Confira 8 dicas divertidas para viagem em família

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Ah, como é bom viajar! Passear com os filhos, relaxar, conhecer novos lugares, fabricar novas memórias! Quando as férias escolares começam a se aproximar é a hora de planejar a nova aventura em família. E para auxiliar, listamos algumas dicas divertidas para viagem em família. Confira!

1. Pense em jogos e brincadeiras

Durante a viagem as crianças costumam ficar mais agitadas e entediadas ao ficar dentro dos carros. O jeito então é encontrar distrações para que o tempo para elas passe mais rápido!

Inventar brincadeiras que estimulam a mente para mandar o tédio embora é uma excelente maneira de distrair os pequenos, e bons exemplos disso são jogos de adivinhação, palavra musical (quando alguém fala uma palavra e as outras pessoas devem cantar uma canção com ela), trava-línguas etc.

A viagem deve ser um momento de lazer, e as brincadeiras ajudarão a fazer com que todo mundo entre no clima, inclusive os adultos, que também conseguem deixar a preocupação e o estresse do dia a dia de lado.

2. Escolha a trilha sonora da viagem

Uma boa playlist pode fazer a diferença na hora de pegar a estrada e determinar a interação dos filhos na viagem. Os hits clássicos, que todos gostam, são a melhor escolha, já que vocês podem passar o tempo cantando juntos e se divertindo pela rodovia.

Vale a pena fazer um mix de músicas levando em conta o gosto musical de todo mundo, afinal todos precisam se entreter na trip. Além disso, não se esqueça de colocar canções que marcaram momentos e outras aventuras em família, para começar a entrar no clima!

3. Determine as paradas obrigatórias

Uma das partes mais bacanas das viagens em família é o trajeto até o destino final, que, mesmo sendo cansativo, pode render boas lembranças para todos.

É preciso então estipular as paradas obrigatórias do roteiro, que farão com que todos anseiem por esse momento, e podem ser desde pontos turísticos, como museus, paisagens, monumentos, etc., até lugares tradicionais, como restaurantes que a família sempre frequenta, uma loja de artesanato, entre outros.

4. Leve lanchinhos

Comer é muito bom, não é? Nas viagens, o que não pode faltar é um aperitivo para degustar no caminho. Esses lanchinhos ajudam a manter as crianças pacientes e mais felizes durante o percurso de carro, já que tiram a sua ansiedade.

No entanto, lembre-se que essas comidas não devem ser apenas junk foods; é importante que a criança consuma coisas saudáveis durante o caminho, como frutas e vegetais, além de tomar água, para evitar passar mal. Claro que um snack “não saudável” também é permitido, desde que com moderação!

5. Escolha destinos apropriados para todos

Pesquisar lugares legais tanto para crianças como para adultos é uma ótima dica, pois permite que todos se distraiam no passeio.

Lugares atrativos apenas para adultos podem aborrecer as crianças, que tendem a ficar menos pacientes e a não gostar do que estão visitando, o que também pode acontecer com os mais velhos, e por isso é fundamental chegar a um equilíbrio.

Encontrar o destino ideal para todos os membros da família permite que todos se divirtam e criem memórias inesquecíveis da trip.

6. Adquira souvenirs

Para materializar suas memórias, nada melhor do que levar lembrancinhas dos lugares visitados! Visite lojas de souvenirs para adquirir algumas pequenas coisas que relembrem as férias.

Muitas famílias gostam de fazer coleções de determinados objetos de cada passeio, como, por exemplo, copinhos, ímãs de geladeira e chaveiros, e a busca para encontrá-los pode ser mais divertida do que você imagina!

7. Reúna distrações para a viagem

Algumas vezes, durante o percurso, os pais precisam de concentração para analisar o trajeto e o mapa, mas a bagunça do banco traseiro pode sair do controle e impedir que isso aconteça de forma tranquila.

Uma forma de lidar com crianças em viagem de carro é ter distrações, e bons exemplos disso são os eletrônicos, como smartphones, DVD players, tablets, e-books, mp3 players etc. Esses dispositivos são ótimos aliados dos pais quando estes precisam de tempo, e podem manter o silêncio e a paz do veículo quando necessário.

Portanto, esteja sempre preparado para essas ocasiões; encontre todos os carregadores, abasteça os aparelhos de energia e mantenha-os por perto, com fácil acesso.

Aluguel de Carros online

No entanto, lembre-se que é fundamental que exista o tempo livre dos aparelhos eletrônicos, que não devem ser usados com muita frequência pelas crianças. Fique sempre equipado, mas dê preferência para as brincadeiras e os jogos entre família.

8. Baixe aplicativos para te auxiliar

Hoje em dia, existem muitos aplicativos que podem ajudar a planejar viagens, desde roteiros que podem ser feitos, reserva de hotéis, aluguel de carros, etc. Então, mantenha seu celular atualizado com as opções de programas que vão te auxiliar antes do passeio e que também podem ser necessárias durante ele.

Além disso, é importante que se tenha um GPS ao alcance dos adultos, é possível baixar um aplicativo de GPS de sua preferência, e configurá-lo conforme suas necessidades.

Dicas divertidas para viagem

Viajar em família é a melhor forma de criar lindas lembranças, além de histórias engraçadas para contar. Não há nada melhor do que passar tempo com as pessoas que você mais ama, além de conhecer novos lugares, pessoas e culturas.

É claro que alguns problemas e dores de cabeça podem ocorrer durante a jornada, mas se você prestou atenção às dicas divertidas para viagem em família, está preparado para enfrentá-los. Então aproveite seu parceiro e seus pequenos, que são a melhor companhia que se pode ter nessa aventura.

Se você gostou do texto, compartilhe! E não esqueça,  curta nossas páginas no Facebook, Twitter e Google+ e fique por dentro de nossas novidades!

 

Ebook planejamento de viagem


 

Um comentário

  1. […] se pensa em viagens e passeios, um dos aspectos que requer planejamento são as alternativas para sua locomoção ao chegar no […]

Deixe seu comentário