A geração millennials valoriza mais a experiência? Entenda aqui!

Atualizado em: 24/08/2018

Você já ouviu falar sobre a geração millennials? Sabe ao menos o que este termo significa? Já tem um tempo que essa denominação vem sendo utilizada por especialistas para identificar pessoas com características semelhantes e que tenham uma mesma faixa etária, como a geração X, que faz referência a população que nasceu entre a década de 20 e a década de 40.

Por outro lado, não só os estudiosos, mas muitos curiosos também costumam sentar para discutir e comparar os hábitos, pontos fortes e pontos fracos dos grupos de pessoas nascidas em uma determinada geração. Gerações que antes perduravam por cerca de 25 anos, mas que hoje, devido a rápidas mudanças comportamentais, não se estendem por mais de uma década.

Sendo assim, neste artigo, contaremos para você um pouco mais sobre a geração millennials, suas características, faixa etária e seus comportamentos. Além disso, abordaremos também a questão da posse para esses indivíduos. Será que eles são mais apegados aos objetos materiais ou a experimentar diferentes experiências?

Por fim, revelaremos o que esse comportamento tem a ver com o aluguel de carros e como os millennials tiram proveito disso!

Animado para desvendar esse mistério? Então venha conosco!

O que a geração millennials esconde por detrás dela?

Sucedendo os Baby Boomers (46 – 65) e o pessoal da geração X (31 – 45), os millennials, também conhecidos como a geração Y, são basicamente jovens de faixa etária entre 25 e 35 anos (o que pode vir a diferir um pouco de sociólogo para sociólogo). Sua significância é tão grande que essa geração já representa a maior parte da população na América.

A grande característica deste grupo de jovens está no Viver e não no Ter, ou seja, preferem viver momentos gratificantes do que ter bens materiais para poder se sentir mais seguros ou felizes com a vida. O grande foco está no que um evento pode trazer de experiência para eles.

Os millennials também são muito mais conectados e ligados a novas tecnologias. De acordo com uma pesquisa global realizada pela TNS Brasil, um jovem dentro dessa faixa de idade chega a passar ao menos cerca de um dia inteiro por semana na frente dos celulares. Esse número só tende a crescer nos próximos anos e para as próximas gerações.

Outra característica evidente se revela no campo profissional. Ao contrário da geração anterior, os millennials tendem a mudar de emprego a cada três anos e buscam ambientes mais colaborativos, onde possam exercer as suas qualidades de trabalhar em equipe e fazer novas amizades.

A possibilidade de ter autonomia e de poder colocar suas opiniões em discussões no ambiente de trabalho também é um ponto importante. Por fim, preferem um chefe que seja mais um tutor, que ensina novas habilidades e competências, em vez de alguém que só sabe cobrar e dar ordens.

No lazer, as preferências se concentram em eventos, shows, esportes e viagens — algo que possa gerar alguma experiência, mesmo sendo positiva ou não. Isto reforça mais a redução no interesse pela posse de bens materiais, assunto que falaremos no tópico logo abaixo.

 

Como a geração millennials lida com a posse?

Como já pode ficar claro no texto, os millennials não são aficionados em ter bens materiais, isso não é prioridade na vida deles. Esse fato se expande para todas as áreas da vida desse grupo. Como falamos, no trabalho não se tem um costume de passar um tempo elevado no mesmo cargo.

A próxima curiosidade está nas relações pessoais, mais especificamente no assunto referente ao casamento. Apesar de querer se casar e construir uma família, isso não é mais uma prioridade para o millennial. Temas como a estabilidade financeira e desenvolvimento profissional acabam tendo uma maior importância em suas vidas.

Essa característica também é observada na relação com bens pessoais antes tão desejados, como a casa própria e carro. A vontade de comprar uma casa própria e de ter um carro só seu não entram mais na cabeça desses jovens. Para eles, é preferível pagar aluguel, ter uma flexibilidade e mobilidade maior, menos custos e menos dor de cabeça.

Dessa forma, fica mais fácil perceber que realmente a experiência é o que mais conta para essa geração. Uma vida sem dinamismo e sem novidades é uma vida sem graça para a maioria desses jovens: é preciso buscar algo a mais para a vida valer a pena.

O que isso tem a ver com o aluguel de carros e quais são as vantagens vistas pelos millennials?

Ao chegar nesse ponto, já podemos perceber a ligação que os millennials têm, não só com o aluguel de carros, mas também com os serviços de mobilidade urbana, como os aplicativos de motoristas particulares.

O fato de não ser necessário ter um carro todo dia, ou a todo momento, fez com que esse grupo antenado de pessoas percebesse que poderia ser muito mais barato chamar um carro por meio de um aplicativo ou alugar um veículo quando conveniente.

Para viagens ou dias em que a expectativa de quilometragem é alta, percebe-se que a melhor saída é realmente alugar um carro. Assim, os gastos com os aplicativos não são tão elevados e também não há a necessidade de realizar manutenção ao final do uso.

Outro ponto que atrai essa geração é a possibilidade de pegar um carro diferente a cada aluguel, como veículos esportivos, carros mais confortáveis ou luxuosos — o que traz uma experiência, um dinamismo maior do que ter o seu próprio carro.

Infelizmente, chegamos ao fim do nosso texto sobre a geração millennials, elencando os seus costumes e, ao final, relacionando seus hábitos com o mercado de aluguel de carros para esse grupo. Quem diria que o comportamento de uma geração pode influenciar de maneira tão positiva e benéfica no contexto de uma sociedade, em um assunto tão específico, não é mesmo?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa peculiar geração millennials? Conhecer as gerações passadas, futuras e, principalmente, a nossa nos faz compreender e entender muitas coisas que acontecem ao nosso redor. Continue por dentro de assuntos interessantes como este e leia agora mesmo o nosso artigo sobre os melhores lugares para se viajar em cada mês do ano!

Deixe seu comentário