Imagem de um homem pegando uma mala de viagem do porta-malas, com o título: Dicas para organizar e acomodar malas

Viagem de carro: dicas para organizar e acomodar as malas

Atualizado em: 24/08/2023

Durante as férias e a alta temporada, uma cena é comum nas estradas: carros abarrotados com malas, sacolas, mochilas e objetos soltos nos bancos. Em meio à bagunça, os passageiros ficam incomodados, a visão do vidro traseiro fica comprometida, não há conforto para os viajantes e – o mais grave de tudo – a segurança de todos é colocada em risco

Nesse cenário, além de definir o roteiro, fazer reservas, pensar na alimentação durante o trajeto, calcular o combustível e escolher que itens levar, a viagem de carro também deve envolver um planejamento para acomodar e organizar as malas no bagageiro

A seguir, confira nossas dicas para fazer malas inteligentes e aproveitar ao máximo o espaço do veículo, viajando com tranquilidade! 

Bagagem desorganizada no carro: infrações, multas e riscos à segurança 

Com tanta bagagem de toda a família, nem sempre o porta-malas é o suficiente – mas isso não deve ser desculpa para atulhar o carro. A ação, inclusive, pode ser considerada infração grave com chances de multa, conforme previsto no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro. O quadro fica mais sério se houver obstrução da visão do motorista. 

Vale lembrar, ainda, que as bolsas, malas e itens soltos no carro são outro grande risco para motoristas e passageiros. No caso de frenagens bruscas e fortes impactos, os objetos podem ser arremessados no interior do veículo com grande força e acertar os ocupantes. Não vale a pena correr o risco! 

Nesse cenário, o ideal é separar um tempinho para fazer malas otimizadas (sem pecar pelo excesso!) e planejar a organização dos itens no bagageiro. No fim, esse cuidado é sinônimo de mais conforto, segurança e uma viagem tranquila para todos. Vamos às dicas! 

7 dicas valiosas para organizar a bagagem no carro 

1. Planejamento da viagem: faça uma lista 

Independentemente da distância percorrida, toda viagem precisa de um bom planejamento. O primeiro passo, assim, é analisar o espaço disponível e o que será preciso levar. Considere os seguintes fatores: 

  • duração da estadia no destino;
  • número de ocupantes do carro; 
  • itens que serão transportados;
  • número aproximado de malas;
  • condições climáticas; 
  • espaço disponível no veículo. 

Com essa análise prévia, você saberá com mais clareza o que deverá e poderá ser transportado. Atenção: se a ideia for alugar um carro, o volume de bagagens deve ser um dos principais critérios na hora da escolha do veículo ideal. O serviço, inclusive, pode ser muito interessante para viajar de acordo com as suas necessidades específicas. 

Evite também deixar para arrumar as malas na última hora, o que tende a atrapalhar a organização e fazer com que objetos sejam levados às pressas no interior do carro. Montar um pequeno checklist é o maneira mais certeira de garantir o planejamento! 

2. Escolha as malas certas e aposte em diferentes tamanhos 

As malas de material rígido são as mais resistentes e acomodam melhor o conteúdo, mas são mais volumosas e difíceis de encaixar. A dica, nesse sentido, é apostar em diferentes tamanhos, investir em um menor número de malas rígidas para levar a maior parte dos objetos e equilibrar com outros tipos de bagagem (mochilas e malas de tecido maleável, que se adaptam melhor ao espaço do porta-malas).

Com variedade de tamanhos e estilos, fica muito mais fácil acomodar os itens, principalmente em viagens longas com muita bagagem.

Dica 1: precisa de malas especiais ou com tamanhos específicos para sua viagem de carro? Uma aposta interessante é investir no aluguel de malas, no qual você usufrui de bagagens de qualidade com muita economia e praticidade, pagando apenas pelos dias utilizados. 

Dica 2: está em dúvida sobre quais malas escolher? As marcas Samsonite e Swisswin são boas pedidas, oferecendo resistência, proteção para o conteúdo e variedade de modelos. 

3. Fique de olho no peso da bagagem 

Atenção ao peso das malas! Todo carro possui a indicação de carga máxima que pode ser transportada em seu manual. Lembre-se de que, com peso em demasia, os veículos mudam seu “comportamento normal”: isso influencia na aceleração, na inclinação, na condução durante as curvas e no sistema de freio. 

Atente-se ao peso máximo e não ultrapasse esse limite: mais uma vez, é uma séria questão de segurança ao volante, além de evitar o desgaste do veículo. 

4. Acomode as malas mais pesadas primeiro 

Sim, a organização da bagagem no porta-malas tem toda uma ciência! Ao fundo do bagageiro, disponha os volumes mais pesados. Embaixo, coloque as malas maiores e rígidas. Por cima, vão as bagagens de tecido, menores e mais maleáveis (incluindo mochilas, bolsas e sacolas), além dos objetos frágeis. 

Outro fator importante é o equilíbrio do peso: divida a carga nos dois lados, evitando excesso em um dos cantos. O cuidado torna a condução mais fácil e segura, além de prevenir o desgaste da suspensão.  

5. Utilize sacos de organização a vácuo 

Ainda falando sobre organização inteligente da bagagem, uma dica esperta é apostar nos sacos selados a vácuo para acomodar itens mais volumosos como edredons, casacos, travesseiros e outras peças de roupa. Com a compressão desses objetos, é possível ganhar bastante espaço extra no porta-malas! 

6. Nada de objetos soltos no interior do carro! 

É importante ressaltar: nenhum item pode ser transportado avulsamente dentro do veículo. No caso de acidentes e movimentos bruscos, esses objetos podem se transformar em armadilhas agressivas e até mesmo fatais. 

Essa medida vale para qualquer parte do carro: tampa traseira, painel, bancos e porta-trecos. Em último caso, guarde os objetos no porta-luvas, debaixo dos bancos e nos bolsões de trás dos assentos dianteiros. 

Caso você viaje com crianças, eventuais brinquedos levados no interior do veículo devem ser pequenos, cabendo nos compartimentos internos. 

7. Antes de cair na estrada, faça um pequeno teste 

Para garantir a segurança dos itens e verificar a estabilidade da direção, dê uma volta após acomodar toda a bagagem. Sem exageros, teste frear mais bruscamente e observe a condução nas curvas mais acentuadas, observando se não há eventuais objetos soltos ou instáveis dentro do veículo. 

Se estiver tudo certo, sinal verde: a turma pode embarcar e viajar tranquila. 

E aí, gostou das nossas dicas para organizar a bagagem em uma viagem de carro? Esperamos que o conteúdo seja útil na sua próxima aventura. Deixe seu comentário e divida suas dicas e experiências conosco! 

Deixe seu comentário