preparar para uma viagem de carro

Como se preparar para uma viagem de carro?

Como se preparar para uma viagem de carro?
5 (100%) 8 votes

É a hora de colocar em prática todo o planejamento que foi pensado e organizado durante o ano todo. Depois de muitas pesquisas, você decidiu o que vai fazer, e por isso tem que se preparar para uma viagem de carro!

Nesse tipo de viagem, você pode ir parando durante todo o percurso, se achar algo interessante na estrada, por exemplo, ou quando bem entender. Ter a liberdade de desviar caminhos, visitar novas cidades antes do destino final, e conhecer lugares diferentes são algumas das vantagens que só o carro pode te oferecer.

Contudo, para nada dar errado, é importante tomar alguns cuidados! Por isso, para que você não tenha surpresas desagradáveis e acabe estragando as férias, nesse post vamos dar dicas de como se preparar para uma viagem de carro. Acompanhe!

• Saia com antecedência 

Sabemos que, muitas vezes, é difícil conseguir se liberar alguns dias antes de grandes eventos ou em finais de semana de verão; porém, esse é um fator a se levar em conta para quem vai viajar de carro.

Viajar em estradas lotadas, principalmente para quem tem crianças, pode ser muito estressante. O carro vai percorrer pequenas distâncias em longas horas, e isso vai entediar todo mundo, fazendo com que a viagem já comece errado.

Se tiver a oportunidade, saia antes! Sair algumas horas mais cedo já faz a diferença. Caso não tenha jeito, considere também sair um dia depois.  Cuidado: caso você não esteja acostumado, evite pegar a estrada durante a madrugada.

• Faça uma revisão ou alugue um carro

Viajando com carro alugado

Alugar um carro, pode ser uma vantagem, mesmo que você possua um à sua disposição. Caso o seu destino seja muito longe, você pode considerar se deslocar até ele por outros meios de transporte. Nessas situações, para aproveitar ao máximo a viagem, o ideal é já reservar pela internet a locação de um veículo e, quando chegar ao local de destino, retirá-lo.

hyundai hb20 comfort

Caso a intenção seja cair na estrada mesmo, e dirigir até o destino final, ainda assim locar um carro pode ser a melhor opção em algumas ocasiões. Uma delas é caso você precise de um veículo maior, mais confortável e bem equipado. Além disso, ao optar pela locação, você vai preservar o seu carro de possíveis desgastes e ter todo auxílio que a locadora de veículos proporciona.

Viajando com carro próprio

Se o seu carro for espaçoso e atender bem você e toda sua família, ótimo! Porém, antes de sair, é essencial que seja realizada uma revisão completa de segurança no veículo para que tudo ocorra bem. Não se esqueça de conferir todos os itens listados:

  • Confira os pneus;
  • Certifique-se de que os itens de emergência estão em bom estado;
  • Verifique se está tudo certo com o óleo;
  • Faça o balanceamento e a geometria;
  • Cheque todo sistema elétrico, principalmente as lâmpadas e os faróis;
  • Teste os freios.

• Lembre-se dos suprimentos para a viagem

Não passe aperto nas suas férias! Pegue a mochila e monte seu kit sobrevivência na estrada. Para não se esquecer de nada, comece a lista com os itens de higiene, como papel higiênico, lenço umedecido, escova e pasta de dentes, desodorante, protetor solar e o que mais você achar necessário.

O passo número dois é separar a comida! Não sabemos o que vai acontecer até chegar ao destino, por isso esteja preparado. Leve comidas fáceis de serem abertas e manuseadas, tanto doces quanto salgadas. Não se esqueça das bebidas, hein?

Ah, e se você estiver viajando com crianças, já sabe que tem que ter alimentação especial para os pequenos. Importante: levar algum tipo de doce, ou guloseimas que as crianças normalmente não podem comer pode ser um bom jeito de negociar, caso a viagem fique muito cansativa para elas.

• Deixe os passageiros entretidos

Não há nada pior em um passeio do que os passageiros ficarem questionando se falta muito para chegar. O motorista pode ficar estressado e , com isso, uma viagem que tem o objetivo de ser legal e descontraída pode virar um grande problema. Por isso, antes de dar partida, pegue alguns itens de distração.

tablet carro

Separe fones de ouvido e pen drive com diversas músicas e livros. Baixar jogos e filmes para tablet e celular pode ser uma boa opção também. Para as crianças, separe os brinquedos favoritos e aposte nos vídeos, desenhos e músicas.

• Confira o kit de emergência

Apesar de fazer parte de um dos itens da revisão veicular, o kit emergência merece uma parte especial no nosso post. Ele pode ser de grande ajuda em diversas situações, por isso é proibido esquecê-lo.

Para estar bem prevenido, além do kit básico de primeiros socorros, você pode levar itens extras.

Coloque no seu kit termômetro, produto antisséptico, algodão, sabonete, luvas e remédios para dor de cabeça e enjoo. Além disso, turbine seu kit com objetos essenciais em caso de emergência, como carregador celular que não precisa de tomada, ferramentas, adaptador e lanternas.

• Tenha um plano B

Por mais que as férias sejam minuciosamente planejadas, imprevistos sempre podem acontecer, e é fundamental ter um plano B para colocar em ação!

Faça diferentes roteiros e caminhos: assim, se tiver algum problema na estrada, vai poder desviar a rota e saber exatamente o que pode conhecer de diferente. Se você desenhar bem todas as opções, até um problema pode virar uma coisa boa, pois é uma nova oportunidade de vivenciar o desconhecido e retomar sua viagem com segurança.

carro mapa

Outra dica importante é quanto à reserva de hotéis, carros e passeios. Certifique-se de sempre colocar a opção de cancelamento ou aviso de atraso para ocorrer no primeiro dia. Dessa forma, qualquer problema que acontecer não vai interferir totalmente nos seus planos.

Preparar para uma viagem de carro

Viajar é maravilhoso. Ser o piloto da sua viagem é melhor ainda! Por isso, prepare tudo com calma e antecedência para evitar que algo dê errado. Tenha em mente que o inesperado sempre pode acontecer, mas relaxe, o importante é curtir e descansar.

aluguel de carros

Uma viagem de carro é ótima, e com certeza vai fazer com que você e sua família fiquem mais unidos. Então, aperte os cintos e let’s go!

Agora que você já sabe como se preparar para uma viagem de carro, que tal baixar grátis o E-book “Planejando uma viagem sem dor de cabeça em 5 passos” ? Confira dicas especiais e aprenda a montar um guia turístico perfeito.


Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *