Orla do Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, com ampla infraestrutura, prédios de arquitetura variada e águas calmas do Rio Amazonas.

As praias da região norte do Brasil que você precisa conhecer

Atualizado em: 13/10/2023Tags:

A região norte do nosso país é conhecida pela forte presença da tradição indígena, pelos vastos rios e o extremo contato com a natureza devido à Floresta Amazônica. 

Formada pelos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins e Roraima, a diversidade cultural e ecológica dessa parte do Brasil é imensa e pode proporcionar experiências incríveis para os viajantes de plantão. 

Porém, poucos sabem que os estados do Pará e do Amapá são banhados pelo oceano Atlântico, e existem sim, praias belíssimas e bem conhecidas em vários lugares da região. 

Ao falarmos sobre litoral, a grande maioria das pessoas associa praia ao mar, contudo, na região norte existem muitas praias de água doce (fluviais) ou então praias fluviomarinhas, encontro entre os rios e as águas salgadas do mar. 

Quanto a praias de água salgada e fluviomarinhas, o Pará e o Amapá são os únicos estados da região que as possuem. Os outros estados, como o Amazonas, contam com lugares banhados por água doce. 

Separamos três estados com praias fluviais e fluviomarinhas, capazes de encantar qualquer visitante. Aprecie! 

Praias da região norte – Estado do Pará 

O Pará possui praias fluviais e oceânicas, muitas delas com encontro de água doce e salgada, o que o torna um dos estados mais privilegiados da região. 

Além disso, uma visita ao Pará pode proporcionar aos viajantes uma infinidade de atrações turísticas, como o Museu do Marajó, diversas feiras e uma vasta variedade de artesanato, alguns herdados da cultura indígena. 

A gastronomia da região é riquíssima, pois apresenta muitos traços da culinária indígena e o uso de ingredientes regionais tipicamente brasileiros. Por isso, pode ter certeza de que, ao viajar para o Pará, seu paladar será agraciado com boas experiências. 

Vamos à lista das praias imperdíveis do estado do Pará: 

Praia de Salinas 

A Praia de Salinas está localizada em Salinópolis, município que fica a cerca de 220 km da capital Belém. A região é frequentada por turistas, especialmente no verão, mas mantém sua popularidade ao longo do ano, já que a localidade é parada obrigatória para todos que visitam o Pará. 

Um diferencial de Salinas, comparado a outras praias populares por suas belezas naturais e infraestrutura, é que os turistas podem circular de carro por todos os locais, sendo permitida a permanência de veículos próxima à orla. Isso possibilita levar tudo o necessário para diversão. É muito comum ver visitantes fazendo piqueniques nos areais. 

A região também oferece facilidades como aluguel de carros e pacotes turísticos para explorar diversos lugares de Salinópolis. 

A faixa de areia mais conhecida e predileta dos visitantes é a de Atalaia, onde as ondas podem chegar até dois metros e, por isso, tornou-se um ponto muito procurado para a prática de surfe. 

O município, carinhosamente chamado de Salinas, conta com uma diversidade de hotéis, bares e restaurantes ao longo de sua orla. 

Praia de Marudá 

A praia de Marudá, com cerca de 1.200 metros de extensão, está localizada no município de Marapanim. 

O número de turistas na região tem aumentado ao longo dos anos, graças à acolhedora recepção dos moradores.  Em Marapanim, os visitantes encontram pousadas e albergues de estilo rústico e com bastante conforto. 

Outro destaque local é a culinária, com pratos típicos originais e exóticos, dentre eles o “Pato no Tucupi” e a “Maniçoba” (feijoada paraense). Além disso, muitos pratos vêm acompanhados das frutas típicas da região (açaí e cupuaçu). 

Ilha do Algodoal 

Embarcações seguem estacionadas sobre a água cristalina em praia situada na Ilha do Algodoal, com sua orla extensa coberta por vegetações diversas e galhos de coqueiros ao vento.

Orla da praia na Ilha do Algodoal

A região, originalmente chamada de Ilha de Maiandeua, ganhou o nome popular de Algodoal por causa da vila homônima presente nela. 

Situada no município de Maracanã, a ilha destaca-se por sua beleza natural e aspectos rústicos preservados. É o refúgio perfeito para quem busca praias tranquilas e sossego. 

A Vila do Algodoal está equipada com acomodações, restaurantes e quiosques, mas ainda oferece lugares inexplorados para aventureiros. 

Oferece um contato direto com a natureza, sendo pouco influenciada pela modernidade. As noites são animadas, com música e dança, variando entre reggae, tecnobrega e carimbó. 

Para chegar à ilha, só é possível de barco e, ao contrário de Salinas, veículos não circulam em Algodoal. 

Ilha de Marajó 

Água cristalina contornando a pequena orla na Ilha de Marajó, com vegetação abundante e duas construções à beira-mar.

Praia na Ilha de Marajó

A ilha de Marajó é imensa, sendo uma das maiores ilhas fluviomarinhas do mundo — com extensão territorial que ultrapassa alguns países. 

As praias que a rodeiam são muitas e os turistas podem escolher se querem tomar banho em água doce ou salgada, ou até mesmo curtir uma orla onde haja ambas, como a famosa praia de Pesqueiro. 

Com a junção das águas do rio Amazonas e do oceano Atlântico ocorre um fenômeno muito conhecido, a pororoca. Essa ocorrência consiste em uma grande onda que se forma devido ao encontro das correntes fluviais com as marítimas, resultando em um espetáculo impressionante da natureza que, além de chamar a atenção de curiosos, atrai surfistas do mundo todo. 

A fauna e a flora da ilha são exuberantes. Esse é um dos motivos pelos quais os observadores de pássaros utilizam a região para fotografar ou fazer estudos sobre diversas espécies. Além da avifauna, Marajó abriga uma variedade de mamíferos, répteis e anfíbios. Os campos alagados e manguezais são essenciais para essa biodiversidade, tornando a ilha um destino preferido para biólogos e entusiastas da natureza. 

Praias da região norte – Estado do Amapá 

O Amapá, apesar de também ser banhado pelo oceano Atlântico, apresenta uma costa litorânea exótica e praias quase intocáveis devido às dificuldades de acesso. A maioria delas possui água na cor de barro e vários pontos impossíveis de chegar, isso devido aos grandes manguezais da costa do estado. 

Esse é um dos motivos pelos quais as suas belezas não sejam tão exploradas e não atraírem tantos turistas, como acontece na costa litorânea do Pará. O que torna alguns passeios uma aventura e tanto para os mochileiros de plantão. 

Dentre as principais praias do Amapá, estão a Praia do Goiabal, Praia de Fazendinha e Praia da Boca do Rio. Todas são majoritariamente fluviomarinhas. Há, no entanto, outras praias a serem exploradas no estado. Embora não tenham o fluxo turístico constante, devido à infraestrutura mais simples comparada às praias do Pará, elas são ideais para quem busca contato com a natureza em sua forma mais pura e momentos de tranquilidade, sendo perfeitas para quem busca uma experiência mais autêntica. 

Praia da Fazendinha 

Entardecer com nuvens contrastantes evidencia as águas da praia da Fazendinha e sua vegetação exuberante.

Praia da Fazendinha

Localizada a 13 quilômetros da capital Macapá, a Praia da Fazendinha é um dos pontos turísticos mais indicados para quem visita a capital. Ali, é possível nadar no lendário Rio Amazonas e ainda curtir os 900 metros de areia branquinha e fofa. 

Para quem prefere esportes ao ar livre, assistir ou participar de jogos de futebol, vôlei ou mesmo desfrutar de um descanso pleno sobre o areal macio torna-se um atrativo e tanto. Afinal, esse ponto turísitico é uma das principais janelas para conhecer novas pessoas, fazer amizades ou mesmo vislumbrar a ida e vinda dos barqueiros que trazem canas-de-açúcar para que os banhistas mordisquem essa planta fibrosa tão conhecida dos brasileiros. A cena é muito comum e o caldo serve não só para refrescar, como também para fornecer energia aos visitantes em suas atividades desportivas na areia ou na água. E por falar no maior rio do mundo, pode ser que às vezes haja uma marola mais forte, como ondas corpulentas, e a água se torne um pouco barrenta. 

No que se refere à gastronomia, o local dispõe de vários bares, lanchonetes e restaurantes, onde os visitantes adoram permanecer por horas. Uma das particularidades desses estabelecimentos é que o peixe chega sempre fresquinho vindo das embarcações. Os pratos são variados, com opções de assados, fritos e cozidos. São especiarias com acompanhamentos bem típicos da região, o que torna a degustação ainda mais prazerosa. E para quem ama camarão, essa variedade de crustáceo também é servida em diversas dessas instalações. Uma dica bastante aromática é o camarão no bafo, mas também há acompanhamentos na panela e principalmente aquele espetinho para saciar a fome de maneira mais rápida. E agora o mais interessante: é possível optar pelo jantar, usufruindo de toda a gastronomia e dos espaços no entardecer, especialmente durante a brisa que costuma brotar à noite. 

Há como acessar o local via transporte público ou de carro. O aeroporto internacional de Macapá, por exemplo, fica a 12,9 km do bairro que leva o nome da praia. 

Praia Boca do Inferno 

Localizada na estação ecológica da Ilha de Maracá, a Praia Boca do Inferno se destaca por sua estreita faixa de areia escura rodeada por uma vegetação bastante concentrada. Ali, a fauna também é abundante, com destaque para algumas aves como o guará vermelho e as garças. Por ser um local de preservação e pesquisa, algumas atividades, notadamente a pesca, são proibidas. 

O acesso até a praia pode ser um pouco trabalhoso, já que o caminho é rústico e há uma divisão feita por um igarapé. Contudo, apreciar a paisagem, bem como sua fauna e flora, é uma experiência singular, que merece ser eternizada em belas fotografias. 

Se for decidir apreciar o local, não se esqueça de levar algo para comer e beber. Ah, utilize sacolas para guardar os resíduos e descartá-los em locais apropriados na cidade mais próxima. 

Praia do Goiabal 

Localizada nos arredores de Calçoene (cidade a 356 km da capital), a Praia do Goiabal tem acesso por uma estrada de terra, mais ou menos 14 km de distância da sede do município. Para ir de Macapá até Calçoene, há como chegar pela BR-156. Alugar um carro é uma ótima opção, não só pela comodidade, mas também no intuito de apreciar melhor a paisagem durante o trajeto e não se preocupar tanto com o relógio. Outra forma de acesso é via marítima.  

Banhada pelo Oceano Atlântico, a orla da Praia do Goiabal, com cerca de 4 km de extensão, é rústica e de uma beleza exuberante. Um bom período para visitar o local é de setembro a dezembro, já que de janeiro a junho o índice de chuvas é mais abundante.  

Para quem busca essa praia para descanso e quer curtir as temperaturas que geralmente ultrapassam os 25º C, é recomendado permanecer alguns dias em Calçoene. Dentre as atrações, o turista pode visitar o Parque Arqueológico do Solstício, onde há um círculo apelidado de ‘Stonehenge do Amapá’, em referência ao da Inglaterra. Esse círculo de pedras é algo impressionante, e há suposições de que tenha sido construído como antigo observatório dos povos originários da região. Calçoene também se destaca por sua rica beleza natural, flora e fauna abundantes, além do artesanato local. 

Na gastronomia, além de apreciar as frutas locais, é possível se deliciar com o famoso “Tacacá”, prato típico da região amazônica que vai em seu preparo a goma de mandioca e o jambu, que provoca dormência nos lábios. Tais ingredientes são levados a um caldo denominado tucupi, finalizado com camarão seco.  Outra iguaria é o “Camarão no Bafo”, com seu aroma único e paladar indescritível. 

Praias da região norte – Estado do Amazonas 

Para quem busca um banho refrescante de água doce, muito verde ao redor e extensões de areia branquinha, as praias do estado do Amazonas se tornam perfeitas para fugir do calor e descansar curtindo a natureza. 

É importante notar que a paisagem muda de acordo com os períodos de cheia e seca dos rios. No que se refere às vazantes, as águas baixam e formam diversas ilhas, um cenário de tirar o fôlego. São praias lindas que surgem entre junho e novembro, porém, o verão também é uma ótima oportunidade para os turistas desfrutarem das águas fluviais para banhos e passeios a barco. 

Destacamos 5 praias encantadoras: duas em Manaus e três para aqueles que querem explorar o Amazonas e o Rio Negro. Anote as dicas de infraestrutura, acessos e melhores épocas para desfrutar de suas belezas naturais! 

Praia da Ponta Negra 

Orla da Praia da Ponta Negra com vegetação rasteira, algumas árvores e prédios ao fundo, todos cercados por mata densa e água fluvial.

Praia da Ponta Negra

Situada a 13 km do centro de Manaus, a praia possui cerca de 2 quilômetros para caminhadas e práticas de outros esportes, já que a orla conta com quadras e pista de skate. É um local com ampla infraestrutura para receber moradores e turistas. 

Outro ponto interessante dessa praia são os mirantes totalmente instagramáveis para fotos únicas e inesquecíveis. Há estacionamento para quem tem ou alugou um carro e tudo isso é parte do famoso Complexo Turístico da Ponta Negra, onde todos os anos os fogos de artifícios e shows anunciam a chegada do Ano Novo.  

Importante ressaltar que a praia fica aberta para banho das 9h às 17h em dias da semana, e das 8h às 17h durante os sábados, domingos e feriados. Seu acesso é gratuito e para poder usufruir dessas belezas o visitante precisa apresentar comprovante de vacinação. 

Praia do Tupé 

Embarcação de dois andares navega sobre igarapés da Praia do Tupé, com vegetação fluvial protagonizando a paisagem.

Praia do Tupé

Não poderíamos explorar outras regiões do Amazonas sem antes apresentar outra maravilha nas cercanias de Manaus, mais precisamente na comunidade São João. Estamos falando da Praia do Tupé, que fica a 30 km da capital manauara e está inserida na RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé). 

Moldada pelo Rio Negro e o lago Tupé, sua faixa de areia permanece em abundância durante boa parte do ano, mas se torna maior entre agosto e março. 

Com uma infraestrutura ideal para receber moradores e turistas (chalés para se proteger do sol e até um restaurante com culinária local), outro ponto que encanta os turistas é o contraste entre as águas escuras do Rio Negro e a extensão de areia branca que fica ainda mais luminosa e clara com a presença constante do sol. Os registros em fotos se tornam memoráveis. Portanto, vale a pena cada clique. 

Diferentemente da Praia da Ponta Negra, o acesso até o Tupé só é feito via fluvial, porém, um trajeto inesquecível e único. Você consegue as embarcações partindo aos sábados, domingos e feriados da Marina do Davi, situada no bairro Tarumã (zona oeste da capital). Os barcos, pertencentes a uma cooperativa, a Acamdaf (Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi), trafegam das 9h às 11h e retornam às 16h.  

Caso prefira, leve água e sucos para se hidratar, além dos petiscos para beliscar antes e após uma refeição no restaurante (Imprescindível para qualquer turista que deseja vivenciar os aromas e paladares da região). Contudo, lembre-se de levar sacolas para guardar os plásticos e resíduos, retornando com o lixo para descarte em local seguro. 

Praia Ponta da Maresia 

Distante 276 km de Manaus, o município de Maués oferece praias fluviais maravilhosas. Uma delas é a Praia Ponta da Maresia, de orla curva e alongada, que fica bem próxima ao centro da cidade. Um dos seus diferenciais é a própria extensão de areia que abre espaço para que os visitantes alcancem o meio do rio Maués Açu.  

Seus arredores contam com boa infraestrutura gastronômica, apresentando bares e restaurantes. Ah, e se Maués é conhecida como a terra do guaraná, você pode experimentá-lo bem geladinho e se refrescar. Inclusive, uma das festas populares que mais atraem turistas para a região é a Festa do Guaraná, além do famoso Festival de Verão. 

O acesso até a cidade pode ser feito de barco ou avião. Há outras praias conhecidas, como a Antártica, Vera Cruz, etc. Porém, é preciso se atentar ao ciclo da vazante que ocorre no rio (entre agosto e janeiro) para melhor desfrutar das suas orlas e do que toda a região, conhecida como ‘Caribe Amazonense’, tem a oferecer. Um dos momentos mais incríveis pelas redondezas é o entardecer que tinge a paisagem na cor alaranjada. Espetáculo único! 

Praia Grande 

Imagine um espaço com mais de 1.600 ilhas paradisíacas! Estamos falando do Arquipélago de Mariuá, considerado o maior conjunto fluvial de ilhas do mundo e pertencente à cidade de Barcelos (a 399 km de Manaus). Nessa área, além dos rios, lagos e florestas, há lindas praias que disputam espaço com o verde da região. Uma delas, a mais famosa, é a Praia Grande, que fica bem em frente à sede do município e tem fácil acesso via táxi fluvial com valores convidativos na ida e na volta. 

Há muito o que se divertir por lá, tanto na orla quanto nas suas águas. As atividades vão desde o vôlei e futebol na areia, até o famoso SUP com remadas em pé sobre uma prancha de surf e ciclismo aquático. 

A infraestrutura conta ainda com quiosques que servem pratos locais incluindo os deliciosos peixes. A praia também abre espaço para eventos que constam no calendário regional da cidade, como o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos e o Réveillon.  

Mesmo sendo a orla mais visitada da cidade, a Praia Grande é um lugar ideal para merecido descanso, com paisagens únicas para contemplação. E se você quiser estender o passeio aos horários noturnos, os eventos se tornam outra ótima opção. 

Praia do Açutuba 

Adultos e crianças passeiam pela orla da Praia do Açutuba, local de vegetação exuberante, areia branca e água escura do Rio Negro.

Praia do Açutuba

Pertinho de Manaus há o município de Iranduba, uma média de 27 km de distância da capital. É por essas redondezas que fica a Praia do Açutuba. Sua orla ganha protagonismo durante o período das vazantes, dando espaço a uma extensa faixa de areia branquinha e que se contrasta com as águas escuras do Rio Negro. 

Para quem está na capital, é possível acessar a praia atravessando, primeiramente, a Ponte Rio Negro. Depois é só pegar a AM-070 (conhecida como rodovia Manuel Urbano) até o km 30. Siga, então, o ramal à direita e dirija por mais 10 quilômetros.  

Tanto a estrada quanto o ramal são asfaltados e de fácil acesso, o que favorece o trajeto. Decidir por um carro alugado nessas horas é uma ótima opção. Há categorias destinadas às viagens mais curtas, e que comportam o número de passageiros e bagagens ideais para um bate e volta. Visite nosso site e aprecie os vários modelos de veículos, melhores preços e condições para locação: www.carroaluguel.com ! 

Vale lembrar que a Praia do Açutuba possui boa infraestrutura, contando com banheiros disponíveis a todos os visitantes. Há ainda restaurantes que servem bebidas e apresentam ótimos menus à base dos peixes típicos da localidade. 

Conclusão 

Gostou das dicas apresentadas pelo Blog da CarroAluguel.com? Visitar as praias da região norte do Brasil é uma opção bastante viável em qualquer época do ano. E durante as vazantes, a plena extensão das areias entrega paisagens ainda mais deslumbrantes e únicas.  

Independentemente do acesso até elas, seja via terrestre ou somente fluvial, conhecer os principais destinos da região norte é algo para ficar na memória. 

Acompanhe as nossas postagens e confira outras informações sobre viagens e turismo. Aqui no Blog da CarroAluguel sempre haverá destinos essenciais para seu próximo passeio ao lado de amigos e da família. 

Aproveite e siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e X  

 

 

Deixe seu comentário