pagamento para alugar carro

Entenda tudo sobre as condições de pagamento para alugar carro

Alugar um carro traz diversas facilidades em viagens ou mesmo para uso no dia a dia por quem não quer — ou não pode — gastar seu dinheiro comprando e mantendo um veículo próprio. Mas, muita gente ainda fica com receio na hora de fechar negócio, pois desconhece as condições de pagamento para alugar carro.

Um veículo alugado dá a liberdade para o locatário usufruir dele pelo tempo contratado como se fosse seu. Especialmente em viagens, seja com a família ou a trabalho, torna-se muito vantajoso, possibilitando passeios e idas a lugares de sua escolha e no momento que preferir.

No entanto, algumas pessoas ainda têm medo de serem lesadas, principalmente por desconhecimento do processo de locação e dos mitos sobre o aluguel de carros que são espalhados por aí.

Assim, para ajudar você a ter mais comodidade e segurança, neste post contaremos tudo sobre as condições de pagamento para alugar carro. Confira!

As condições de pagamento para alugar carro

As maiores dúvidas em relação ao aluguel de veículos referem-se ao pagamento e suas condições. Por envolver um bem de valor alto, um automóvel, muita gente fica com receio de ter prejuízos ao final do contrato.

Porém, conhecer as condições do aluguel de carros pode tornar o processo mais fácil. Assim, abaixo vamos falar sobre os principais critérios utilizados pelas locadoras. Acompanhe:

1. Cálculo do valor do aluguel

O cálculo do valor do aluguel de um veículo é feito, na maioria das vezes, de duas maneiras, a depender da disponibilidade em cada locadora e da escolha do cliente, além de incluírem eventuais opcionais solicitados, como GPS e cadeirinha para crianças. São elas:

I. Por diária

Neste tipo de cobrança, há um valor fixo por cada 24 horas de uso, de acordo com a categoria do veículo reservado. Assim, a rodagem é livre, sendo ideal para quem quer fazer vários passeios em um mesmo dia.

Via de regra, as locadoras dão um tempo de tolerância para a devolução do veículo, geralmente de uma hora. Passando este período, é cobrada uma nova diária.

II. Por quilometragem

A cobrança por quilometragem é vantajosa para aqueles que querem utilizar o veículo apenas para pequenas viagens a destinos próximos e por períodos curtos e determinados.

Assim, será cobrada uma tarifa menor e a diferença de quilometragem indicada pelo hodômetro, verificado no momento da vistoria do carro alugado, sendo variável também de acordo com a categoria do veículo.

2. Forma de pagamento

A forma de pagamento mais aceita e que tem se tornado regra é a por cartão de crédito. Isso porque ela traz segurança para a locadora e para o locatário, e ainda permite o parcelamento do valor.

3. Exigência de caução

A caução é um valor que é bloqueado pela locadora como uma forma de garantia contra prejuízos causados por danos ao veículo ou inadimplência. Esse valor é devolvido integralmente ao locatário após a entrega do carro e o pagamento do aluguel.

A caução é feita por meio de bloqueio do valor diretamente no cartão de crédito, que tem que estar no nome do condutor principal. Além disso, é necessário que o cartão esteja válido e com limite de crédito disponível.

4. Seguro contra danos

A maioria das locadoras só aluga o veículo mediante contratação de um seguro contra danos, furtos e roubos. Para facilitar, elas oferecem esse e outros planos de cobertura mais abrangentes no momento da contratação.

aluguel de carros

De qualquer forma, os seguros para carros alugados possuem uma coparticipação obrigatória do locatário, a menos que seja contratado um plano mais caro e mais abrangente que ofereça isenção.

Ou seja, na ocorrência de um sinistro, o cliente pagará uma quantia estipulada no contrato do seguro, sua coparticipação. Ela funciona como limite de gasto, sendo que qualquer valor que ultrapasse essa quantia é coberta.

5. Cobranças adicionais

Além dos custos com o aluguel e o seguro, mais o valor bloqueado como caução, podem haver outras cobranças, a depender da locadora, do contrato e das condições do veículo em sua entrega. Veja alguns exemplos de cobranças adicionais mais comuns:

I. Combustível

As locadoras entregam os veículos para os clientes com o tanque cheio. Depois, exigem que, na devolução, seja reposto o combustível gasto no período de aluguel.

Caso o carro seja devolvido sem estar reabastecido, a locadora cobrará o combustível baseando-se em uma tabela própria, geralmente com preços mais caros que os praticados pelos postos de gasolina.

II. Taxa de limpeza

Outra cobrança que pode haver é se for verificado, na devolução, que o veículo está demasiadamente sujo. Isso geralmente acontece quando o carro é usado em idas à praia, estradas de terra e, mais frequentemente, quando os locatários comem dentro dos veículos ou dão comida para as crianças e acabam sujando o interior.

III. Devolução em agência diferente

Algumas locadoras com mais de uma agência permitem a devolução do carro em local diferente de onde foi alugado. No entanto, dependendo do contrato, pode haver cobrança de uma taxa de devolução em agência diferente.

Os requisitos para alugar um carro

No geral, a locação de um veículo é feita somente a maiores de 21 anos que já possuem, normalmente, dois anos de habilitação. No entanto, há locadoras que disponibilizam o veículo para motoristas novatos, mas exigem a apresentação de um seguro com plano de cobertura mais abrangente e caro.

Ainda é exigido que o locatário possua um cartão de crédito em seu nome para que a empresa possa efetuar a cobrança das despesas e o bloqueio da caução, e que não tenha restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito.

homem entregando chave

Como vimos, conhecer as condições de pagamento para alugar carro faz com que o procedimento seja feito com mais tranquilidade. Dessa forma, você poderá aproveitar melhor as vantagens que um veículo alugado pode trazer em uma viagem de lazer, a trabalho ou mesmo no dia a dia!

Este artigo foi útil para você? Já está confiante para fazer sua reserva? Então, aproveite e acesse o nosso site, CarroAluguel.com!


2 Comentários

  1. Walisson fernandes 20/01/2021 at 4:03 pm - Responder

    “muinto útil”
    Tinha algumas dúvidas em relação a valores e tipo de seguro contratar.

    • CarroAluguel 20/01/2021 at 4:24 pm - Responder

      Olá, Walisson! Ficamos felizes em poder ajudar. Desejamos uma ótima tarde para você.

Deixe seu comentário