Turismo em Brasília

Turismo em Brasília: Pontos turísticos da capital do Brasil

Turismo em Brasília: Pontos turísticos da capital do Brasil
Avalie

Viajar de carro é uma delícia: estabelecer um ritmo próprio, incluir boas companhias, ouvir suas músicas preferidas e curtir todo o trajeto. Isso até quando a estrada não é lá tão segura. Mas imagine passear em um lugar completamente planejado? Parece ainda melhor, certo? É o caso de nosso roteiro de turismo em Brasília, a capital do país.

Ainda que muitos viagem a trabalho, a capital federal é cheia de boas opções de lazer — seja pra conhecer alguns dos monumentos mais famosos de Niemeyer, para aprender um pouco mais sobre a história do nosso país ou para dar aquela relaxada.

Se despertamos seu interesse, no artigo de hoje, listamos pontos turísticos de Brasília e região que você não pode deixar de conhecer. Confira!

Esplanada dos Ministérios

Você sabia que Brasília foi projetada em um formato de avião? Por isso, a região central da cidade é conhecida como Plano Piloto, que é dividido em Zona Central, Asa Sul e Asa Norte. O Eixo Monumental é a avenida que corta o “corpo” do avião e é no final dele que está situada a Esplanada dos Ministérios.

Nela, você encontra a Catedral, o Complexo Cultural da República, o Teatro Nacional e a Praça dos Três Poderes. Ótimos lugares para você começar a apreciar os monumentos da cidade!

Catedral

Projetada por Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento a ser construído na capital federal. A igreja é um cartão-postal da cidade e um lugar que você não pode deixar de incluir no seu roteiro de turismo em Brasília.

Ela está aberta todos os dias para visita — exceto em horários de missa — e sua estrutura arquitetônica é de ficar de queixo caído. Por lá, dizer que as paredes têm ouvidos é uma realidade: por causa do formato em que foi concebida, o som viaja pelas paredes e é possível ouvir o que é dito do outro lado do espaço.

Catedral de Brasília

Complexo Cultural da República

Constituído pela Biblioteca Nacional e pelo Museu Nacional, o Complexo da República foi o adendo mais recente à Esplanada. Ambos os prédios foram projetados por Niemeyer e foram inaugurados em 2006.

Enquanto o museu tem o formato de uma cúpula sem qualquer pilar de sustentação no seu interior, a biblioteca é um bloco retangular suspenso recheado de um acervo bem diversificado de obras.

Museu Nacional

Teatro Nacional

Mais uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional Cláudio Santoro é outro monumento que chama a atenção na Esplanada. Contendo três salas de espetáculos em uma estrutura de pirâmide irregular, o teatro é cartão postal da cidade, tanto por causa das peças, dos espetáculos e dos shows quanto pela sua fachada.

Teatro Nacional

Praça dos Três Poderes

A praça carrega esse nome por reunir os prédios que representam os três poderes da República: o Congresso Nacional — legislativo —, o Supremo Tribunal Federal — judiciário — e o Palácio do Planalto — executivo.

Além disso, a praça abriga várias esculturas muito famosas — Os Candangos, de Bruno Giorgi, A Justiça, de Alfredo Ceschiatti —, a Pira da Pátria, o Marco Brasília, o Museu Histórico de Brasília, o Pombal, o Mastro da Bandeira e o Panteão da Pátria. Ou seja, diversas obras fenomenais para se ver em um mesmo espaço!

Praça dos Três Poderes

Torre de TV

Situada, também, no Eixo Monumental, a Torre de TV de Brasília funciona como um mirante para apreciar a vista da cidade. De lá, você consegue ter uma ideia do formato da capital, além de ver a Esplanada e o Lago Paranoá.

Torre de TV

Na sua base, acontece a Feira da Torre, um dos maiores símbolos da cidade, desde os anos 70. Na feirinha, você acha de artesanatos a comidas, de móveis a roupas. Um pouquinho mais à frente da torre, você ainda encontra a Fonte Luminosa, que é considerada uma das dez maiores fontes do mundo.

Fonte Luminosa

Ponte JK

Esse é um dos monumentos visíveis até quando estamos chegando à cidade de avião. Inaugurada em 2002, a Terceira Ponte — como também é conhecida — tem três arcos assimétricos que foram posicionados de forma intercalada para dar a impressão de uma pedra quicando em um espelho d’água.

À noite, a ponte, que liga o bairro Lago Sul à região central da cidade, recebe uma iluminação especial, distribuída em três tipos diferentes: postes com luminárias, lâmpadas e refletores. Tudo para realçar a estrutura do monumento.

Ponte JK

Pontão do Lago Sul

O Pontão é o maior centro de lazer e de entretenimento da cidade. Localizado no Lago Sul, um dos bairros mais bonitos da capital, o lugar reúne bares, restaurantes, quiosques, feiras, lojas e eventos esportivos para todas as idades.

Ele fica à beira do Lago Paranoá e é uma excelente opção para ver o pôr do sol. Afinal, o céu de Brasília é um dos mais irresistíveis do mundo. Se você tiver a chance, é possível chegar até o local de lancha ou de barco para apreciar a vista atracado em um dos píeres do próprio Pontão.

Pontão do Lago Azul

Pirenópolis

Se seu objetivo é passear também pelos arredores de Brasília, Pirenópolis é uma excelente opção. Localizada a 140 km da capital federal no estado de Goiás, a cidade é um destino tranquilo para curtir pousadas, restaurantes e — claro! — muitas cachoeiras.

Os dois tipos de roteiros mais solicitados são culturais-históricos e esportivos. Os primeiros retomam a história do local, passando por lojas de artesanato, museus, destaques arquitetônicos e festas populares. Já o segundo oferece opções para esportes, como arvorismo, rapel, cachoeirismo, rafting, boia cross, mountain biking, paraquedismo e balonismo.

Pirenópolis

Chapadas

Outros dois lugares próximos a Brasília que atraem muitos turistas são as Chapadas — a Imperial e a dos Veadeiros. A primeira fica localizada a cerca de 50 km da capital, no Distrito Federal, e a segunda, a 230 km da cidade brasiliense, no estado de Goiás.

Ambos os lugares são conhecidos por sua riqueza de fauna, de flora e de paisagens paradisíacas. Cachoeiras e trilhas dão o tom dos passeios, que possibilitam a prática de rapel e de canyoning para aqueles com espírito aventureiro e piscinas naturais para aqueles que querem apenas relaxar em um ambiente tranquilo e cercado de verde.

Chapada dos Veadeiros

Turismo em Brasília

Esses são alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer em Brasília e nos seus arredores. Mas, antes de fazer estes passeios, é preciso se organizar. Afinal, quem nunca ouviu de um brasiliense que, em Brasília, é impossível viver sem carro?

A cidade foi toda planejada e, por isso, seus espaços são amplos e extremamente organizados. Para o turismo em Brasília, o ideal é escolher um bom carro e pé na tábua! Se você não tem um automóvel próprio ou prefere não usar o seu, confira os melhores preços de aluguel de carro em Brasília, clicando aqui.

E não se esqueça, curta nossa página no Facebook e conte nos comentários o que você achou do nosso post.

 

Ebook planejar viagem em 5 passos


 

Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *