo. Recentemente, a Movida me cobrou um dano pré-existente na hora da minha devolução. Super constrangedor.

    • CarroAluguel 10/09/2020 at 5:13 pm - Responder

      Olá, Alexandre. Sentimos muito pela sua experiência negativa com a locadora, e agradecemos que tenha compartilhado a mesma conosco. Na sua próxima locação, se precisar de auxilio, ligue na nossa central de atendimento: 0800 008 5950 (Ligações gratuitas para celular e fixo). Será um prazer ajudar você.

  7. Simone souza 03/09/2020 at 12:00 am - Responder

    Boa noite, gostaria de saber se precisa de cheque calcao?

    • CarroAluguel 10/09/2020 at 5:04 pm - Responder

      Boa tarde, Sra. Simone! Informamos que a caução é um procedimento feito exclusivamente por meio do cartão de crédito.
      Caso precise de ajuda para fazer sua locação, entre em contato com a nossa equipe de atendimento na central de reservas: 0800 008 5950 (Ligações Gratuitas para celular e fixo).

  8. Douglas Henrique 22/09/2020 at 6:15 pm - Responder

    Consigo alugar um carro com 1 ano e 6 meses de carteira?

    • CarroAluguel 24/09/2020 at 6:04 pm - Responder

      Boa tarde, Douglas! Tudo bem? Consegue sim. Como uma iniciativa para facilitar o aluguel durante a quarentena, a locadora Localiza está alugando normalmente para condutores com CNH provisória, sem cobrança de taxas adicionais, o nome da ação é Condutor Jovem. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento na central de reservas: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo). Será um prazer ajudar você a encontrar o carro perfeito.

  9. Uesley Santos Da Hora 05/10/2020 at 5:45 pm - Responder

    Com quanto tempo de cnh posso alugar um carro

    • CarroAluguel 15/10/2020 at 5:34 pm - Responder

      Olá, Uesley!
      Pessoas a partir de 18 anos, mesmo que com CNH provisória, podem alugar carros da Localiza em CarroAluguel.com, sem cobrança de taxas ou seguros adicionais. Essa promoção se chama condutor jovem e é válida para reservas e retiradas até 31/12/2020.
      *A maioria das locadoras só autoriza a locação a condutores com carteira de motorista definitiva, expedida há pelo menos dois anos. No caso do condutor não possuir esse período mínimo, as empresas alugam mediante a contratação de um seguro específico.

      • Lidiane 30/11/2020 at 11:56 am - Responder

        Aluga so com cá tão de crédito ou dinheiro,????

        • CarroAluguel 01/12/2020 at 12:22 pm - Responder

          Boa tarde, Sra. Lidiane!
          O pagamento das diárias pode ser feito no débito, no crédito ou no dinheiro. Ressaltamos que o cartão de crédito é um item obrigatório para qualquer aluguel de carros, já que o procedimento da caução é feito exclusivamente por meio dele. Caso você tenha alguma outra dúvida, ou precise de auxilio para fazer sua reserva, entre em contato conosco no telefone: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

  10. Andrezza Rodrigues 12/10/2020 at 12:01 pm - Responder

    Gostaria de saber se o cartão de crédito para o caução tem que ser no nome de quem está alugando ou pode ser no nome de terceiros?

    • CarroAluguel 15/10/2020 at 5:25 pm - Responder

      Olá, Sra. Andrezza! Caso seja necessário, é possível utilizar cartão em nome de terceiros para alugar carros, desde que o titular esteja presente na loja no momento da retirada. Geralmente as locadoras também fazem uma consulta financeira no CPF de ambos (responsável pela locação e titular do cartão).

  11. Francisco Antonio William da Silva Freitas 09/03/2021 at 9:32 am - Responder

    eu quero pra mim trabalhar como aplicativo da Uber tem como

    • CarroAluguel 11/03/2021 at 7:44 pm - Responder

      Olá, Francisco. Tudo bem? Infelizmente, CarroAluguel.com não atua com aluguel de veículos para trabalho em aplicativos de mobilidade. Porém, a maioria das locadoras oferece esse serviço + condições diferenciadas. Indicamos que entre em contato diretamente com as mesmas. Telefones para contato, Movida: 0800 718 0080. Localiza: 0800 979 3000 ou Unidas: 0800 121 121.

  12. Anderson 14/07/2021 at 3:10 pm - Responder

    Boa tarde. Quanto tempo mais ou menos eu preciso ficar na locadora para alugar um carro a partir do momento que eu chegar no aeroporto até definitivamente sair com o carro da locadora?

    • Gabrieli Campos 04/10/2021 at 5:14 pm - Responder

      Boa tarde Anderson.
      Agradecemos seu contato.
      Depende do movimento da loja no momento da retirada, mas leva em média 20 minutos para que todo o procedimento seja efetuado e você possa sair com o veículo locado.
      Ficamos à disposição.

  13. Daniel 15/04/2023 at 6:38 pm - Responder

    Não possuo cartão de crédito,posso fazer o calção em dinheiro?

    • CarroAluguel 20/04/2023 at 2:06 pm - Responder

      Olá, Daniel! Em todas as locadoras que são parceiras da CarroAluguel, um dos requisitos é o cartão de crédito para o uso da caução.

  14. Maria Sueleide Sampaio 09/02/2024 at 3:19 pm - Responder

    Eu fiz 2 locações recentemente. Os preços variam dessa locadora para outras?

    • Luciana 15/02/2024 at 1:08 pm - Responder

      Oi, Maria! Na CarroAluguel.com você consegue comparar os preços de diversas locadoras ao mesmo tempo, e reservar com a empresa de sua preferência.

  15. Adriano 13/02/2024 at 12:44 pm - Responder

    Eu minha esposa, estamos nos preparando para viajar para o litoral, por isso gostaria de saber o seguinte: Eu estou desempregado, sem Restrições no nome, Minha esposa é Trabalha com Registro e tem cartão de crédito, à pergunta é?
    Posso alugar um Veículo na Locadora?

    • Luciana 15/02/2024 at 1:12 pm - Responder

      Oi, Adriano! Estar desempregado ou mesmo ter restrições no nome não são impedimentos para a locação de um veículo.

Deixe seu comentário