Rio Branco - Pontos Turísticos
Existe uma piadinha geral em território brasileiro que dá conta de que o Acre não existe - muito porque não estamos acostumados a ouvir tantas notícias de um dos menores estados brasileiros (em território) e em parte também por causa de sua localização geográfica prejudicada, longe da maioria dos estados brasileiros e perto demais da Bolívia, nosso país vizinho.
Mas não só o Acre existe como também tem Rio Branco, uma das capitais mais surpreendentes de todo o país, justamente porque, em plano geral, não espera-se muito de lá. Mas quem visita a cidade e se utiliza de aluguel de carros para poder melhor se locomover e passear por suas redondezas acaba descobrindo um lugar bem bacana, perfeito para viagens de aventura.
Rio Branco é o principal município do estado do Acre, sendo sua capital, mas tem ares bem delimitados de cidade do interior. Às margens do Rio Acre a cidade possui pouco menos de 350 mil habitantes, um número elevado em relação à maioria das cidades brasileiras, mas, também, modesto, se comparado com outras capitais. Apesar de ser a sexagésima sexta maior cidade em território brasileiro, sendo ultrapassada por diversas cidades do interior, é o sexto maior município da região norte brasileira.
Rio Branco também é um importante ponto na história brasileira devido ao Ciclo da Borracha, o que acabou dando visibilidade econômica para o estado do Acre e estados vizinhos - como o Amazonas, onde a capital Manaus é o principal expoente comercial de todo o país, através de sua zona franca. Colonizada por nordestinos, em sua maioria, Rio Branco é uma cidade cheia de cultura e história, e quem a visita sugerimos fazer reserva de carro com antecedência, sem medo de não ter por onde passear.
Rio Branco - Pontos Turísticos
Na hora de fazer o aluguel de veículos para passear pelos pontos turísticos de Rio Branco vale elencar as prioridades, afim de reduzir percursos. O passeio pela história local começa pelo Palácio Rio Branco, sede do governo do Acre, e passa por diversos memoriais, museus e jardins. O Memorial dos Autonomistas, por exemplo, é uma das paradas mais que obrigatórias para quem não quer sair da região sem um verdadeiro banho de história e cultura.
A Gameleira, por exemplo, é uma árvore histórica da cidade, que garante uma boa visita a quem quer saber mais sobre a história da própria cidade. Ela é conhecida por ficar na "curva" do Acre, justamente onde a cidade nasceu, e ter servido de referência a local de acampamento para o desbravador do estado, Neutel Maia, em 1882. Com mais de 2,5m de diâmetro, 20 metros de altura e 30 metros de diâmetro de sombra com o sol a pique a gameleira é uma atração turística imperdível em Rio Branco, principalmente por sua abundância de frutos.
Além dela, vale uma visita também a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, considerada patrimônio público da cidade, e a Praça Plácido de Castro, também conhecida como Praça da Revolução. O Parque da Maternidade, obra de maior expressão da cidade do Rio Branco, tem mais de 6 mil metros de extensão e corta grande parte da cidade - e é impossível sair de lá sem ao menos bater uma foto em um dos seus pontos. A passarela de pedestres Joaquim Macedo e o Museu da Borracha também são pontos de parada para quem não tem interesse algum em sair do Acre sem encontrar história e belas vistas. E, além do Mercado Velho, é possível também fazer boas compras no Via Verde Shopping, novíssimo complexo inaugurado em 2011.
A cidade de Rio Branco é relativamente nova, com apenas 130 anos, e por isso nem todas as características de seus colonizadores, como nordestinos, europeus e turcos, se consolidaram em sua arquitetura. Mas por ser uma cidade de crescente procura turística, principalmente de negócios, o Acre tem bons hotéis que podem acomodar os turistas com muita qualidade durante a estadia dos visitantes na cidade. Mas, assim como os serviços de rent a car, o hotel deve ser reservado com antecedência, para que não hajam problemas durante o período de férias ou trabalho na região.
Rio Branco - Pontos Turísticos
Encontrar uma locadora de carros em Rio Branco não é difícil, já que justamente a crescente procura turística pela cidade faz com que esse tipo de oferta de serviço se intensifique. Como uma boa capital brasileira - e cheia de praticidade, claro - a cidade conta com boa infraestrutura de apoio ao turista, incluindo a possibilidade de aluguel de carros para os passeios da cidade e nos arredores. É possível em Rio Branco fazer a locação de veículos de forma cômoda e segura, não só para rodar no estado do Acre, mas também em seus arredores.
Quem pretende fazer locação de automóveis em Rio Branco e sair procurando pelos melhores restaurantes deve se preparar para um festival de pratos exóticos, principalmente em relação à culinária do sul e sudeste brasileiros. No Acre o que faz sucesso é a cozinha nortenha, com pratos à base de pato, pirarucu, camarão e carne de sol - inclusive a carne de sol com a famosa macaxeira, conhecida também como aipim ou mandioca, é um dos pratos mais procurados da cidade. É fácil encontrar um bom restaurante de comidas típicas em alguma andança pela cidade de Rio Branco.
Rio Branco fica a mais de três mil quilômetros de distância de Brasília - e isso significa que, dependendo de onde você esteja, uma viagem feita de carro ou ônibus pode durar dias, ou até mesmo semanas. Mas, de qualquer forma, é uma opção, e quem chega à rodoviária da cidade de ônibus pode fazer a locação de carro para passear com mais conforto. As principais rodovias que ligam as cidades brasileiras a Rio Branco são as federais BR 364 e BR 317, além das estaduais AC-040 e AC-010.
Assim como na maioria das capitais brasileiras o Aeroporto de Rio Branco (que ostenta o título de ser internacional, graças à sua infraestrutura) não fica geograficamente localizado dentro da cidade. Ele fica na BR-364 e foi construído em 1999, após o outro aeroporto local não conseguir atender à demanda da região. O aeroporto atual dista 18km do centro do núcleo urbano de Rio Branco, mas por lá mesmo é possível fazer aluguel de carros, uma ótima opção para quem não quer gastar com táxi nem nessa distância e nem durante os passeios pela cidade. O Aeroporto Internacional de Rio Branco conta com infraestrutura básica da qual fazem parte diversos guichês de locadoras de veículos que podem ser reservadas através de CarroAluguel.com
Quem vai reservar hotel, locar veículo e passear por alguns dias pela capital do Acre geralmente faz uma pesquisa de quando ir, para aproveitar melhor a cidade e seus arredores sem muitas interferências naturais. Uma coisa, no entanto, é certa: quem foge do sol escaldante não deveria nunca pisar em Rio Branco, pois ela é considerada a capital mais quente do país, devido ao clima equatorial que faz os termômetros passarem facilmente, durante a maior parte do ano, dos 38 graus - com sensações térmicas acima dos 40 graus. Nesses casos é bom evitar a cidade de dezembro a março, que são os meses mais quentes, e ir visitar a cidade fora do verão.
Ao contrário do que possa parecer para muitas pessoas, Rio Branco tem diversas festas tradicionais da cultura local - e grandes eventos que nunca passam despercebidos pela população acreana, sempre trazendo muitos turistas de outras partes do nordeste para conferir o calendário de eventos. Para quem vai procurar locadora de veículos no Acre os principais eventos indicados são o Boca de Mulher, que fala da cultura e dos costumes do sexo feminino e a ExpoAcre, que é a principal feira de indústria e comércio do estado.
Para quem pretende passear muito nos arredores do Rio Branco a dica é alugar carro e ficar atento aos festivais, que não são poucos. Dentre os principais estão o Festival de Açaí de Feijó, cujo nome já diz tudo, e que acontece com o Festival da Praia, ambos na cidade de Feijó, e têm como tema um dos produtos mais típicos do norte do país, popular em toda extensão nacional e até no exterior, que é o açaí. Além desse o Acre tem também o Festival de Arte da Praia do Amapá, o Festival de Teatro do Acre e o Festival Varadouro, que é um festival de cultura independente.
Com muitos pontos turísticos ligados ao meio ambiente e à cultura da região norte do país, Rio Branco tem seu lugar para quem quer fazer viagens de aventuras e descobertas que saiam do roteiro trivial do turismo brasileiro. Contudo, apesar de parecer uma cidade do interior um pouco maior do que deveria, é bom tomar em Rio Branco cuidados como se tomaria em qualquer outra capital brasileira - dentre eles, principalmente, não sair sozinho ou à noite em lugares ermos e desconhecidos. Ah, e antes que a gente se esqueça: não deixe de colocar na mala o filtro solar, para passar pela estadia no quente estado do Acre sem problemas e com a saúde em dia.