Dicas para conservar seu carro limpo e com cara de novo

Atualizado em: 24/08/2023

Ter um carro em mãos, seja ele comprado ou alugado, é sempre uma responsabilidade grande. Cuidados com a limpeza dos bancos, conservação da lataria e pintura são essenciais para que o automóvel esteja sempre com cara de novo e com uma aparência agradável e aconchegante para quem vai entrar e trafegar nele. Aspectos como chuva, folhas secas, fezes de aves, barro e poeira são apenas alguns exemplos de fatores que, se não ganharem a devida atenção, podem comprometer a pintura e beleza do automóvel.

Acompanhe algumas dicas de como conservá-lo e quando for alugar carro seja cuidadoso para que o próximo locatário desfrute de um automóvel em condições tão boas quanto as que você encontrou quando o alugou. Além disso, a atenção com a conservação do veículo também é importante para que, quando for devolver o carro à locadora, você não precise pagar por danos como riscos, arranhões, amassados ou sujeiras no interior do automóvel.

A parte externa

– Mantenha o carro sempre limpo por fora. Para isso, procure lavá-lo uma vez na semana e, se o carro não estiver cheio de barro ou poeira, não passe disso. Seja ecologicamente correto e ajude a evitar o desperdício de água com lavadas sem precisão.

– Sempre que retornar de regiões litorâneas, não deixe de lavar o automóvel, pois a maresia é muito prejudicial à lataria e, com o tempo, a ferrugem dá ao carro um aspecto de velho e mal cuidado.

– Sempre que possível, lave o carro na sombra, pois os raios solares reagem sobre os produtos químicos que são passados na lataria, levando ao surgimento de manchas na superfície do automóvel.

– Antes de começar a limpeza da lataria, procure jogar um jato de água por todo o carro, com o intuito de retirar pequenas partículas de areia ou outras substâncias que possam estar sobre a superfície e viriam a riscar e danificar a pintura do veículo. Para isso, use um balde ou uma mangueira de pouca pressão, evitando que jatos mais fortes arrastem as partículas de sujeira e terminem por arranhar a lataria.

– Use os produtos específicos para lavagem de carros. Em hipótese alguma utilize produtos de cozinha como detergentes ou outros limpadores como solventes e até querosene. Eles irão manchar toda a lataria, o prejuízo será grande e você gastará muito mais do que se tivesse optado por comprar os produtos adequados – que, na realidade, não são tão caros.

– Ao abastecer o automóvel, certifique-se de que não caiu nenhuma gota de combustível na lataria. Caso isso venha a acontecer, enxágue imediatamente antes que manche a superfície.

– Sempre que quiser dar maior brilho à lataria, faça movimentos circulares com cera aplicada em uma flanela seca. Concentre pequenas porções e nunca deixe que a cera fique por muito tempo sobre a lataria, poderá manchar.

 A parte interna

– Use aquele lixinho que é encaixado no câmbio. Todo lixo que tiver, deposite dentro do saco e esvazie semanalmente. Papéis de bala, latas e garrafinhas são objetos que podem ser facilmente jogados no lixinho e dariam um aspecto de descuido ao carro se ficassem jogados pelos bancos ou cantos do automóvel. É importante lembrar: seja consciente, nunca jogue lixo na rua. Se o objeto do qual você quer se desfazer for grande demais para depositar no saco, aguarde chegar em casa e jogue no lixo.

– Procure organizar os flyers e folders que recebe nos semáforos. Reserve um lugar para eles em algum “porta-treco”, como os das portas laterais, e deixe-os em ordem.

– Busque usar aromatizantes de ambiente para deixar o cheiro do carro sempre agradável.

– Após dias de muito calor, passe um pano úmido no volante para retirar um pouco do suor que pode ter ficado após algumas horas de trânsito.

– Se precisar limpar o tecido dos assentos e bancos, faça com um pano macio limpo umedecido com água e sabão líquido. O painel de borda, as guarnições das portas e até os tecidos de teto também podem ser limpos com um pouco de água e sabão.

Sempre que fizer o aluguel de carro e for devolvê-lo à locadora, verifique riscos, arranhões, sujeiras dentro do automóvel e, durante a limpeza, lembre-se de que o processo de lavagem muda de carro para carro, pois em alguns modelos é preciso retirar algumas peças para fazer a limpeza completa. Conhece outros macetes que podem deixar seu carro mais limpo e conservado? Participe e envie dicas e comentários!

Deixe seu comentário