O aeroporto que serve à cidade de Ipatinga, no interior de Minas Gerais, chama-se Aeroporto da Usiminas, e não por acaso: é uma obra de administração privada, embora o uso do espaço seja público. O aeroporto realiza trabalhos que servem a toda a região mineira conhecida como Vale do Aço, que abrange as cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.
Apesar de ser conhecido como Aeroporto de Ipatinga, o sítio aeroportuário se localiza próximo ao distrito industrial de Santana do Paraíso, e fica a três quilômetros do centro do município de Ipatinga. Atualmente duas companhias aéreas realizam voos no aeroporto, TRIP e Azul, e os destinos operados pelas companhias são Belo Horizonte, Governador Valadares (MG), São Paulo e Vitória (ES). Os aviões das duas empresas que realizam seus trabalhos no aeroporto de Ipatinga são de médio e pequeno porte, com aeronaves com comportam, no máximo, 90 passageiros.
A capacidade anual do aeroporto de Ipatinga é de 160 mil passageiros, mas está prevista para a região a reforma do atual aeroporto, projeto pensado e patrocinado pela Usiminas, empresa que atualmente administra o sítio aeroportuário de Ipatinga. Se a reforma for realizada, estima-se que o aeroporto poderá receber aeronaves de até 110 passageiros.