alugar carro com restrição no CPF

É possível alugar carro com restrição no CPF?

Um dos requisitos necessários para que as pessoas consigam realizar diversas transações do seu dia a dia é ter o nome limpo na praça — alugar carro com restrição no CPF é um exemplo corriqueiro de como a negativação pode inviabilizar a contratação de produtos e serviços.

Nesse caso específico, o motivo para isso é o valor do bem que está sendo entregue ao cliente. Uma das formas que as locadoras de carros têm para se garantir e dar mais segurança às suas operações é pesquisar a idoneidade creditícia dos possíveis locatários.

O critério é tão rigoroso que, em certas locadoras de veículos, se houver condutor adicional, o segundo motorista também pode ser avaliado.

Ainda que não seja um obstáculo direto (veja texto na sequência), a inadimplência pode causar dissabores na hora da locação, e pensando nisso, elaboramos um post para sanar algumas dúvidas frequentes sobre a relação entre o CPF negativado e o aluguel de carros. Confira!

Afinal, o que é a restrição de CPF?

Ter uma restrição no seu Cadastro de Pessoa Física significa que compromissos deixaram de ser honrados, ou seja, a dívida não foi quitada na data de vencimento e o seu nome foi incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como o SERASA e o SPC.

Outra situação motivadora de tal medida é a falta de recursos para cobrir um cheque emitido, quando ele é debitado antes do previsto, por exemplo.

É preciso ficar atento no que diz respeito ao valor do débito e ao prazo para que a restrição aconteça — não há uma quantia mínima, tampouco existe um prazo específico para que o credor tome as providências cabíveis: um dia de atraso já é suficiente para dar início aos procedimentos.

Via de regra, as empresas esperam o limite de 30 dias para solicitar a negativação. Contudo, a única exigência está relacionada ao aviso prévio ao consumidor, por meio de uma carta informando o vencimento do débito, e que ele terá um prazo para regularizar a pendência.

Quais são as consequências de ter o nome no cadastro dos inadimplentes?

Nas relações de consumo não é apenas o consumidor que goza de garantias, os empresários também possuem seus direitos resguardados.

Como consequência da falta de pagamento, e respectiva restrição de CPF, o devedor não conseguirá ter acesso à concessão de linhas de crédito, como compras parceladas, empréstimos, cartões, solicitar cheques, financiamentos, e dificuldades para locação de veículos.

Além disso, conforme o valor do débito, o credor poderá recorrer às vias judiciais, requisitando a penhora de bens do devedor.

Onde verificar possível existência de restrição?

Tanto o SPC quanto o SERASA disponibilizam a consulta gratuita sobre a situação do nome, desde que o indivíduo compareça a uma das agências de atendimento munido de seu CPF e documento de identificação com foto. A pesquisa também poderá ser feita pela internet.

Feita a consulta, o consumidor recebe informações de qual empresa é responsável pela negativação, bem como o valor da dívida.

Como alugar carro com restrição no CPF?

Algumas locadoras, desde que o locatário cumpra os demais requisitos necessários para o aluguel: como ter mais de 21 anos, ser habilitado há mais de dois anos, portar cartão de crédito de sua titularidade emitido por instituição financeira com limite para caução, permitem que seja feita a locação mesmo tendo restrições financeiras no CPF.

A lógica das empresas que alugam carros para clientes com restrições no CPF é de que a análise cadastral que cede o crédito, feita pelo banco, já garante o fechamento do negócio, desde que, como dito acima, o cartão de crédito tenha limite para caução.

Para essas locadoras, o condutor ter restrição financeira, é apenas um detalhe que não impactará na hora de prestar o serviço para o cliente.

Entretanto, os outros requisitos para alugar um carro, como a idade do motorista e o tempo de habilitação, devem ser respeitados para que a locação seja possível.

Também é importante ficar atento a itens como a pontuação na CNH, onde é verificado se o condutor não está com a carteira suspensa ou cassada, algo que imediatamente inviabiliza o negócio.

Para ter acesso às locadoras que aceitam alugar para clientes com restrição no CPF, mantenha contato com a nossa central de atendimento ou através do 0800 008 5950.

A importância de ter cartão de crédito com limite adequado para o aluguel de carros

Como mencionamos, a locação de veículos está condicionada a uma caução, isso quer dizer que a locadora fará o bloqueio de um valor como forma de garantia a eventuais avarias.

Os requisitos variam de acordo com a empresa, entretanto, em relação a caução, ela se realiza exclusivamente por cartão de crédito e, por esse motivo, o valor do seu limite é essencial — o valor é influenciado por critérios como de tempo da locação, locadora escolhida e categoria de carro escolhido, por exemplo.

Também faz parte das exigências que o titular do cartão seja a pessoa responsável pelo aluguel (há exceções, verifique com nossa equipe).

Concluída a operação, isto é, devolvido o carro nas condições acordadas, o estorno da importância bloqueada será efetuado e a liberação do valor passa a ser de responsabilidade da operadora do cartão, em geral é imediato, mas pode levar até 72 horas. 

Quais as principais restrições para locar um carro?

As regras para aluguel de carro no Brasil se aplicam a todas as locadoras, o que pode mudar é a flexibilização de algumas delas. No geral, as restrições são:

  • Ser menor de 21 anos: há empresas que aceitam, e como isso pode mudar, ideal que se mantenha contato com nosso call center (0800 008 5950).
  • Estar com a habilitação vencida: de nenhuma forma é admitida, nem mesmo dentro do prazo de 30 dias permitidos pelos órgãos de trânsito;
  • Habilitação com menos de dois anos de emissão: boa parte das empresas encaram tal regra como absoluta, entretanto há exceções, fale conosco.

Quais os documentos devo apresentar na contratação do serviço?

É preciso estar acompanhado do seu RG e CPF originais, assim como da Carteira Nacional de Habilitação. Os estrangeiros também possuem liberdade para alugar carros, nessa situação devem exibir seu passaporte e habilitação internacional ou do país de origem. Ideal que se apresente também o comprovante de residência.

O que acontece na hipótese de infrações e demais incidentes de trânsito?

As multas são de inteira responsabilidade do locatário. A comunicação ocorre por parte da locadora, em tempo hábil para pagamento nos prazos estipulados pelos órgãos de trânsito.

Quanto à ocorrência de sinistros, os critérios de cobertura seguirão o que foi estipulado em contrato. Em geral, o cliente fica responsável por uma franquia, também chamada coparticipação, que é um valor limite até o qual as despesas correm por conta do próprio, e quando ultrapassado a diferença ficará sob responsabilidade da locadora.

Vale lembrar que, na hipótese de acidentes, é de responsabilidade do locatário informar imediatamente a empresa, e providenciar o Boletim de Ocorrência (BO), em até 24 horas quando do incidente. 

Que medidas são tomadas em caso de atraso na devolução?

A grande maioria das locadoras concede um prazo de tolerância para eventuais atrasos, no geral de 1 hora. Ultrapassados os limites, incidirá a cobrança de horas extras. 

O ideal é sempre chegar uns minutos antes, até porque é realizada uma vistoria na saída e chegada do automóvel.

Imprevistos acontecem, e o quanto antes a agência for informada de qualquer situação, menores são as chances de cobranças adicionais.

Quais locadoras aceitam alugar carro para pessoas com restrições no CPF?

Embora o mais comum seja não alugar carros para pessoas com restrição no CPF, agora você já sabe que há exceções, deve estar curioso para saber quais locadoras fazem isso, e quais cidades são atendidas, não é mesmo? Para isso, entre em contato com CarroAluguel.com através do telefone:  0800 008 5950.

Nossa equipe de atendimento auxiliará em todo o processo de locação, verificando as locadoras que se adequam às suas necessidades e garantindo o melhor preço para o aluguel.


Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *