Imagem de dois modelos de fuscas na rua, com o título: A evolução do automóvel

A evolução do automóvel no Brasil

Atualizado em: 24/08/2023

A evolução do automóvel no Brasil


Em clima de história e feriado da Proclamação, trazemos uma linha do tempo dos meios de transporte pessoais em território brasileiro, da origem de tudo até os modelos híbridos, com alguns carros destaque que marcaram o automobilismo. Conheça agora a evolução do automóvel no Brasil.


1889 – Vamos do começo, a carroça é considerada um dos locomotores pioneiros criados em todo o mundo. Ela surgiu com um mix de duas descobertas: a domesticação dos animais, e a invenção da roda. Seu uso se dava principalmente para transportar produtos e alimentos de um local para outro. Já a chegada no Brasil ocorreu junto da colonização portuguesa, no século XV. Durante o período de Proclamação da República era o meio de transporte mais utilizado. 


1919 – Uau! Tivemos um grande salto de 1889 para 1919, mas por um bom motivo: nesse ano a Ford se tornaria o 1º fabricante de veículos do Brasil. Assim, nascia o Ford Model T, o carro popular mais antigo da história, conceituado Carro do Século pela Global Automotive Elections Foundation. O modelo contava com 4 portas, acomodava 5 pessoas, e possuía motor 4 cilindros, chegando a uma velocidade máxima de 75km/h. Sua aposentadoria se deu em 1927, com mais de 15 milhões de unidades vendidas.


1959 – Como falar de história do automóvel sem citar o Fusca? O modelo da Volkswagen teve origem em 1938, mas veio para o Brasil apenas em 1959. O fenômeno do Fusca consagrou o título de carro mais vendido no mundo! Foram mais de 21 milhões de exemplares vendidos em 65 anos de produção, sendo o modelo único mais fabricado de todos os tempos. Sua despedida veio em 1996, mas os fãs desse clássico mantém sua memória viva até hoje.


1968 – Vamos para mais um carro que marcou época, o Opala. Um veículo brasileiro, fabricado pela Chevrolet entre os anos de 1968 a 1992. Foi o primeiro carro de passeio da marca, luxuoso e potente. Passou pelas versões Luxo, SS, Gran Luxo, Comodoro, Diplomata, Caravan e Caravan Comodoro. Em pouco tempo o modelo se tornou emblemático e chegou a ser viatura de polícia, além de carro oficial da presidência da república. Esse é um dos carros antigos mais amados do país. 


2019 – O futuro é hoje e o cenário automobilístico está sempre expandindo, com modelos inovadores como o Toyota Prius, lançamento da montadora em 2019. O veículo é um semi híbrido, que combina os motores elétrico e a gasolina. É econômico, sustentável, tecnológico e seguro, além de exibir um design incrível. Seu consumo dentro da cidade é de 18,9 km por litro! Já o preço estimado para venda fica por R$ 128.530,00 à vista. E aí curtiu?


Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e se você aprecia o universo dos carros, fique por dentro das novidades no portal CarroAluguel.com


Fontes: www.wikipedia.org | www.agro20.com.br | www.meios-de-transporte.info


Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.


Autonomia e liberdade de viajar no seu tempo e do seu jeito para onde você quiser.


Encontre e compare os melhores preços em dezenas de locadoras no Brasil e reserve online sem pagar nenhuma taxa adicional.


Pesquisar melhores preços

Deixe seu comentário