O Aeroporto Coronel Altino Machado de Oliveira, conhecido também como Aeroporto de Governador Valadares, é administrado pela prefeitura do município mineiro. Tem capacidade para atender anualmente a 182 mil e 500 passageiros, e é um dos mais movimentados do estado de Minas Gerais. Operado principalmente pela empresa TRIP linhas aéreas, realiza voos para 23 destinos nacionais, dentre eles para as cidades mineiras de Belo Horizonte, Ipatinga, Araxá, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, São João Del Rei, Uberaba e Uberlândia.
O Aeroporto de Governador Valadares não serve apenas ao município, mas também a toda a região do Vale do Rio Doce. Para que o sítio aeroportuário pudesse ampliar ainda mais a sua influência na região, em 2008 o aeroporto recebeu diversas obras que aumentaram a pista de voos (em 300 metros, totalizando 1800 metros), além de melhorar a tecnologia para segurança de voo e ampliar o terminal de passageiros. Além disso, projetos ambientais também foram trabalhados no Aeroporto de Governador Valadares.
O aeroporto de Governador Valadares foi inaugurado em 1966 e teve em 2007 sua maior movimentação anual, de quase 90 mil passageiros. Estima-se que o aeroporto receba ainda mais obras de ampliação para a melhoria de seus serviços até a Copa do Mundo de 2014, uma vez que Minas é um dos estados-sede dos jogos.