Tire suas dúvidas sobre a nova placa padrão mercosul

Atualizado em: 01/08/2018

Você sabia que faltam poucos meses para que as placas de veículos brasileiros passem a adotar o mesmo padrão de modelo da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e da Venezuela? A nova placa do Mercosul já deveria ter sido adotada há dois anos, mas teve esse prazo prorrogado duas vezes pelo Governo Federal. Dessa vez, uma resolução publicada no Diário Oficial da União aponta o dia 1º de setembro como o limite para a implantação da novidade.

A substituição começará pelos carros zero quilômetro, além daqueles que forem transferidos de município ou de dono, ou em todos os demais casos em que há obrigatoriedade de se trocar a identificação. Nos demais casos, o prazo para uso da nova placa do Mercosul é até o dia 31 de dezembro de 2023.

Mais de 100 milhões de veículos nos cinco países vão utilizar essa padronização, ao estilo do sistema integrado já adotado na União Europeia. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Fique atento à leitura deste artigo!

Qual a origem do tratado?

Essa ideia de padronização de identificação da frota de veículos nos países do Mercosul é antiga: as primeiras conversas sobre isso ocorreram ainda em 1994. O objetivo é controlar e facilitar a circulação dos carros entre as fronteiras, pois os dados deles estarão armazenados em um chip instalado na placa. O processo começou na Argentina e no Uruguai, em 2015.

A padronização é justificada pelos governos dos cinco países pela segurança nas viagens entre eles. Também para que seja mais eficiente a identificação de veículos furtados ou roubados, por exemplo, e levados para locais onde ela será implantada.

Por que o governo suspendeu a implantação?

A última vez que o governo suspendeu a implementação da padronização ocorreu em 2017. Na época, o Departamento Nacional de Trânsito informou que havia muitas divergências com respeito aos direitos trabalhistas de alguns grupos de estampadores de placas. Por isso, foi criado um grupo de trabalho que estudou a legislação para que não houvesse, segundo o órgão, prejuízo ao trabalho desses profissionais.

Como é a nova placa do Mercosul?

Atualmente, a placa tem três letras e quatro números. A partir de setembro, isso será invertido: quatro letras e três números, podendo ser embaralhados, a exemplo do que é feito na Europa. A cor de fundo será sempre branca, independente do uso do carro (mesmo os comerciais ou diplomáticos).

A identificação deles por cores será nas letras: preta para os de passeio, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, verde para os veículos em teste, dourada nos diplomáticos e prata para os carros de colecionadores. As medidas da placa não vão mudar, permanecendo 40 centímetros de comprimento por 13 centímetros de largura.

Haverá marcas d’água na diagonal, com o nome do Mercosul e do país de origem do carro. Para evitar falsificações, será instalada uma tira holográfica do lado esquerdo. Por fim, na parte superior da placa, estará o nome do país. Na lateral direita ficarão os nomes do município e do estado, além de seus respectivos brasões.

Como obter a nova placa do Mercosul?

As empresas autorizadas a produzir a nova placa do Mercosul serão credenciadas pelo Denatran, por meio das delegacias de trânsito de cada município. Isso vai ser feito para que não haja mais diferenças no material e em outros detalhes da patente, como ocorre atualmente. Para obter a placa padronizada, basta procurar as credenciadas e fazer o procedimento da mesma foram como ele acontece hoje em dia.

Como devo proceder se eu trocar de cidade ou se o carro trocar de dono?

A partir de 1º de setembro, como mencionamos, todas essas situações já passarão a ser incluídas na resolução. Isso significa que as placas que têm de ser trocadas já deverão ser substituídas pelo novo modelo. Quem tiver um veículo usado, não se enquadrar nessas situações, mas preferir antecipar a mudança, também estará autorizado a fazer isso.

Para que serve o chip e o QR code na nova placa?

A nova placa do Mercosul tem como uma de suas principais características a instalação de um chip com criptografia desenvolvida especialmente para o Denatran. Nele, haverá um número de série único para cada veículo. Assim, todos os dados sobre o automóvel — desde a fabricação até documentação, multas e percursos — estarão registrados, evitando problemas com clonagem de placas, por exemplo, e facilitando a localização de carros roubados.

A tecnologia é semelhante à usada pelas empresas que usam pagamento por créditos em pedágios e estacionamentos. Essas informações serão captadas por meio de antenas instaladas em locais estratégicos. Os chips permitirão a identificação dos carros por radiofrequência, o que permite a fiscalização, a verificação de dados como licenciamento, multas e IPVA, entre outros.

Os procedimentos de aduana para os veículos comerciais também prometem ser beneficiados pelo uso da nova placa do Mercosul, em especial pela desburocratização dos processos e pela maior agilidade na identificação dos carros. Além da marca d’água e do chip, também haverá um QR code com a identificação da empresa que fabricou a placa, a data e o número de série. Isso também deve dificultar a ação de falsificadores.

Vai ser preciso usar o lacre?

Com toda essa tecnologia implantada, não será mais preciso que as placas venham acompanhadas do lacre. Isso deve trazer alguma economia ao bolso dos motoristas, já que ele frequentemente se rompia, tendo de ser substituído para não gerar infração e multa para o motorista.

Qual será o preço da nova placa do Mercosul?

Essa é uma das únicas informações ainda não reveladas nem pelos órgãos de trânsito, nem pelas empresas credenciadas que farão a troca do material. Uma estimativa feita por especialistas aponta que ela custará entre R$ 120,00 e R$ 200,00.

Toda mudança referente à sinalização dos veículos acaba, num primeiro momento, causando dúvidas aos motoristas. Foi semelhante com a implantação da carteira de habilitação digital. Mas a padronização desse modelo a ser usada nesses cinco países do Mercosul promete reduzir a burocracia, aumentar a segurança e facilitar o trabalho dos órgãos de trânsito.

Você tem alguma dúvida sobre como obter a nova placa do Mercosul? Tem alguma dica para quem vai tirar a sua? Deixe um comentário no post e vamos trocar experiências!

Deixe seu comentário