Roteiro Recife

Roteiro Recife: Veja 7 dicas de lugares para visitar

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Fundada em 1537, a capital pernambucana é hoje um dos grandes polos turísticos do Brasil, atraindo, anualmente, milhares de visitantes do país e do exterior. Mas o que atrai tantos turistas? Palco de importantes momentos de nossa história, dono de uma cultura riquíssima e agraciado com incontáveis belezas naturais, a cidade é mais do que um destino, é um convite. A seguir, em nosso Roteiro Recife, veremos 7 dicas de passeios em Recife para aproveitar ao máximo sua passagem pela Veneza brasileira.

Boa Viagem

Com um clima quente e ensolarado na maior parte do ano, a região Nordeste do país se consagrou como destino para aqueles que gostam de curtir uma praia. Em Recife não é diferente, e a orla de Boa Viagem é sua melhor pedida. Com uma confortável estrutura, que conta com bares, restaurantes, sanitários públicos, amplo calçadão e ciclovia, Boa Viagem recebe a todos com sua rara beleza. Durante os períodos de maré baixa, é possível aproveitar as piscinas naturais que se formam bem próximas à faixa de areia.

Recife Antigo

Bairro onde se iniciou a história da cidade, o Recife Antigo é daqueles lugares para se passar todo um dia, e claro, não poderia faltar em nosso Roteiro Recife. Com atrações para todos os gostos, a região encanta pela beleza do casario colonial e do Marco Zero, praça repleta de construções históricas e cujo nome diz respeito ao local em que a cidade nasceu. A vizinhança oferece, ainda, ótimas opções para degustar aquela carne de sol com queijo coalho ou qualquer outra delícia da cozinha regional, principalmente no centro gastronômico do Armazém do Porto. Além disso, garante interatividade e conhecimento para os que se interessam pela história do frevo, no Paço do Frevo, ou da cultura sertaneja, embalada pela obra do mestre Luiz Gonzaga, no Cais do Sertão.

Para aqueles que gostam da noite, o Recife Antigo é uma ótima opção. O Pátio de São Pedro costuma ser palco para apresentações musicais, enquanto as ruas Tomazina, da Moeda e do Bom Jesus reúnem bares, restaurantes e casas de show.

Santo Antônio

Essa é uma dica que está em nosso Roteiro Recife para quem gosta de apreciar a arquitetura e a história dos locais que visita. É no bairro de Santo Antônio que está localizada a bela Praça da República, que reúne o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, e o Palácio do Tribunal de Justiça. Na mesma praça é possível visitar, ainda, o Teatro Santa Isabel, cuja construção data da primeira metade do século XVIII.

A família Brennand

Francisco e Ricardo Brennand são primos. O primeiro, ceramista; o segundo, empresário e colecionador. Para além do parentesco, o que ambos têm em comum é darem nome a atrações que devem constar em qualquer roteiro.

A Oficina Brennand é um espaço dedicado à obra de Francisco Brennand, considerado um dos maiores artistas plásticos do país. O acervo é enorme, com destaque para a releitura do Taj Mahal. Peças de Brennand podem ser vistas em várias partes da cidade, como no Parque das Esculturas, próximo ao Marco Zero, mas é em sua oficina que conseguimos ter noção da dimensão de sua obra, disposta em um espaço que, por si só, já seria um excelente passeio.

CarroAluguel

O Instituto Ricardo Brennand é hoje um dos principais museus do Brasil, por isso não pode faltar em nosso Roteiro Recife. Reunindo um acervo enorme, possui uma área igualmente impressionante, por onde estão distribuídos o Museu Castelo São João, a Pinacoteca, a Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças. O Instituto foi considerado por usuários do TripAdvisor como o melhor museu da América Latina e um dos vinte melhores do mundo.

Em seu acervo encontramos valiosas peças de armaria, artes decorativas, mobiliário e tapeçaria. Há ainda espaço para esculturas, das quais se destacam réplicas de O Pensador, de Auguste Rodin, e David, de Michelangelo. As artes visuais também se fazem presentes, com obras de grandes nomes como Debret, Rugendas e Benedito Calixto. Uma grande biblioteca e um impressionante acervo de documentos, sobretudo relativos ao Brasil holandês, completam o quadro.

O Rio Capibaribe e um inusitado passeio

A cidade de é conhecida como a Veneza brasileira, título não concedido por acaso. Recortada por rios, conta com oito pontes históricas que ligam as diversas partes de suas ilhas fluviais, com destaque para a ponte Maurício de Nassau, datada de 1644, sendo uma das mais antigas do Brasil. Conhecer as pontes atravessando-as é uma recomendação bastante comum, mas conhecê-las a partir do rio é uma oportunidade única. Existem hoje empresas especializadas em passeios pelo rio que proporcionarão aos turistas e aos moradores outro olhar da cidade.

Compras

Muita gente considera as compras a melhor parte de toda viagem. Para elas, nosso Roteiro Recife também oferece interessantes opções. A primeira é a Casa de Cultura, instalada em um edifício construído para ser uma cadeia, mas que hoje abriga inúmeras lojinhas com grande variedade de produtos. Outra boa pedida é uma volta pelo Centro de Artesanato de Pernambuco, que reúne trabalhos em barro, bordados e fibra, tão característicos do artesanato local. Para fechar, visite o Mercado de São José, tombado pelo patrimônio histórico e que oferece mais de 500 expositores com uma ampla variedade de produtos.

Recife para além do Roteiro Recife

Além dos pontos turísticos de Recife, a interessante localização da capital pernambucana possibilita ao turista um fácil deslocamento por outros municípios do estado, permitindo que, ao visitar a cidade, seja possível conhecer outros importantes pontos de Pernambuco. E as opções são inúmeras!

Com tantas possibilidades em seu roteiro, o ideal é alugar carro, o que lhe permite maior flexibilidade de horários e destinos, além da comodidade. Se não está acostumado com o aluguel de veículos, vale a pena conferir algumas dicas para escolher o carro apropriado para você.

Transporte garantido, hora de seguir para o litoral norte. A primeira parada, obrigatória para todos que visitam Recife, é a cidade de Olinda. Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, Olinda conta com ladeiras repletas de história e arte. Do Alto da Sé, onde fica a Catedral, é possível ter uma das mais belas vistas da capital pernambucana.

Seguindo para o norte, o destino é a Ilha de Itamaracá. A sugestão é uma visita ao Forte Orange, construído durante a invasão holandesa em 1631 e, em seguida, desfrutar de uma das belas praias que circundam o forte, como Enseada dos Golfinhos, Pontal da Ilha e Coroa do Avião, onde você poderá desfrutar de um almoço na beira do mar de águas tranquilas.

Se o destino for o litoral sul, a parada obrigatória passa a ser Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, eleita diversas vezes a mais bela praia do Brasil. A charmosa vila oferece todo o conforto que seus visitantes precisam, aliando simplicidade e modernidade. Imperdível é o mergulho nas piscinas naturais que pontuam a orla do vilarejo, cujas águas cristalinas permitem a fácil observação de vários tipos de peixes.

Mas o litoral sul não é apenas Porto de Galinhas. Antes, encontram-se as belas praias de Gaibu e Calhetas, no município de Cabo de Santo Agostinho, e dos Carneiros, no município de Tamandaré. Se o aluguel de carro em Recife foi a opção, recomenda-se um passeio de uma semana por toda essa região, com tempo suficiente para aproveitar a beleza de cada uma de suas praias.

Se o tempo for curto, mas a vontade de conhecer essas atrações for grande, é possível realizar o chamado “bate e volta”, fazendo de Recife sua base. Como dito, a localização da capital é privilegiada e as distâncias aos demais destinos são curtas, com estradas em boas condições.

A opção por alugar um veículo pode ser ainda mais fácil com a ajuda de um site especializado. O CarroAluguel reúne dezenas de locadoras de todo o país, você compara preços e reserva o automóvel sem taxas. Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse a página do Facebook!

Tem outras sugestões para o nosso Roteiro Recife? Compartilhe com a gente!

Deixe seu comentário