infografico historia fusca

História do Fusca: a linha do tempo de um símbolo automotivo

Atualizado em: 24/08/2023

Para comemorar o Dia Mundial do Fusca, data mais que especial, o blog do CarroAluguel.com produziu um infográfico exclusivo mostrando em detalhes a história do Fusca, o carro que atravessa gerações sem perder o encanto!

Mas antes vamos contar como surgiu essa comemoração, os motivos que levaram a ela e algumas curiosidades a respeito do veículo.

A origem do Fusca

O projeto e o início de sua produção são rodeados de mistério, os acontecimentos não envolvem apenas um carro, mas a história da humanidade. Isto porque, o mentor da ideia de um veículo para o povo, barato e econômico, foi Adolf Hitler! Isso mesmo, pensando no avanço da Alemanha, ele próprio solicitou a Ferdinand Porsche o desenvolvimento do automóvel.

De lá para cá muita coisa mudou, passou de carro para o povo a veículo militar durante a II Guerra Mundial, teve sua fábrica destruída e reconstruída, e finalmente foi usado para o que foi concebido, ser um automóvel familiar, duradouro e acessível.

Curiosidades sobre o Fusca

  •  Volkswagen é o nome original do Fusca, esse termo significa “carro do povo” em alemão;
  • Na língua alemã a letra V tem som de F, transformando Volks em Folks. A dificuldade dos brasileiros em pronunciar a palavra gerou nomes como Fulca, Fulque, e então Fusca;
  • A fábrica em São Bernardo do Campo foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha;
  •  Foram fabricadas mais de 3 milhões de unidades no Brasil.

Dia Mundial do Fusca, como surgiu?

Em 1991, Alexander Gromow, então presidente do Sedan Clube do Brasil, atual Fusca Clube do Brasil, participou do 5º Encontro Internacional de VW-Veteranos de Bad Camberg, na Alemanha. Como representante, foi convidado por Heinz Willy Lottermann – organizador do evento – a dirigir algumas palavras aos participantes do encontro – ocasião na qual lançou a ideia do Dia Mundial, aprovada por líderes de clubes dos 5 continentes.

Hoje, o mundo inteiro comemora o Dia Mundial do Fusca, idealizado para promover a manutenção dos carros e de sua história. Proprietários saem as ruas em carreatas e encontros, com o orgulho de mostrar que conservam um dos principais ícones da história automobilística mundial.

Por que é comemorado no dia 22 de junho?

22 de junho de 1934, essa é a data em que o engenheiro austríaco Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Fusca.

A linha do tempo de uma lenda

 Acompanhe em nosso infográfico a linha do tempo do Fusca, o carro mais popular do mundo!

história do fusca

O que achou da história do Fusca? Gostou das curiosidades? Compartilhe sua opinião e continue acompanhando nossos posts para saber mais novidades automotivas, dicas de lazer e roteiros de viagens imperdíveis!

.

2 Comentários

  1. Alexander Gromow 01/07/2016 at 1:36 am - Responder

    Meus parabéns ao Site CarroAluguel.com, em especial à Angela Cmm pelo cuidado com o qual desenvolveu seu trabalho. A elaboração da parte gráfica do iconográfico com a linha do tempo com um resumo dos acontecimentos que balizaram a história do Fusca está muito bem feita, um belo trabalho de design.

    • CarroAluguel 01/07/2016 at 12:37 pm - Responder

      Obrigada, Alexander!
      É um imenso prazer contar a história de uma lenda. Deixo registrado o enorme agradecimento por toda a disposição e ajuda prestada.

      Atenciosamente,
      Equipe CarroAluguel.com

Deixe seu comentário