O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães é a principal porta de entrada dos turistas não só à cidade que atende, Salvador, mas também a várias cidades do nordeste: é o mais movimentado dessa região do país, onde responde por mais de 30% dos passageiros em território nordestino. E agitação é com ele mesmo, em um retrato típico de sua cidade (principalmente em tempos de carnaval): é o nono aeroporto mais movimentado do Brasil e o 15º mais movimentado de toda a América do Sul.
O aeroporto de Salvador foi inaugurado em 1925 sob o nome de Santo Amaro do Ipitanga, e teve o nome mudado para “Dois de Julho”, data da independência baiana, antes de se tornar uma homenagem ao deputado Luís Eduardo Magalhães, de uma das famílias de maior tradição política na Bahia. O nome mudou definitivamente em 1998 em homenagem ao deputado, que faleceu nesse ano vítima de um ataque cardíaco.
O aeroporto opera voos diários de sete companhias brasileiras, fazendo voos domésticos e internacionais, e cinco companhias estrangeiras, fazendo o transporte dos passageiros para fora do país. Com suas duas pistas e muitas obras de melhoramento em processo de realização, o aeroporto atende atualmente a seis milhões de passageiros por ano, e pretende aumentar sua capacidade com as reformas para o próximo grande evento em território nacional, que é a Copa do Mundo de 2014.