como arrumar malas

Guia da bagagem: como arrumar malas para viagem?

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Depois de decidir o destino, comprar as passagens, reservar o hotel e organizar o que mais for necessário, um dos grandes desafios para a maioria das pessoas, estejam sozinhas ou em família, é arrumar malas para viagem.

As dificuldades podem começar já na escolha da própria mala, tendo em vista o espaço e como ela vai ser transportada. Também é muito comum levar coisas demais ou acabar percebendo, depois de chegar, que alguma coisa ficou faltando.

Para fazer com que a sua viagem seja a melhor possível, reunimos aqui alguns passos e cuidados para ajudar você a arrumar suas malas, que vão desde o planejamento até o transporte. Confira e boa viagem!

Antes de arrumar as bagagens

Existem algumas coisas que podem ajudar bastante no planejamento do que levar em uma viagem. É fundamental, por exemplo, conhecer um pouco mais sobre seu destino para saber o que levar na bagagem.

Procure saber sobre o clima do local na época em que você vai visitá-lo, as variações de temperatura que podem ocorrer, e dê uma boa conferida na previsão do tempo na data da sua viagem. Pode até ser que ela esteja errada, mas é melhor prevenir do que acabar passando frio, calor ou se molhando durante o passeio.

Tenha em mente também os lugares que planeja visitar ou os compromissos que tem a cumprir, isso vai ajudar na hora de separar roupas e acessórios mais adequados para cada ocasião.

planejar viagem

Planeje antes de arrumar malas para viagem.

Outra coisa muito importante é pensar na dimensão da sua bagagem. Isso tendo em vista tanto o tempo de viagem quanto à forma como ela será transportada. Você deve pensar em quanto tempo vai permanecer no destino, nos trajetos que vai fazer e os transportes que utilizará. Isso tudo para escolher o melhor tamanho e formato de bagagem.

As retangulares, com rodinhas, costumam ser boas opções em quase todas as ocasiões. Se você tiver que carregar suas próprias malas, por exemplo, é importante lembrar de não levar aquelas muito pesadas.

No caso das viagens de carro, é bom pensar na dimensão do porta-malas, mas não se esquecer também de aproveitar os espaços que acabam ficando entre as bagagens para colocar volumes menores e mais maleáveis.

Como escolher o que levar?

Tendo pesquisado sobre como vai estar o clima e tendo em mente a programação que planeja fazer, pense em quantos dias sua viagem durará e o que você fará em cada um deles para separar suas mudas de roupa e o que mais for preciso de acordo com a necessidade.

Caso esteja viajando com crianças, por exemplo, é importante ter em mente que elas costumam se sujar mais. Desse modo, é sempre bom ter uma quantidade razoável de peças extras.

E isso vale não só para as crianças. Apesar de os pequenos se sujarem mais, é bom saber que isso pode acontecer com os adultos também. Sendo assim, reserve uma muda extra para o caso de algum imprevisto.

muda extra de roupa

Fique atento, crianças costumam se sujar com facilidade, leve roupas extras.

Com isso feito, é bom que você faça uma lista do que precisa levar.

Inclua nela, além das roupas, os itens indispensáveis no dia a dia, como carregadores de celular, adaptadores de tomada e outras coisas do tipo, para não ficar nada para trás. Pense também nos itens de higiene, remédios e outras pequenas coisas que costumam fazer falta.

À medida que for colocando cada coisa, vá riscando da lista para manter o controle sobre aquilo que já está pronto e o que ainda precisa ser colocado.

E, nessa hora, é importante se organizar com alguma antecedência. Isso faz com que você tenha mais tempo para pensar no que precisa ser colocado na lista e lembrar de possíveis itens.

Além disso, caso precise comprar algo específico, a antecedência na arrumação vai fazer com que você possa se planejar melhor para providenciar o que ainda falta.

Guardando tudo nas malas

Na hora que guardar as coisas, coloque os itens mais pesados no fundo, como sapatos e jeans, encaixando itens menores e dobráveis caso fique algum espaço entre eles. Depois, coloque as roupas mais leves, procurando sempre deixar tudo nivelado para facilitar na hora de fechar.

Lembre-se de que, nas viagens, é comum voltarmos com algo a mais, então não vá com a mala abarrotada. Em vez disso, deixe um espaço para possíveis lembranças.

Roupas que amassam devem ficar por cima, mas, se não tiver a certeza de poder passá-las, o melhor é não levar. Os itens quebráveis devem ser bem embalados e, para economizar espaço, é interessante aproveitar peças como toalhas ou lençóis para envolvê-los e proteger de possíveis choques.

E é bom ter em mente uma série de coisas que podem ajudar na hora de economizar espaço. Utilizar sacos a vácuo podem ajudar bastante nesse caso, além de serem ótimos também no que se trata de manter tudo organizado.

arrumar malas para viagem

Embale as roupas a vácuo, elas ocuparão menos espaço e ficarão mais organizadas.

Além disso, pense em levar itens como xampu e condicionador em frascos pequenos, sendo que os potes inteiros raramente serão utilizados em apenas uma viagem.

Caso esteja transportando alimentos perecíveis, é importante mantê-los bem acondicionados durante a viagem para não correr o risco de que nada se perca ou acabe sujando as outras bagagens. Bolsas térmicas, caixas de isopor e gelos artificiais são alguns dos produtos que podem ser utilizados no transporte de alimentos.

Coloque também sacos plásticos para ter onde colocar as roupas que forem sendo usadas e separá-las das outras.

E, como já dissemos, na hora de colocar tudo no porta-malas, aproveite os espaços que acabam ficando entre as bagagens, colocando bolsas e sacolas menores que podem ser amassadas ou dobradas.

Mantendo a organização para a volta

É muito comum, na volta para casa, não conseguir fechar as malas ou acabar esquecendo alguma coisa para trás. Para que isso não aconteça, procure manter tudo sempre organizado e reunido enquanto estiver viajando.

CarroAluguel.com

Na hora da arrumação, pegue os sacos plásticos para colocar as roupas sujas. Além de separar, não deixam que cheiros passem das roupas usadas para as limpas, ajudando a manter a organização. E vale o recurso de de tirar o ar deles para não ocuparem mais espaço do que devem na mala.

Se for preciso, retome a lista que fez na ida para conferir se está tudo lá e siga os mesmos passos.

> Como arrumar malas para viagem

Esperamos que todas essas dicas facilitem seu processo de arrumar malas para viagem. E agora que você já sabe como deixar todas as bagagens prontas, confira também nossas dicas para fazer uma viagem de carro em segurança!

Deixe seu comentário