alugar um carro para viajar

Quais as vantagens de alugar um carro para viajar?

Atualizado em: 24/08/2023

Viajar com a família nas férias e nos feriados prolongados é sempre uma delícia. No entanto, para que todos se divirtam com conforto e segurança, é preciso tomar algumas decisões com antecedência, como reservar o hotel e alugar um carro para viajar e se deslocar com facilidade entre as atrações turísticas.

Caso a sua família não possua um carro, será que vale mais a pena alugar um veículo ou viajar de ônibus e avião? Mesmo que a família tenha um automóvel, será que compensa alugar um somente para a viagem?

locação de veículos é um assunto que traz muitas dúvidas para quem desconhece as vantagens desta prática. Se bem planejada e feita com um fornecedor idôneo, no entanto, ela só traz vantagens.

Além disso, alugar um carro também pode ser muito interessante em outras ocasiões, inclusive em uma viagem de negócios. Quer saber mais? Veja alguns bons motivos para optar pelo aluguel de carros em sua próxima viagem.

Tenha maior autonomia e menos custos

Com um carro alugado, você ganha maior autonomia na cidade de destino. Isso porque, caso você vá de ônibus ou avião até a localidade, ao chegar lá certamente dependerá de algum tipo de transporte para realizar seu deslocamento dentro do perímetro urbano.

Independente da razão de sua viagem (negócios ou passeio), você terá que desembolsar uma grande quantidade de dinheiro para utilizar serviços de táxi. E quanto mais você se deslocar, mais terá que gastar.

CarroAluguel

Em algumas cidades grandes, por exemplo, os custos com táxi são tão altos que muitos habitantes só usam o serviço quando estritamente necessário.

Pode-se sugerir o transporte público, que é bem mais barato. Contudo, transportes públicos apresentam inconvenientes, como horários predeterminados, atrasos e superlotação. Além disso, existem os pontos específicos de ônibus para cada local, o que pode ser bastante confuso para quem vem de fora.

Ou seja, além de ficar dependente de horários que nem sempre coincidem com seus compromissos, você corre o risco de descer em um ponto errado ou de enfrentar um coletivo abarrotado, que demora para chegar ao destino.

Aproveite as garantias que o seguro oferece

Claro que, se você vai fazer uma viagem, precisa segurar o automóvel. O seguro básico envolve proteção contra colisões, incêndios e roubos. O usuário paga uma franquia, e o restante fica coberto pela locadora.

No momento de assinar o contrato, o cliente poderá escolher os benefícios de seguro que deseja. Se for o caso, conseguirá inclusive adicionar algum serviço que acredite ser conveniente, como a cobertura contra acidentes envolvendo terceiros, o que vai garantir maior segurança em sua viagem.

Tire proveito de vários postos de devolução

Outra vantagem em alugar um carro para fazer sua viagem é que você poderá devolvê-lo em outro local.  Como a locadora pode ter muitos postos de devolução, o cliente pode entregar o veículo em qualquer um deles.

Geralmente, o cliente terá algum custo adicional por essa devolução em outro posto mas, ainda assim, isto permite maior flexibilidade. Informe-se, no momento da locação e da assinatura do contrato, como funciona a política de devolução do carro.

Alugue uma categoria de carro para cada tipo de viagem

Talvez muitos usuários nem saibam disso, mas é possível escolher a categoria do carro para o tipo de viagem que vai realizar. Dessa maneira, você poderá alugar um veículo utilitário esportivo (SUV) para viagens em estradas de terra, por exemplo, já que ele oferece tração nas quatro rodas.

categoria-de-carros

Se for fazer uma pequena excursão, pode alugar uma van de tamanho médio, que em geral pode carregar até sete pessoas. Caso precise levar muita bagagem, opte um carro sedan, com mais espaço no porta-malas.

Porém, lembre-se de que você não pode escolher um modelo especifico (Palio, HB20, Hylux, Civic ou Doblò, por exemplo), mas somente a categoria do carro.

Escolha a melhor opção de quilometragem

A diária de locação embute a taxa administrativa e a tarifa de quilometragem. O cliente poderá escolher entre duas opções de cobrança:

  1. Quilometragem livre: pagamento por diária alugada;
  2. Quilometragem controlada: pagamento de um valor pela diária contratada e de outro valor para cada quilômetro a mais que for percorrido.

Para uma viagem, o melhor é optar pela quilometragem livre, já que você não terá uma ideia tão precisa de quantos quilômetros precisará percorrer no total.

Evite custos com emplacamento, licenciamento e manutenção

Diferente de um carro próprio, o carro alugado não exige que o usuário gaste com emplacamento, licenciamento ou manutenção, já que essa responsabilidade cabe à locadora. Esse é um dos motivos apontados por alguns especialistas para que a pessoa alugue um carro em vez de comprar um.

Caso você use o carro somente para viagens, usando transporte público para outros deslocamentos, inclusive para o trabalho, é ainda mais interessante optar pela locação.

Outro cuidado que você deve manter com o carro alugado é em relação ao combustível, pois deverá entregá-lo com o tanque cheio na locadora — da mesma forma que o recebeu.

“É mais inteligente pagar pelo uso do que pela posse de um veículo”, afirma João Claudio Bourg, presidente da ABLA, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Uma pesquisa feita na cidade de São Paulo mostrou que o consumidor alcançaria uma real economia de R$ 300 a R$ 800 no aluguel de um carro em relação à sua compra.

Economize muito mais ao alugar um carro para viajar

Se você deseja economizar ainda mais ao alugar um carro para viajar, pode seguir algumas dicas de ouro:

  • Pesquise pelas melhores locadoras, compare as tarifas e reserve através do site CarroAluguel.com;
  • Prefira viajar em períodos de baixa temporada (ou reserve com antecedência se for viajar na alta temporada);
  • Dispense acessórios que podem encarecer o valor da diária;
  • Escolha o melhor tipo de quilometragem;
  • Prolongue a estadia e economize no valor das diárias (quanto mais tempo passar com o veículo, o valor da diária cai);
  • Calcule bem os gastos (conheça bem o destino que vai visitar, a média de combustível que vai gastar, o valor dos estacionamentos, os custos extras).

aluguel de carros pela internet

Além da economia, alugar um carro para viajar certamente trará mais conforto e segurança para você e sua família. Aliás, quanto antes você começar a planejar, melhor.

Agora que você já viu todas as vantagens da locação de veículos em viagens, baixe grátis o Guia Descomplicado para Aluguel de Carros, com ele você saberá informações importantes antes de alugar um automóvel!

 

8 Comentários

  1. Lucas Roberto 24/10/2014 at 12:02 pm - Responder

    Bom dia, por favor tirem uma duvida

    Minha carteira de motorista é do começo de 2014, no entando ja sou habilitado desde o final de 2012. Sera que eles aceitariam me alugar o veiculo para o ano que vem ?

  2. Gisele 14/01/2019 at 1:15 pm - Responder

    ola bom dia
    caso eu alugo um carro, posso sair fora do estado ?

    • Eraldo Greinert 27/03/2019 at 2:33 pm - Responder

      Oi, Gisele! Tudo bem com você? Sim, ao alugar um veículo você pode rodar com ele por todo o território brasileiro. 😁

  3. Denilson 08/09/2019 at 4:54 pm - Responder

    Oi aqui em SC as locadoras pedem 2 anos de CNH e 21 anos de idade tenho 20 precisaria alugar um carro 2 messes antes do meu aniversário e já tenho 2 anos de CNH será 1ue uma conversa e mostrando que tenho condições e responsabilidade será que conseguiria

    • CarroAluguel 11/09/2019 at 2:59 pm - Responder

      Boa tarde, Denilson. Tudo bem? Algumas locadoras alugam normalmente mesmo que o locatário não tenha a idade mínima. Enviamos sua solicitação para nossa equipe de atendimento, que irá entrar em contato com você no endereço de e-mail informado para conversar sobre sua necessidade. Se precisar, você também pode entrar em contato conosco no fone: 4003 6851.

  4. Osmar Aparecido Da Silva 28/11/2020 at 11:30 pm - Responder

    Boa noite estou querendo alugar um carro pra antes do natal e entregar no dia 28 de dezembro especialmente um que cabe 2 cadeirinha e mais 5 comigo um dobro eu acho que caberinha né oque vc acha . Eu estou querendo ir pra brasilandia enterior de Brasília quanto custa e qual me custaria e qua são os requisitos minha categoria é c eu tenho quase 20 anos de motorista .

    • CarroAluguel 01/12/2020 at 11:40 am - Responder

      Olá, Sr. Osmar. Passamos a sua solicitação para o setor responsável, um de nossos atendentes irá entrar em contato com o senhor no e-mail informado para lhe auxiliar nessa locação. Se preferir, você pode falar conosco no telefone: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

  5. Tiago 14/07/2021 at 10:21 am - Responder

    Muito bom!

Deixe seu comentário