Salão do automóvel

Salão do automóvel: quais são os melhores no mundo?

Atualizado em: 24/08/2023

salão do automóvel é a ocasião ideal para as montadoras apresentarem suas novidades e lançamentos futuros para o mercado. Afinal, é onde se encontram especialistas, jornalistas da área e representantes de empresas de todos os ramos da indústria automobilística. E o mais importante: é um evento aberto a aficionados por carros e ao público em geral.

Assim, é nessas cerimônias que as maiores fabricantes do mundo todo disputam corações e mentes, mostrando designs inovadores e aperfeiçoamentos tecnológicos para seus veículos. Também são apresentadas as inovações que prometem revolucionar os transportes rodoviários, como os carros autônomos e os híbridos.

Por tudo isso, os salões do automóvel são uma ótima opção de passeio para os amantes de carros, além de serem os eventos mais relevantes do setor. Mas, entre tantos, quais são os maiores e melhores salões no mundo?

Os 7 mais importantes salões do automóvel no mundo

Nos salões do automóvel, tanto montadoras como empresas de acessórios para carros aproveitam a notoriedade e o clima de festa para anunciarem seus veículos novos, protótipos e soluções inovadoras. É um evento de divulgação, para a imprensa e o público, das tecnologias que veremos nas ruas e estradas nos próximos anos.

Por isso, os principais eventos estão localizados próximos aos grandes mercados consumidores ou às sedes das maiores montadoras do mundo, onde, geralmente, concentram-se parques industriais e tecnológicos do setor.

Abaixo, confira nossa lista dos 7 principais salões do automóvel e um pouco da história e dos motivos que os tornam relevantes para o mercado internacional!

1. Salão do Automóvel de Genebra

Apesar de ser uma exceção à regra, pois a Suíça não é sede de montadora e nem um grande mercado consumidor, o Salão Internacional de Genebra é um dos mais importantes por estar em uma posição geográfica central na Europa. Isso facilita o acesso do público e da imprensa dos quatro cantos do continente, além de permitir o encontro das maiores indústrias europeias, como a alemã, a britânica, a francesa, a italiana e a sueca.

Salão do Automóvel de Genebra

É em Genebra que montadoras do mundo todo tradicionalmente apresentam seus supercarros para o público europeu, apaixonado por altas velocidades. O salão suíço ocorre anualmente, no mês de março, sendo a maior mostra de carros do primeiro semestre.

2. Salão do Automóvel de Frankfurt

Salão de Frankfurt, na Alemanha, é considerado a maior exposição de veículos automotores do mundo. São mais de 200 mil metros quadrados visitados por mais de um milhão de pessoas a cada edição.

Também conhecido como IAA (Internationale Automobil-Ausstellung), o salão de Frankfurt é organizado pela Associação da Indústria Automotiva Alemã e ocorre anualmente, revezando entre veículos de passeio (anos ímpares) e comerciais (anos pares).

Salão do Automóvel de Frankfurt

Além dos esportivos e das mais novas tendências de mercado, Frankfurt é, também, uma vitrine recorrente para o lançamento de conceitos, fazendo do evento um desfile dos carros mais bonitos do mundo.

3. Salão do Automóvel de Detroit

Apesar de ser considerado decadente e de perder espaço para os salões de Nova Iorque e Los Angeles, o North American International Auto Show em Detroit continua sendo o maior e mais charmoso dos Estados Unidos.

Realizado de ano em ano no mês de janeiro, o Salão de Detroit carrega consigo toda a aura e história da cidade que liderou o auge da indústria automobilística norte-americana com seus muscle cars. Por isso, muitas fabricantes do país ainda insistem em apresentar suas novidades nesse evento, mantendo-o como o maior dos EUA.

Salão do Automóvel de Detroit

Além disso, em Detroit é feita a divulgação dos vencedores dos prêmios de Carro e Caminhão do Ano, conferindo à mostra uma relevância maior no cenário internacional.

Aluguel de Carros online

4. Salão do Automóvel de Tóquio

O Japão é conhecido pelo alto investimento no desenvolvimento de novas tecnologias em eletrônica e robótica. E o Salão de Tóquio não é diferente. É o evento do setor automobilístico com maior tradição em apresentação de carros-conceito e protótipos de automóveis com inovações como inteligência artificial, conectividade e combustíveis alternativos.

Salão do Automóvel de Tóquio

Além disso, é conhecido também por ter a participação das famosas fabricantes de motocicletas do país, sendo a maior mostra do tipo no continente asiático. O Salão de Tóquio acontece a cada dois anos em outubro e encerra o circuito dos grandes salões e feiras de automóveis.

5. Salão do Automóvel de Paris

Revezando a exposição de veículos de passeio com Frankfurt, o Salão Mundial do Automóvel de Paris acontece nos anos pares, tornando-se, então, o maior evento do setor na Europa. É conhecido pela exibição de carros clássicos restaurados, além das novidades das fabricantes europeias, especialmente das anfitriãs francesas.

Salão do Automóvel de Paris

Promovido pela Associação das Fabricantes Francesas de Automóveis, o Salão de Paris é considerado o evento ideal para a apresentação de carros luxuosos e de novidades que influenciarão o mercado consumidor do continente no ano seguinte. A feira francesa também é realizada no mês de outubro.

6. Salão do Automóvel de Xangai

O mercado consumidor chinês, com mais de um bilhão de habitantes, é o grande objetivo de qualquer fabricante de automóveis no mundo. E o Salão de Xangai é a principal porta de entrada para ele.

Por isso, a cada edição, a feira se torna maior e mais importante, com a participação cada vez mais agressiva das montadoras norte-americanas e europeias em busca de contratos com o governo chinês e espaço para seus produtos.

Salão do Automóvel de Xangai

Mas também as montadoras do gigante asiático aproveitam a visibilidade do evento para divulgar suas novidades ao mundo e mostrar que não devem mais nada em design e engenharia às indústrias mais tradicionais. O Salão de Xangai acontece de dois em dois anos, no mês de abril.

7. Salão do Automóvel de São Paulo

Por último, não poderíamos deixar de mencionar o maior salão de automóveis da América Latina, o Salão do Automóvel de São Paulo. Com um número enorme de participação do público (aproximadamente um milhão de visitantes), o evento já é considerado o quarto maior do mundo e vem crescendo em importância ao se tornar a principal vitrine das novidades para os maiores mercados do subcontinente.

Salão do Automóvel de São Paulo

O salão paulista acontece a cada dois anos desde 1960 e, desde então, apresentou os carros mais marcantes já produzidos no Brasil, como na edição de 1968, na qual foram lançados, juntos, o Ford Corcel e o Chevrolet Opala.

Salão do Automóvel

Por reunir imprensa especializada, montadoras e fabricantes de peças e acessórios e apaixonados por carros em geral, o salão do automóvel é o evento ideal para a divulgação de novos produtos, tecnologias e conceitos. Por isso, as melhores feiras do mundo contam com investimento pesado das grandes marcas do setor, visando influenciar tendências e ganhar fatias maiores dos mercados consumidores.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe com seus amigos e conhecidos nas redes sociais!

Ebook Roteiros de viagem de carro


 

Deixe seu comentário