Fudado em meados de 1988, o Aeroporto Hugo Cartegiani, de Caxias do Sul, é atualmente o aeroporto mais movimentado do interior do estado sul rio-grandense. É também um dos aeroportos mais importantes de todo o país e tem capacidade de operação para seiscentos mil passageiros por ano.
Quem viaja para a cidade pode perceber que o aeroporto está mais bonito, sofisticado e moderno – reformas e ampliação do terminal de passageiros, começadas em 2010, foram entregues em 2012 com novos conceitos de conforto e segurança de voo para todos que passam pelo complexo aeroportuário de Caxias do Sul. Seu pátio tem capacidade para cinco aviões Boeing e seu sistema de proteção de voo é dotado de equipamentos de última geração, permitindo operações visuais ou por instrumentos, tanto de dia quanto à noite e independentemente de situações meteorológicas adversas. A partir dessas reformas foi possível atender a demanda de voos para São Paulo, nos dois principais aeroportos do estado, destaque também na aviação do país.
Atualmente o Aeroporto de Caxias do Sul conta com três empresas nacionais operando voos em sua área, que são Azul, Gol e Trip, e seus principais destinos são para Campinas, Curitiba e São Paulo (Congonhas e Guarulhos). O Aeroporto não é administrado pela Infraero, estando nas mãos do Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul.