Como funciona o condutor adicional em aluguel de carros

Atualizado em: 23/08/2023

No aluguel de carros normalmente a pessoa responsável pela locação em contrato é a única autorizada a dirigir o veículo. Porém, em certas situações o cliente tem necessidade que mais de uma pessoa conduza o automóvel. Viagens de longas distâncias em que se precisa revezar é um bom exemplo disso.

Ter a segurança de um carro coberto por seguro deixa o uso muito mais tranquilo e até as viagens tornam-se mais proveitosas e sem estresse. Ao mesmo tempo, o motorista precisa estar adequado às regras e, se há condutor adicional para o veículo, ele deve estar inserido no contrato firmado.

Descubra agora o que é preciso fazer para garantir a cobertura correta e evitar problemas em momentos que você pode precisar de mais ajuda. Vamos lá?

 

O que é condutor adicional no alugue de carros?

Quem aluga um carro e se cadastra como motorista torna-se o responsável por aquele contrato firmado com a locadora. Por exigência legal, só essa pessoa está autorizada a conduzir o veículo, porque foi o registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dela que foi vinculado ao serviço de aluguel.

Mas, nem sempre haverá somente um motorista. Independentemente se o aluguel do automóvel for para uma viagem ou utilização por um curto período de tempo, pode ser que outra pessoa vá ajudá-lo a conduzir.

Esse segundo motorista é o chamado condutor adicional. Caso quem fez o contrato do aluguel repasse a direção do veículo para o outro, mesmo que seja por um quarteirão, o ideal é que esse condutor esteja devidamente cadastrado.

Isso representa segurança para os ocupantes do carro, para quem está dirigindo e para quem fechou o contrato.

Quais as taxas relacionadas?

Ao registrar o condutor adicional ao contrato de locação, o seguro que protege você também dará cobertura a esse segundo motorista. Por envolver um pacote maior de proteção, o registro do motorista adicional deve gerar uma taxa.

O valor a mais que é pago trata-se, na verdade, de uma garantia. Caso uma segunda pessoa conduza o veículo alugado e isso não seja informado, se houver qualquer problema o seguro contratado não cobrirá o que ocorreu. Por isso, indicamos que sempre que necessário, opte pela contratação do condutor adicional, é fácil, rápido, gera economia e garante a segurança de todos.

Falando de preços, o custo médio para contratar o condutor adicional é de R$7,00/dia, porém esse valor pode variar de locadora para locadora.

Como cadastrar o condutor adicional?

O processo para registro do condutor adicional assemelha-se ao do motorista principal. Ele precisará apresentar sua CNH e repassar todos os dados pessoais.

Estas informações ficam vinculadas ao contrato do seguro. O documento deixa bem especificado quem pode dirigir aquele veículo e, com isso, é o responsável naquele momento.

Ao mesmo tempo, o seguro garante que aquele motorista tem a cobertura dos serviços contratados e pode acionar a empresa caso haja registro de algum contratempo.

Quais os perigos em não cadastrar condutor adicional?

A contratação de seguro, tanto em um carro alugado como no veículo próprio, tem o objetivo de prevenir e dar mais segurança para passageiros e motoristas.

Essa função primordial deixa de ser atendida quando um motorista que não é o contratante passa a dirigir o automóvel e não há a correta informação disso para a empresa.

O contrato assinado que não prevê a situação de condutor adicional deixa totalmente sem cobertura e proteção. Por isso, arriscar e não especificar quem dirige o carro é um risco desnecessário.

O condutor adicional não precisa ser, obrigatoriamente, apenas uma pessoa. Nesse tipo de serviço, mais de um motorista pode ser informado. As exigências das seguradoras variam, mas, em média, é permitido até três motoristas por veículo.

Para o aluguel de um veículo que será usado em uma viagem longa, caso ocorra o revezamento, é ideal acrescentar todos os condutores. Trabalhar com prevenção e segurança torna essa viagem muito mais tranquila.

Requisitos para alugar carros

O perfil na locação de veículo que os motoristas precisarão atender é ter mais de 21 anos, ser habilitado com pelo menos dois anos de emissão da CNH e o contratante principal ter cartão de crédito com limite de acordo com o exigido pela seguradora.

Entender bem a questão de ter o condutor adicional segurado é a forma mais correta de utilizar o carro sem correr riscos. Nada pior que ter um contratempo e, ao precisar de ajuda, descobrir que a proteção que o seguro proporciona pode não funcionar porque faltou a informação correta na hora da contratação.

Agora que você já sabe a importância do motorista adicional, conheça os benefícios de alugar através de CarroAluguel.com. Você compara preços e condições em dezenas de locadoras em todo o Brasil, reservando online o carro pelo melhor preço.

70 Comentários

  1. Everton 21/04/2020 at 3:20 am - Responder

    Bom dia, gostaria de saber se eu posso alugar um carro para pessoa que esteja em outra cidade e precisa do veículo para chegar até meu destino?

    • CarroAluguel 22/04/2020 at 6:18 pm - Responder

      Boa tarde, Sr. Everton. Obrigado por entrar em contato conosco. Infelizmente não é possível alugar dessa forma, pois no momento da retirada do carro é obrigatória a presença do titular do cartão de crédito.

  2. Junior 07/05/2020 at 7:47 am - Responder

    Uma pessoa pode alugar um carro em uma cidade e outra devolver em outra cidade por exemplo eu alugo um carro em Recife vou ficar em Natal e a outra pessoa pega o carro em natal e entrega o carro em Recife pode ser assim?

    • CarroAluguel 24/09/2020 at 6:27 pm - Responder

      Olá, Sr. Junior. Boa tarde!
      *Para alugar com condutor adicional, tanto o responsável pela locação quanto o condutor adicional precisam: cumprir com todos os requisitos para locar, e estar presentes no momento da retirada do veículo para assinar o contrato de aluguel.
      *Sobre alugar o automóvel em uma cidade e fazer a devolução em outro município é preciso se certificar que a locadora escolhida tenha loja na cidade de destino e contratar um serviço chamado taxa de retorno, o valor é calculado com base nos quilômetros de distância entre uma cidade e outra.
      Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento no telefone: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

  3. Alex 11/05/2020 at 4:19 pm - Responder

    Boa tarde, gostaria de saber se outra pessoa pode devolver o carro.

    • CarroAluguel 20/10/2020 at 11:02 am - Responder

      Bom dia, Alex! Pode sim, desde que a pessoa que vai devolver esteja esteja inclusa no contrato do aluguel como condutor adicional. Lembramos que para tal, ambos devem estar presente na retirada do veículo junto a locadora.

  4. Mariana 20/05/2020 at 9:07 pm - Responder

    Olá tudo bem ? Quais requisitos para condutor adicional ? Eu tenho 19 e quase um ano de carteira posso ser o condutor adicional ou precisa ter mais de 21 com 2 anos de carteira também ?

    • CarroAluguel 24/09/2020 at 6:34 pm - Responder

      Olá, Mariana! Os requisitos para condutor adicional são os mesmos que os solicitados para o motorista principal (idade mínima, tempo de carteira, cpf sem restrições e cartão de crédito). Se a sua questão é somente idade e tempo de carteira, a Localiza está alugando normalmente para motoristas com mais de 18 anos e CHN provisória, com a ação Condutor Jovem, sem a cobrança de taxas ou seguros adicionais. Se precisar de auxilio, fale com a nossa equipe de atendimento no telefone: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

  5. Cursos Online 24/05/2020 at 7:46 pm - Responder

    Olá aqui é a Vanessa Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    • CarroAluguel 24/09/2020 at 6:30 pm - Responder

      Olá, Vanessa! Agradecemos o carinho e ficamos muito felizes que esteja gostando dos conteúdos que disponibilizamos aqui no blog. Desejamos uma ótima semana para você! :D

  6. Matheus Costa Lima 02/06/2020 at 11:50 am - Responder

    Bom dia, CarroAluguel. Gostaria de saber se eu posso alugar um carro para pessoa que está na minha cidade, vai viajar e entregar o carro em outro estado(locadora filial)? Obs: sendo eu o responsável por tudo

    • CarroAluguel 24/09/2020 at 6:29 pm - Responder

      Olá, Sr. Matheus. Boa tarde!
      *Para alugar com condutor adicional, tanto o responsável pela locação quanto o condutor adicional precisam: cumprir com todos os requisitos para locar, e estar presentes no momento da retirada do veículo para assinar o contrato de aluguel.
      *Sobre alugar o automóvel em uma cidade e fazer a devolução em outro município é preciso se certificar que a locadora escolhida tenha loja na cidade de destino e contratar um serviço chamado taxa de retorno, o valor é calculado com base nos quilômetros de distância entre uma cidade e outra.
      Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento no telefone: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

  7. Roger 07/08/2020 at 3:41 am - Responder

    Uma duvida por favor…minha mae nao tem carta ..pode ela estar presente usar o cartao de credito dela pra alugar para mim q tenho cnh e os outros requisitos?

    • CarroAluguel 24/09/2020 at 6:28 pm - Responder

      Boa tarde, Roger! Tudo bem? Algumas locadoras aceitam fazer esse tipo de locação, mediante à taxa de responsável financeiro e condutor adicional, e desde que ambos os responsáveis estejam presentes no momento da retirada do veículo. Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento no telefone: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

  8. Lucivan 25/08/2020 at 10:36 am - Responder

    Bom dia

    Eu trabalho para um empresa que fica em São Paulo e eu moro em Ribeirão preto sempre peguei carro que eles alugava lá em São Paulo para retirar em Ribeirão preto sem ninguém precisar campanha.
    Como eles fazem isso?
    Estou na mesma situação do Everton precisando alugar um carro para trazer meus pais lá do Pará

    • CarroAluguel 10/09/2020 at 5:40 pm - Responder

      Olá, Lucivan. Esse procedimento é possível mediante ao cadastro de PJ. Atualmente estamos abrindo esse tipo de cadastro para novas empresas em regime de locação mensal. O cadastro leva em média 06 dias úteis para aprovação, para maiores informações, entre em contato via e-mail: [email protected] ou ligue na nossa central 0800 008 5950 (Ligações gratuitas para celular e fixo).

  9. Lucas 27/08/2020 at 1:21 pm - Responder

    Tem como eu sem habilitação e com meu cartão de crédito alugar um carro e colocar motorista adicional?

    • CarroAluguel 10/09/2020 at 5:09 pm - Responder

      Boa tarde, Lucas! Algumas locadoras aceitam esse procedimento, mediante ao pagamento de uma taxa de responsável financeiro/condutor adicional, e desde que ambos estejam presentes no momento da retirada. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de atendimento na central de reservas: 0800 008 5950 (Ligações gratuitas para celular e fixo).

  10. Jefetson carlos paraibano 13/09/2020 at 10:32 pm - Responder

    Posso ser condutor adicional com a CNH PROVISÓRIA ??

    • CarroAluguel 17/09/2020 at 6:38 pm - Responder

      Boa tarde, Jeferson! É possível ser condutor adicional mesmo com CNH provisória, as locadoras que aceitam essa condições são Localiza e Hertz. Entre em contato conosco na central de atendimento: 0800 008 5950 (ligações gratuitas para celular e fixo). Será um prazer auxiliar na sua reserva.

  11. Sabrina Célia da Rosa 09/11/2020 at 9:30 am - Responder

    O carro pode ser devolvido pelo condutor adicional?

    • CarroAluguel 11/11/2020 at 6:51 pm - Responder

      Oi, Sabrina. Boa tarde! Desde que o mesmo conste como condutor adicional no contrato de locação, ele pode sim fazer a devolução do automóvel. :)

  12. Douglas augusto 14/11/2020 at 9:41 am - Responder

    Bom dia é necessario não ter restriçoes no nome para alugar um carro??

    • CarroAluguel 17/11/2020 at 7:47 pm - Responder

      Olá, Douglas! Tudo bem? Boa noite. Para algumas locadoras sim, porém, a maioria das empresas flexibiliza a questão da restrição no cpf, desde que os demais requisitos sejam cumpridos. :)

  13. Ubiratan Rios Santos 07/12/2020 at 2:18 pm - Responder

    Boa tarde. Muito bom seu artigo.
    Eu reservei um carro. Porém na data da retirada outra pessoa estará comigo, a qual irá passar o seu cartão de crédito, porém ela não tem habilitação.
    Pode, nesse caso. Eu ser o condutor e essa outra pessoa assinar o contrato e usar o cartão, estando nos dois presentes na hora.

    • CarroAluguel 16/12/2020 at 12:25 pm - Responder

      Bom dia, Ubiratan! 😊 Algumas locadoras permitem sim, mediante ao pagamento de uma pequena taxa adicional por haver mais de uma pessoa no contrato. Consulte nossa central de atendimento para verificar se a locadora que você escolheu aceita este procedimento. Telefone: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

  14. Glaucia Marques 23/01/2021 at 12:29 pm - Responder

    Meu condutor adicional pode retirar o carro na locadora ?

    • CarroAluguel 27/01/2021 at 5:30 pm - Responder

      Boa tarde, Glaucia! Tudo bem? Informamos que, no que se trata de condutor adicional, ambos (motorista principal e o adicional) precisam estar presentes no momento da retirada do veículo, para assinar o contrato de locação.

  15. Francisco Max 03/06/2021 at 7:15 pm - Responder

    Se alugar um carro e o motorista adicional que apresentar tiver um débito com a locadora de automóveis esse motorista terá algum impedimento?

  16. Maria 03/09/2021 at 12:43 am - Responder

    Olá, estou querendo fazer uma viagem para O RS e gostaria de alugar um carro , eu sou de Brasília e gostaria de saber se eu poderia alugar um carro aqui e devolver em uma locadora RS

    • Gabrieli Campos 04/10/2021 at 5:02 pm - Responder

      Boa tarde Maria.
      As locadoras permitem retirar o carro em uma cidade e devolver em outra, mas nesses casos há cobrança da taxa de deslocamento. Para melhor lhe atender entre em contato conosco pela nossa central 0800 008 5950 via telefone ou WhatsApp.
      Ficamos à disposição.

  17. Giselle Rocha 18/01/2022 at 2:02 pm - Responder

    Tenho CNH provisória e moro em SP mas vou viajar e gostaria de alugar um carro, posso fazer o cadastro na localiza no nome da minha mãe, me adicionar como condutor adicional e alugar em outro estado sem a presença dela? Eu serei o titular do cartão de crédito.

    E em caso de multas?

    • Gabrieli Campos 18/01/2022 at 3:21 pm - Responder

      Oi Gisele, a Localiza vai exigir que o condutor seja maior de 18 anos, habilitado (pode ser CNH provisória) e titular do cartão de crédito, nesse caso não é necessário fazer cadastro em nome da sua mãe, podemos fazer a reserva em seu nome mesmo.
      Entre em contato pelo 0800 008 5950 e faça sua reserva conosco.

  18. Bianca Valim 01/02/2022 at 3:29 pm - Responder

    Meu namorado tem 22 anos com CNH PPD, e eu tenho 21 anos com CNH PPD tbm, se ele alugar um carro no nome e cartão de crédito dele e colocar eu como motorista adicional, eu posso viajar a uma cidade sem ele, sendo somente eu?

    • Gabrieli Campos 01/02/2022 at 6:27 pm - Responder

      Oi Bianca, pode sim. A presença de ambos só é necessária no momento da retirada do veículo e também na devolução caso o pagamento das diárias seja efetuado no cartão de crédito dele.

  19. Bianca Valim 01/02/2022 at 3:32 pm - Responder

    Tenho 21 anos e CNH PPD e cartão de crédito, preciso ter nome limpo para alugar um carro mesmo cumprindo os requisitos?

    • Gabrieli Campos 01/02/2022 at 6:25 pm - Responder

      Sim, um dos requisitos para locação de carro é não ter restrição no CPF.

  20. Edir dantas só nascimento 23/02/2022 at 6:10 am - Responder

    A empresa liga caro mensal e coloca indutor adicional, caso aja acidente com o veículo com o condutor adicional o que acontece se o condutor principal não estiver presente?

    • Gabrieli Campos 24/02/2022 at 2:48 pm - Responder

      Boa tarde Edir, não há problema nenhum se o condutor principal não estiver presente. Todos os condutores inclusos no contrato estão cobertos pelo seguro.

    • Fabiana Alves Ribeiro de Sousa 29/12/2023 at 11:53 am - Responder

      Bom dia , alugamos um carro sendo que meu esposo é o condutor Principal e um condutor adicional . Só que ouve um imprevisto e o segundo condutor não conseguirá seguir ir viajar . E agora? Isso atrapalha nossa locação ?

      • Luciana 02/01/2024 at 8:21 pm - Responder

        Olá Fabiana! Não há problemas, ambos envolvidos no contrato estão aptos para condução e devolução do veículo.

  21. Emerson de Souza 09/03/2022 at 4:20 pm - Responder

    Olá, boa tarde.
    Aqui é o Emerson.
    Vocês sabem qual o valor médio e como é cobrado o “condutor adicional”?

    • Gabrieli Campos 11/03/2022 at 3:15 pm - Responder

      Oi Emerson, o custo varia em cada locadora, mas é em média R$10/dia.

  22. Emanuel 29/03/2022 at 2:09 pm - Responder

    Boa tarde. Estou com minha cnh suspensa, nesse caso consigo alugar um carro colocando um conduto adicional? Porque o cadastro e cartao de credito estao no meu nome.

    • Gabrieli Campos 28/04/2022 at 3:27 pm - Responder

      Boa tarde Emanuel, tudo bem?
      Com sua CNH suspensa, você entra apenas como responsável financeiro e poderá pagar pela locação.

  23. clinica de recuperação 10/05/2022 at 4:04 pm - Responder

    Olá aqui é a Ana, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  24. Julio 16/08/2022 at 10:42 pm - Responder

    Olá boa noite estou com pontos na minha CNH mais não está suspensa e nem cassada porém está na mão do advogado e minha esposa alugou um carro consegue colocar eu como condutor adicional

    • Gabrieli Campos 19/08/2022 at 5:31 pm - Responder

      Boa tarde Julio.
      Infelizmente não, pois no momento da retirada é necessário apresentar CNH física e válida em mãos para entrar como condutor adicional.

  25. Washington 21/08/2022 at 9:50 am - Responder

    Oi tudo bem, então minha dúvida é o seguinte: se o condutor adicional estiver com restrição no nome ele consegue se colocado assim mesmo como condutor adicional?

    • Gabrieli Campos 24/08/2022 at 4:18 pm - Responder

      Boa tarde Washington, todos os condutores do contrato passam por análise cadastral mas a restrição no CPF não é impeditivo. No momento da abertura do contrato é feita uma análise no balcão da loja podendo ser liberado o veículo mesmo para pessoas com restrição que preencham os demais requisitos.

      • Andre 19/02/2023 at 12:53 pm - Responder

        Vou alugar um carro na Europa, mas o condutor adicional não estará presente no momento da retirada? Consigo tirar o carro e manter ele como condutor adicional mesmo sem a presença dele no momento da retirada?

        • CarroAluguel 22/02/2023 at 4:05 pm - Responder

          Olá, André! Tudo bem? Não, o condutor adicional precisa estar presente para a apresentação dos documentos. Somente no dia da devolução é possível estar apenas um dos motoristas presente.

  26. Elaine 31/08/2022 at 5:46 pm - Responder

    Ola boa tarde minha subrinha alugou um carro de limeira pra eu retirar em viracopos
    Mas ja pagou mas quem e responsavel pelo cartao de credito e ela td vai ser no nome dela tem como ela assinar os documentos mesmo ela estando longe e anexar via email.?
    So vou ser a condutora adicional .

    • CarroAluguel 05/09/2022 at 2:21 pm - Responder

      Boa tarde, Elaine! Para locação de pessoa física, as locadoras exigem a presença do titular do cartão de crédito no momento da retirada, independente do aluguel ter sido pago antecipado. Se reservou o carro pela CarroAluguel, qualquer outra dúvida você pode estar falando com a nossa equipe de atendimento pelo Whatsapp ou ligação no 0800 008 5950.

  27. barbara 01/11/2022 at 1:28 am - Responder

    Tem como eu (com habilitação vencida) alugar com meu cartão de crédito um carro e colocar motorista adicional para ser o principal condutor?

    • CarroAluguel 17/11/2022 at 3:11 pm - Responder

      Olá, Barbara!
      Atualmente somente é possível alugar com CNH vencida dentro dos 30 dias permitidos pelo Detran.
      Algumas locadoras permitem que uma pessoa apresente o cartão (responsável financeiro) e outra fique como condutor, desde que ambos estejam presentes no dia da retirada.

  28. Vinícius 25/11/2022 at 11:39 am - Responder

    Minha esposa reservou um carro , porém não possui CNH, eu serei o condutor, isso pode

    • CarroAluguel 29/11/2022 at 4:53 pm - Responder

      Olá, Vinícius. Algumas locadoras permitem que uma pessoa apresente o cartão e outra conduza, desde que ambos estejam presentes no dia da retirada e mediante taxa adicional. Caso sua esposa tenha reservado pela CarroAluguel.com, consulte as opções com a nossa central de reservas.

    • Daniel 23/01/2023 at 12:49 pm - Responder

      Boa tarde minha mãe está viajando para exterior preciso alugar um carro. Ela pode assinar via online o contrato e me colocar como condutor

      • CarroAluguel 23/01/2023 at 4:47 pm - Responder

        Olá, Daniel! Tudo bem? Para locação no Brasil será obrigatório presença do titular do cartão de crédito no momento da retirada.

  29. Jussara Goncalves de almeida Torres 06/02/2023 at 12:45 am - Responder

    Oi meu vizinho alugou um carro e deixou com meu marido que não e habilitado e ontem na blitz ele levou a multa por não ser habilitado categoria b e por estar com habilitação atrazada Categoria A o que vai acontecer com a locadora quando ela receber as multas? Da processo ou quebra de contrato?

    • CarroAluguel 22/02/2023 at 4:07 pm - Responder

      Olá, Jussara! Conforme previsto em contrato, as multas são debitadas automaticamente no cartão de crédito do locatário. Sugerimos manter contato direto com a locadora em questão, para obter maiores informações sobre quebra de contrato.

  30. Andre 19/02/2023 at 12:55 pm - Responder

    Vou alugar um carro na Europa, mas o condutor adicional não estará presente no momento da retirada. Consigo manter a pessoa como adicional, mesmo sem a presença dela na hora da retirada?

    • CarroAluguel 22/02/2023 at 4:04 pm - Responder

      Olá, André! Tudo bem? Não, o condutor adicional precisa estar presente para a apresentação dos documentos. Somente no dia da devolução é possível estar apenas um dos motoristas presente.

  31. Daniel 12/05/2023 at 6:37 am - Responder

    Olá, sou brasileiro mas não tenho carteira no Brasil e sim fora, em outro país.

    Minha carteira vale no Brasil e posso alugar carro?

    • CarroAluguel 12/05/2023 at 4:39 pm - Responder

      Olá, Daniel! A locadora aceita CNH estrangeira mediante apresentação do passaporte do mesmo país de origem da CNH.

  32. […] adicional: Outro ponto importante a se considerar é a política de condutores adicionais. Se você planeja compartilhar a direção com outra pessoa, é crucial que essa pessoa seja […]

  33. Victor Gustavo Guerra 30/05/2023 at 12:21 pm - Responder

    Boa tarde, no caso eu estou pretendendo alugar o carro para meu uso no fim de semana, mas na segunda tenho que devolver ele, porém não consigo, caso eu peça para um amigo entregar ele pra mim, tem algum problema?

  34. Marcos 29/01/2024 at 6:08 pm - Responder

    Tenho restrições em meu CPF, porém só vou ser um condutor adicional tem condições de alugar dessa forma com o titular do aluguel estando tudo ok ?

    • Luciana 31/01/2024 at 1:45 pm - Responder

      Oi Marcos! A restrição no CPF por si só não é um impeditivo! Todas as pessoas envolvidas no contrato, titular do cartão e condutor, passam por uma análise realizada apenas em loja no dia da retirada do veículo. A partir desta análise, a locadora informa se há alguma restrição para a aprovação do cadastro.

Deixe seu comentário