Que tal um passeio de carro em São Paulo?!

Atualizado em: 24/08/2023

Fazer turismo em um município com mais de 1.500 km² toma tempo e dinheiro do turista. Em se tratando de São Paulo, então, além da demora e custos, temos que ter paciência. O trânsito é lento e os principais pontos turísticos não são nada próximos. Traçar um roteiro turístico em São Paulo de ônibus, trem ou metrô não é mesmo o mais indicado!

Usar transporte coletivo para turismo demanda muito tempo e, quando viajamos, o que mais queremos é tempo e autonomia para visitarmos com calma cada destino. Por isso, o aluguel de carro é o ideal para fazer um passeio por algumas belezas da capital paulista. De carro poderemos traçar alguns caminhos alternativos, desviar o maior fluxo de veículos e ter mais conforto enquanto rodamos de um ponto a outro.

Para evitar um pouco o famoso rodízio municipal de veículos em São Paulo – também chamado de Operação Horário de Pico – sugerimos, para este passeio, parques verdes proporcionem contato com a natureza e pontos históricos, todos razoavelmente próximos uns dos outros e de fácil acesso. Uma dica importante: para traçar a rota certa e percorrer o menor e mais rápido caminho, o aluguel de carro com GPS é a melhor alternativa!

Quem pensa que fazer um tour de carro por São Paulo significa ter que rodar dezenas e dezenas de quilômetros está enganado. Nosso passeio vai do Ipiranga à Avenida São João rodando menos de 40 km pelas vias paulistanas. Ponto de partida: o Parque da Independência!

Parque da Independência

O Parque da Independência, um marco histórico nacional, abriga o Monumento à Independência, o Museu Paulista da USP (mais conhecido como Museu do Ipiranga), belos jardins, seu bosque e a Casa do Grito. No salão nobre do Museu do Ipiranga está o quadro “Independência ou Morte”, que mede 7,60 x 4,15 m e ficou conhecido como “O Grito do Ipiranga”.

Parque do Ibirapuera

Considerado o mais importante parque urbano de São Paulo, o Parque do Ibirapuera não poderia deixar de estar em nosso roteiro. A aproximadamente 25 minutos do Parque da Independência, o Ibirapuera foi inaugurado na década de 50 em comemoração aos 400 anos de São Paulo. Além de ser um dos maiores da cidade, ele conta com ciclovia, pistas para cooper, passeio e descanso. A área cultural também é enorme e de grande beleza.

Mercado Municipal Paulistano

Um dos patrimônios históricos e culturais mais importantes da cidade é o Mercado Municipal, carinhosamente apelidado de Mercadão. Instalado em um prédio de imponente arquitetura de vitrôs coloridos, o Mercadão e sua variedade e riqueza gastronômica concedem a São Paulo o título de uma das Capitais Mundiais da Gastronomia. Mercadão significa uma infinidade de barracas de todos os tipos de alimentos, bebidas e temperos. Já uma visita ao Mercadão é sinônimo de uma verdadeira viagem por aromas e sabores de todo o mundo, reunidos em um só barracão!

Memorial da América Latina

Não muito longe do Mercadão está o Memorial da América Latina. Obra de Oscar Niemeyer, além de um monumento, trata-se de um centro cultural, político e de lazer. Dentre suas atrações, destacam-se a tão famosa Biblioteca Latino-Americana – com mais de 30 mil livros em seu acervo –, o Pavilhão da Criatividade, o Salão de Atos e o edifício do Parlamento Latino-Americano. Não podemos deixar de falar da escultura vermelha em concreto, também de Niemeyer, que forma uma mão aberta guardando na palma o mapa da América Latina!

Nosso passeio ligou quatro dos grandes pontos turísticos de São Paulo e, para isso, precisamos de menos de uma hora e meia rodando pelas vias paulistanas, provando que é possível conhecer a cidade de São Paulo de carro e sem grandes irritações.

Você gostaria de conhecer mais roteiros turísticos de carro em outras capitais do Brasil? Mande sua sugestão para o blog do CarroAluguel.com. Adoraremos traçar a sua rota!

Um comentário

  1. carros usados 22/07/2012 at 10:53 pm - Responder

    esses logares de sp sao sensacionais… otimo post

Deixe seu comentário