Um dos mais importantes aeroportos do estado baiano, o complexo, de nome Pedro Otacílio Figueiredo, na cidade de Vitória da Conquista, foi fundado em 1969 e é administrado atualmente por uma empresa privada, apesar de ser de propriedade do governo da Bahia. Atualmente o aeroporto atende a destinos domésticos, com voos diários para as capitais Salvador, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Campo Grande e Rio de Janeiro, além de ter voos também diários para as cidades de Barreiras, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos e Uberlândia.
O Aeroporto de Vitória da Conquista trabalha com os voos das empresas nacionais Passaredo e TRIP, e recentemente passou por reformas para melhoria de sua estrutura e do seu sistema de segurança de voo. Atualmente o complexo aeroportuário conta com terminal de passageiros climatizado, amplo estacionamento, sistema de proteção ao voo com balizamento noturno, farol rotativo, estação de rádio e equipamentos de última geração.
Os novos investimentos na cidade dão conta de uma reforma estrutural completa, fazendo com que o aeroporto de Vitória da Conquista possa ser totalmente substituído por outro, maior, para atender ao crescente número de passageiros que transitam pelo local. Uma das ideias para esse novo aeroporto é, também, aumentar o número de empresas aéreas que utilizam o espaço do complexo, visto que o histórico aeroporto da cidade conta apenas com duas empresas fazendo suas escalas de voo.