Vista aérea de Vitória da Conquista
Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia e uma das maiores do interior da região Nordeste, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011. São mais de 310 mil habitantes. Vitória da Conquista é uma das cidades mais importantes para a economia do estado baiano. O município é bem desenvolvido e abriga empresas de grandes grupos societários. Mas Vitória da Conquista também é uma cidade baiana com diversos atrativos turísticos e para o lazer, além de paisagens naturais.
Sua história começou com um arraial no século XVIII, local que foi colonizado por portugueses. Naquela época, os interesses comerciais eram basicamente o ouro e a pecuária. No século seguinte, Vitória da Conquista, que era chamada de Arraial da Conquista, tornou-se o Imperial Vila da Vitória, foi determinada como vila devido ao seu crescimento. Posteriormente com o desmembramento de cidades aglomeradas, Conquista nasceu, no final do século XIX, mas foi só em 1943 que o nome passou a ser Vitória da Conquista.
A partir de então, a cidade passou a ser um importante elo de ligação entre outras regiões e estados com a Bahia, através da BR 116 e da proximidade com a Rota do Cacau. Várias tribos indígenas habitaram a região de Vitória da Conquista, como as tribos Mongoiós, Camacãs, Aimorés e Pataxós. Cada tribo se estabelecia em uma região diferente da Bahia e dos arredores da cidade. Várias lutas para ocupação de território foram travadas. Os conflitos eram mais por questão de sobrevivência e alimento do que para ficar com as terras. Houve escravidão com os índios, mas muitos deles fugiram, principalmente para o sul da Bahia. No final do século XVIII, houve a batalha mais drástica entre índios e colonizadores, chamada de “banquete da morte”. Os índios resistiam à escravidão e os colonizadores os forçavam, até que a guerra foi instaurada, levando a centenas de mortes.
Com o desenvolvimento da cidade, veio a produção de café. Vitória da Conquista é uma cidade que fica a uma altitude de quase mil metros acima do nível do mar, propiciando o cultivo de café, justamente por ser uma região quente, úmida e sem sofrer os efeitos do inverno. Outros setores econômicos importantes de Vitória da Conquista são a cerâmica, mármore, óleo vegetal, produtos de limpeza, calçados, estofados, cana de açúcar, plantio de eucalipto, siderúrgicas e micro indústrias. Os efeitos da economia refletem diretamente na qualidade de vida desses baianos. O Índice de Desenvolvimento Humano de Vitória da conquista subiu de 30º para o 18º melhor da Bahia, entre 1991 e 2000.
Pontos turísticos em Vitória da Conquista
Os monumentos são vários. O Monumento aos Bandeirantes, por exemplo, é uma obra em marmorite construída na década de 40. É um marco da fundação da cidade feita pelos bandeirantes. Ela lembra a valentia, a coragem desses homens e também a ganância deles pelas riquezas do ouro. Seu nome oficial é Monumento aos Fundadores da Cidade.
O Monumento ao Índio, na praça Caixeiros Viajantes, é de junho de 2000. Ele homenageia os índios mortos pelos colonizadores e traz em sua imagem a flecha. Outro monumento famoso de Vitória da Conquista é o que homenageia Getúlio Vargas. A obra fica na Serra do Marçal, às margens da Rodovia Ilhéus. Esse trecho da rodovia, no quilômetro 18, foi inaugurado em 1950, com a presença do ex-presidente na época.
Ainda falando sobre monumentos, depois de passar em uma locadora de carros e estar devidamente motorizado para se locomover, visite outras duas grandes obras. O Monumento aos Imigrantes, na praça Mármore Neto, é uma grande estátua de concreto com armadura em ferro, tendo próximo ao coração o mapa de Vitória da Conquista. O monumento presta uma homenagem a aos que não nasceram na cidade, mas que adotaram a cidade. Seu nome oficial é Monumento aos Chegantes.
O último monumento para você incluir no roteiro é o que homenageia os Ex-Pracinhas da Segunda Guerra Mundial. A obra foi inaugurado em 1992 e fica na praça Sá Barreto, em frente ao Tiro de Guerra, o monumento presta uma homenagem aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, em especial aos conquistenses que foram convocados ou se apresentaram voluntariamente para a guerra.
Vitória da Conquista também possui atrações culturais, como o Museu Regional. Ele foi fundado em 1991 pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e fica na Praça Tancredo Neves, no centro da cidade. No local há um acervo com fotos antigas de Vitória da Conquista, material de pesquisa, hemeroteca, biblioteca e salas para apresentações e exposições. Não se esqueça de alugar um carro para conhecer os espaços culturais de Vitória da Conquista.
Os dois principais teatros da cidade são o Teatro Municipal Carlos Jehovah e o Teatro Gluber Rocha. Ambos ficam em pontos distintos, sendo o primeiro na Praça da Bandeira e o outro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Estrada do Bem-Querer, portanto providencia a locação de carro para andar. O Teatro Municipal Carlos Jehovah foi inaugurado no dia 1 de maio de 1982 e homenageou o teatrólogo e poeta Carlos Jehovah de Brito Leite, fundador e diretor do Grupo de Teatro Avante Época, Casa da Cultura e outras entidades culturais de Vitória da Conquista. É um teatro arena, com capacidade para 200 pessoas. Já o Teatro Glauber Rocha foi inaugurado em 2 de setembro de 1999 e faz parte da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ele atende a comunidade universitária e projetos de cultura e extensão. O teatro ainda oferece oficinas e fica aberto durante toda a semana.
Por ser uma cidade de alta procura turística, Vitória da Conquista tem uma ótima infraestrutura, o que a possibilita ter vários hotéis tradicionais e de muita qualidade. Para ficar em uma acomodação boa e que supere as expectativas do turista é necessário fazer a reserva com boa antecedência à viagem, principalmente se a viagem for feita com a família.
A iluminada Vitória da Conquista
Em Vitória da Conquista você pode fazer reservas de carros em alguma locadora de veículos, já que as maiores e mais conceituadas empresas do ramo fazem parte da estrutura de turismo da região. Algumas locadoras tem postos de atendimento no próprio aeroporto da cidade.
A legítima culinária baiana você poderá encontrar no Bistrô, Estação Art, America, Bentivi ou no Blanco’s. Todos servem desde pratos comuns nacionais quanto os tipicamente baianos, como a moqueca.
Com tanta dica, agora é saber chegar a Vitória da Conquista. De ônibus, a empresa que te levará à cidade é a Camurujipe, que atende todo o estado da Bahia e alguns estados vizinhos.
De avião, procure voos das empresas Trip e Passaredo. São as únicas que desembarcam no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. No terminal aéreo é mais fácil para você locar um veículo do que em outro ponto de Vitória da Conquista. Mas se puder, faça antes pesquisa de preços em CarroAluguel.com e reserve seu veículo, pequeno ou até mesmo van.
O clima em Vitória da Conquista é um dos mais amenos da região Nordeste. O clima predominante é o tropical de altitude, devido a alta elevação da cidade. Alguns bairros chegam aos 1.100 metros de altitude. A temperatura média em Vitória da Conquista fica entre 18°C e 22°C ao longo do ano.
Vitória da Conquista tem muitas opções de lazer ao ar livre, mas com considerável distância entre eles. Vale a pena pensar em aluguel de veículo, para família ou mais pessoas (vans, no caso) para passear por todos os lugares.
As atrações culturais e festivas de Vitória da Conquista são várias, algumas de destaque como o Festival de Inverno da Bahia, que acontece anualmente em julho no Parque de Exposições Teompompo de Almeida. O mês de junho é um dos mais agitados do ano em Vitória da Conquista. Nessa época do ano ocorre o Festival de Quadrilhas, com concurso da melhor quadrilha e festas típicas. Ao mesmo tempo, também em junho, acontece o Festival de Sanfoneiros de Vitória da Conquista. O padroeiro da cidade, São João Batista, também é homenageado com festividades e celebrações no mês de junho. O dia de São João Batista, 17 de junho, é marcado principalmente por missas e cerca de três mil pessoas acompanhando a celebração. Também no meio do ano é realizada a Semana do Café em Vitória da Conquista com diversos eventos. Dezenas de produtores rurais se reúnem dois dias para discutir a economia do café e depois participam de confraternizações, abertas ao público.
A Mostrinha de Cinema também atrai turistas de todo o estado. O evento acontece sempre a partir da segunda semana de outubro e traz em sua programação a exibição de filmes educacionais e infantis. Já durante o mês de maio acontece o projeto Quintas de Maio, com diversas apresentações de músicos locais e estaduais na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Durante o Carnaval, a Região Metropolitana de Vitória da Conquista tem bastante movimento de foliões, nativos e turistas. As cidades de maior procura além de Conquista são Rio de Contas, Caraíbas e Brumado. Desfilam blocos de carnaval, escolas de samba e também há shows de bandas de axé de repercussão nacional.
Vitória da Conquista
Se você está a procura de programas ao ar livre, em contato com a natureza, visite o Poço Escuro. Trata-se da área de maior biodiversidade da Serra do Piripiri. Ao longo dos últimos anos, muitas obras de melhorias foram feitas no local. Atualmente a reserva conta com um sistema de iluminação totalmente renovado, com pontes, passagens e também uma escada de travessia entre os bairros Petrópolis e Guarani. No local, ainda há quatro trilhas: Trilha Branca com 1.070m, Trilha Amarela com 1.620m, Trilha Laranja com 1.810m e Trilha Vermelha com 2.