Cuidados para dirigir melhor à noite

Avalie

Dirigir depois que escurece é um desafio para muitos motoristas, principalmente para os que possuem pouca prática. A sorte é que com alguns cuidados simples, essa atividade pode ser mais leve e segura. Vem com a gente conhecer dicas essenciais para pegar o volante à noite e cair na estrada!

Check-up: antes de sair de casa revise o veículo e cheque se está tudo em ordem, como a qualidade do freio, a luminosidade dos faróis, a posição dos espelhos e a limpeza do para-brisas. Passe em um posto de combustíveis para checar a água e o óleo do motor, também calibre os pneus. Com tudo em plena funcionalidade, você garante que alguns imprevistos não aconteçam, e que o carro não irá te deixar na mão. 

Devagar e sempre: tire o pé do acelerador, no escuro fica difícil enxergar buracos e desníveis na pista, além de que, caso o veículo da frente faça uma manobra brusca, você precisa ter um tempo de respiro para frear. Durante o dia, essas situações são mais simples pois a visibilidade é alta, já ao cair da noite ela baixa, e sabemos que muitas rodovias brasileiras não contam com iluminação adequada. Na dúvida, opte sempre pela direção defensiva! 

Descanse: pegar a estrada cansado aumenta a desatenção e ainda há o risco de você “piscar” enquanto dirige. Por isso, se você irá fazer uma viagem longa, se planeje e na noite anterior, durma cedo, para que o sono esteja em dia durante o percurso.

Outra atitude positiva é dispensar as bebidas a base de cafeína, que dão um “gás” inicial, porém conforme o tempo vai passando, você vai se sentindo cansado novamente. 

Faça pausas de tempos em tempos: estacione o carro e vá esticar as pernas, beber água e usar o banheiro, talvez até comprar um snack na loja de conveniência do posto de gasolina. Essas voltinhas fazem toda a diferença na hora da fadiga. 

Caso você esteja se sentindo sonolento, vale a pena também parar para descansar, achar um hotel e pernoitar ou tirar uma soneca no carro, claro, em um local seguro. 

Trilha sonora perfeita: a música é a verdadeira companheira dos motoristas, então ligue o som, escolha faixas animadas e cante junto! Hoje em dia existem inclusive playlists ideais para pegar a estrada no melhor clima, o que não faltam são opções. 

Essas foram as dicas CarroAluguel.com para motoristas noturnos! Esperamos que você tenha gostado do texto e que agora consiga dirigir à noite mais seguro e cheio de segurança, seja com veículo próprio ou com carro alugado. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco no fone: 4003 6851

Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *