Turismo em Bonito

Turismo em Bonito: 9 dicas recomendadas pelos locais

Não há como negar: o Brasil tem destinos incríveis para quem busca entrar em contato com a natureza e contemplar belezas naturais. Pensando nisso, preparamos um artigo especial com 9 dicas para fazer turismo em Bonito, Mato Grosso do Sul. Continue a leitura e explore todas as particularidades desse município que, com toda a certeza, faz jus ao seu nome.

1. Conheça a Gruta do Lago Azul

Sem dúvidas, a Gruta do Lago Azul é um dos principais cartões postais de Bonito. Localizado a uma distância de 20 km da cidade, o local pode ser acessado por uma estrada de terra bem conservada e sinalizada.

Para esse passeio, é bom reservar uma manhã inteira, pois a programação envolve uma trilha de aproximadamente 300 metros, além da contemplação do lago.

Bonito Gruta do Lago Azul

Algumas curiosidades sobre o local: a profundidade exata do lago ainda é desconhecida, mas um mergulhador já atingiu a incrível marca de 87 metros. Além disso, fósseis de animais pré-históricos já foram encontrados dentro do lago, como os de um tigre-dente-de-sabre.

2. Faça um passeio de flutuação

Os mergulhos e passeios de flutuação são muito populares na cidade. Esse tipo de programa coloca o visitante mais próximo da natureza que o cerca e, sem dúvidas, é uma experiência inesquecível.

Existem diversos pontos turísticos que permitem a flutuação, o passeio pelo Rio da Prata é um dos mais conhecidos e admirados. As águas cristalinas do local permitem uma experiência muito bonita, como observar cardumes de peixes coloridos e vegetações aquáticas diferentes.

A visita é acompanhada por um guia, que transmite todas as instruções necessárias sobre a flutuação. O passeio ainda inclui uma caminhada, em que é possível observar belíssimas paisagens.

3. Visite o buraco das araras

Você sabe o que são dolinas? São depressões em formato circular que se formam em terrenos calcários. Popularmente, elas são chamadas de sumidouros.

buraco das araras

O buraco das araras, como o nome diz, é uma dolina com 100 metros de profundidade, habitada por inúmeras espécies de pássaros, entre elas, as araras. O passeio é ideal para quem ama a natureza. Uma dica: levar um binóculo pode ser muito útil para contemplar os animais com mais detalhes.

4. Faça um passeio a cavalo

O passeio a cavalo pelas paisagens de Bonito é uma das opções para quem pretende vivenciar o cotidiano das fazendas do Mato Grosso do Sul. É possível cavalgar pela mata fechada e observar a fauna e a flora dessa rica região.

passeio a cavalo em bonito

Essa programação é uma das queridinhas das crianças, que podem participar do passeio a partir dos 7 anos de idade. Diversas empresas organizam passeios a cavalo, como pousadas, hotéis-fazenda e agências de ecoturismo. Não se esqueça de pesquisar e escolher uma empresa séria, que trate os animais com muito respeito.

5. Conheça a bebida local

Como todo bom destino turístico, Bonito tem a sua iguaria típica. Trata-se de uma deliciosa mistura de cachaça, canela, mel, ervas e guaraná em pó, conhecida como Taboa.

cachaça Taboa

Quem visita a cidade pode conhecer o processo artesanal de fabricação da cachaça e das embalagens, além de experimentar mais de 10 variações da bebida. A cachaça Taboa e os copinhos de cerâmica, produzidos especialmente para o seu consumo, também são ótimas opções de souvenirs.

6. Beba apenas água mineral

A água potável de Bonito possui altos níveis de calcário e magnésio, por isso, deve ser evitada pelos visitantes. Seu consumo pode causar desconforto estomacal, enjoo e diarreias, principalmente em crianças, que são mais sensíveis.

Sendo assim, o recomendado é beber apenas água mineral engarrafada, afinal, ninguém quer passar mal durante uma viagem tão linda, não é mesmo?

7. Economize com o transporte

Os valores dos passeios em Bonito podem dobrar, ou até mesmo mais que isso, ao incluir neles os custos de traslado. Por isso, usar transporte próprio é uma ótima ideia para economizar tempo e dinheiro, além de conhecer mais pontos da cidade.

alugar suv

Essa opção oferece mais praticidade, comodidade e liberdade, principalmente quando o tempo muda e é necessário optar pelo plano B da programação. Assim, considere alugar um bom carro.

8. Além do turismo em Bonito: tour pelo Pantanal

Devido à proximidade, muitas pessoas aproveitam a visita a Bonito para conhecer as belezas do Pantanal. Se você estiver de carro, é possível dirigir pela estrada-parque, que corta o Pantanal, e observar a grande riqueza da flora e da fauna sul-mato-grossense.

passeio no pantanal MS

Vale lembrar que o tour deve ser feito entre os meses de abril e setembro, quando é período de seca e as estradas estão transitáveis e em melhores condições. Além disso, durante esses meses, a possibilidade de ver os animais típicos da região é maior, pois eles saem em busca de água.

Existem também algumas fazendas que funcionam como verdadeiros pontos turísticos da região, como a Fazenda São Francisco, onde é possível se hospedar ou apenas fazer alguns passeios ecológicos. Os visitantes podem optar por um safári fotográfico ou por um passeio de canoa, por exemplo.

9. Saiba o que levar

Para conhecer todos os pontos turísticos com qualidade e levar apenas boas recordações para casa, é preciso estar preparado e bem equipado. Protetor solar é fundamental, mesmo nos dias nublados.

Como a maior parte dos passeios é realizada em ambientes com muita mata, o repelente também é um artigo essencial para evitar as picadas de mosquitos, que não devem contar como uma recordação da viagem.

Por falar em recordação, as fotografias são uma excelente maneira de eternizar os bons momentos vividos em Bonito. Muitos passeios envolvem mergulho e flutuação, portanto, ter uma câmera aquática em mãos pode ser muito proveitoso. O equipamento pode ser alugado em algumas agências da cidade.

Na hora de fazer as malas, opte por roupas leves, afinal, você precisará de conforto e mobilidade para caminhar pelas lindas paisagens de Bonito.

repelente para viagens

Agora que você já conhece as nossas dicas para fazer turismo em Bonito, que tal começar a planejar sua próxima viagem? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e convide seus amigos para essa grande aventura!


Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *