O que é taxa de retorno no aluguel de carros?

Atualizado em: 23/08/2023

 

A taxa de retorno nada mais é do que um serviço oferecido pela maioria das locadoras de veículos, quando o cliente precisa retirar o carro e devolver o mesmo em cidades diferentes. Por exemplo, em viagens na qual não se irá retornar para a cidade de origem. Para disponibilizar o serviço, a locadora escolhida necessita ter lojas próprias em ambos os municípios. 

 

Quando é preciso pagar taxa de retorno? 

A definição sobre o local de retirada e devolução de um veículo precisa estar clara logo na contratação do serviço. Essa opção influencia no preço final da locação. Para escolher como vai ser esse procedimento, observe os trajetos que você precisará fazer e pondere os gastos das opções oferecidas. A entrega em outro ponto custa um pouco a mais porque envolve o processo de retorno do veículo para sua origem posteriormente.

Também é preciso observar quais pacotes a locadora pode oferecer na questão de retirada e devolução. Há guichês que funcionam 24 horas ou com horário estendido, enquanto outros só trabalham no período comercial. Pode ser também que a retirada deva ser feita em um local, enquanto a devolução em outro, por questão de logística da empresa. Confirme isso com o atendente na hora da retirada. Mais informações você pode acessar neste post.

 

Quanto custa a taxa de retorno?

O valor da taxa de devolução varia de locadora para locadora, mas geralmente é uma tarifa calculada com base na distância em quilômetros entre os dois municípios. O custo médio praticado entre as empresas de locação é de R$ 1,50 por quilômetro de distância entre as duas cidades (o cálculo é feito com base na distância entre as lojas, e não da quilometragem rodada com o veículo). Por fim, o cliente irá pagar o preço total do aluguel + o valor da taxa de retorno.

 

É possível alugar um carro sem taxa de retorno?

Algumas locadoras trabalham com promoções relâmpago, nas quais não há cobrança de taxas. Esse é um evento raro e muito vantajoso para o locatário, por isso, vale a pena pesquisar.

Caso queira acompanhar as nossas promoções, você pode estar seguindo nossa página em nossas redes sociais ou conferir diretamente no nosso site. 

 

Devolver carro alugado em outra cidade é uma opção que pode ajudar você a poupar tempo e conseguir se deslocar com mais facilidade. Agora que já conhece as dicas de como fazer isso, dá para garantir o melhor da sua locação e evitar gastos além do previsto. É sempre bom saber detalhes que podem ajudar você nas viagens e na hora de resolver problemas.

4 Comentários

  1. Wanderley Almeida 30/12/2022 at 9:40 am - Responder

    Talvez final de setembro de 2023 alugarei um carro simples para ir de Recife a João Pessoa e volta para
    Recife
    Entregarei o carro no mesmo lugar retirado .
    Pergunto como fazer , Irei reservar por 48 horas , porém posso atrasar e entregar com 03 horas a mais como pagarei.
    Tem que ser 24 horas completas.ou acrescimo é proporcional .
    Eis minha dúvida para alugar um carro.

    • CarroAluguel 17/01/2023 at 9:11 am - Responder

      Olá, Wanderley Almeida.
      Algumas locadoras possuem o limite de diárias maior, mas isso você pode estar confirmando durante a sua solicitação de reserva com o nosso callcenter, pelo 0800 008 5950.

  2. Karen 20/02/2023 at 1:59 pm - Responder

    Ola! Existe alguma locadora q nao esta cobrando taxa de retorno? Ou q esteja com esse valor em promoção?

Deixe seu comentário