As principais categorias de veículos para aluguel

Atualizado em: 23/08/2023

Como assim categorias de veículos? A gente explica! No aluguel de carros, a reserva nunca é feita com base em um modelo  de automóvel ou em uma marca específica. Na verdade, os automóveis são divididos em categorias. As categorias garantem os atributos principais de um grupo de veículos. Dessa maneira, mesmo que haja uma preferência do cliente, a locadora poderá entregar um carro similar, tudo isso depende da disponibilidade da empresa na data da retirada.

Existem muitas categorias de veículos disponíveis no mercado de locação, separamos as preferidas de quem aluga com frequência. Continue a leitura conosco para conhecê-las!

Categoria Pick-up: As pick-ups variam entre as compactas e as de porte grande, possuem cabine dupla, e motorização acima de 1.8. Existe versões com câmbio automático ou manual, atente-se a isso no momento da pesquisa. Conta com ar condicionado e direção assistida, e sobre combustível, geralmente são flex. Para passageiros, esses veículos acomodam até cinco pessoas e disponibiliza de um bom espaço para bagagem.

Categoria SUV: As SUVs são bastante procuradas para o aluguel, por oferecerem bastante conforto para os passageiros, e também espaço extra para bagagens. No geral, são carros para até cinco pessoas, mas alguns modelos acomodam até sete, verifique com a locadora contratada. Por serem veículos fortes, enfrentam qualquer chão e são ideais para todas as utilizações.

Categoria Compacto: Os compactos são carros que se derivam dos Econômicos, fazem parte de uma categoria de entrada, e seus motores são acima de 1.0. São quatro portas, acomodam até cinco pessoas e oferecem espaço limitado para bagagem. Contam com a comodidade do ar condicionado e da direção assistida. O câmbio no geral é manual, mas podem ser encontrados modelos automáticos.

Categoria Sedan: Por terem um habitáculo diferenciado dos passageiros, o porta-malas do sedan é amplo, podendo transportar uma boa quantidade de bagagem. São carros flex, com motorização entre 1.0 a 1.8. Acomodam cinco pessoas com muito conforto, por isso, são indicados para uso urbano e viagens!

Categoria Econômico: Uma das categorias de automóveis mais procurada é a dos Econômicos. Esses veículos são hatchback, com um porta-malas integrado e menor, possuem motor 1.0, e podem ser disponibilizados nas versões duas ou quatro portas. Acomodam de quatro a cinco pessoas, e são indicados principalmente para quem vai rodar na cidade.

Categoria Executivo: Os executivos são veículos para quem não abre mão de conforto! Modelos Sedans, flex, que oferecem ar condicionado, câmbio manual e direção assistida. Potentes, com motores que variam de 1.6 a 2.0. Acomoda até cinco pessoas, e tem capacidade para transportar uma boa quantidade de bagagens. Automóveis ideias para viagens, casamentos, e eventos em geral.

Categoria Automático: Essa categoria engloba carros com transmissão automática. Contam com um amplo porta-malas, e uma motorização bem variada, verifique no momento da pesquisa. São veículos quatro portas, e possuem capacidade para transporte de até cinco passageiros. Um de seus diferenciais é oferecer maior quantidade de acessórios!

Agora que você conhece as principais categorias de veículos, já pode fazer uma locação sem medo de errar! Para ter a melhor experiência, visite CarroAluguel.com. Nós somos um comparador pioneiro nesse ramo. Encontre variedade de automóveis, as melhores locadoras do Brasil, e ofertas acessíveis em um só lugar!

Para entender um pouco mais sobre os procedimentos da locação de automóveis, acesse o nosso ebook! É um guia para descomplicado pra lá de especial.

Deixe seu comentário