Dicas para conhecer Curitiba de carro

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Curitiba é famosa pela excelente infraestrutura de transporte público. Mas, para o turista que deseja ficar à vontade para conhecer a cidade, o aluguel de carro em Curitiba certamente é o mais indicado. É a maneira de locomoção que dá mais liberdade e comodidade ao viajante e ao final da viagem vai lhe custar bem mais barato que pegar táxis para circular de um lado a outro da cidade. Para se ter noção de como o transporte público também não compensa, peguemos como exemplo dois dos principais pontos turísticos de Curitiba: Jardim Botânico e Parque Barigui. Enquanto que de ônibus levaríamos mais de uma hora para concluir o percurso, de carro gastaríamos no máximo 30 minutos para ir de um ponto a outro, levando em conta que os parques estão em pontos distintos da cidade.

O trânsito em Curitiba

Na capital paranaense, o tráfego de carros é, sim, intenso e há, também, horários de pico. Entretanto, em comparação às outras metrópoles brasileiras, o trânsito de Curitiba é tranquilo e flui normalmente. Pela cidade não ser tão grande, geralmente se gastam no máximo 20 ou 30 minutos para se chegar aonde deseja. Se você estiver em um ponto e o seu destino for do outro lado da cidade, aposte que de carro vai levar no máximo 50 minutos para chegar lá!

Se puder, evite circular em horários próximos às 18h. Estes costumam ser os períodos de maior fluxo de carros e ônibus, tornando lentas as principais vias de acesso do centro para os bairros.

Nos locais para estacionamento de veículos, principalmente na região central, é preciso usar o “Estar”, que é um cartão impresso que serve para controlar o sistema de rotatividade, adotado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Este sistema tem a função de gerenciar as vagas públicas de estacionamento no anel central do município e nos bairros próximos a ele. O custo de cada cartão é de R$ 2,00 e tem validade de uma hora. O período máximo de utilização em um mesmo lugar é de 3 horas e são poucos os lugares que permitem tanto tempo, justamente para que funcione a rotatividade. Você encontrará a informação referente ao período máximo de estacionamento nas placas verticais das vias.

Seguindo essas dicas para dirigir em Curitiba, você certamente não encontrará dificuldades e chegará com tranquilidade em seu destino.

Planejamento Urbano de Curitiba

O planejamento urbano de Curitiba é inteligente, bem estruturado e facilita a circulação. Por toda a cidade existem as chamadas “vias rápidas”, que ligam o centro a bairros populosos e vice-versa. As “rápidas” – tanto “sentido centro” quanto “sentido bairro” – são sempre paralelas à rua da Canaleta do Expresso (ônibus biarticulado coletivo que circula em via exclusiva), dispostas uma de cada lado da via da Canaleta para facilitar a localização do motorista.

A velocidade máxima permitida nas “rápidas” é de 60 km/h e existem radares eletrônicos instalados pela cidade toda para controlar o excesso de velocidade. Procure nunca ultrapassar a velocidade máxima permitida, além de ser mais seguro para você e quem estiver junto, você não corre o risco de ser pego de surpresa por um radar.

Em vias de bairro, as ditas “residenciais”, a velocidade permitida é de no máximo 50 km/h. Já nas maiores, que ligam grandes zonas da cidade, como a Linha Verde, por exemplo, você pode circular utilizando a velocidade de até 70 km/h.

Vale destacar que vários dos radares eletrônicos de Curitiba, além de fiscalizar a velocidade, têm a função de delatar paradas em cima da faixa de pedestres e passagens em sinal vermelho. Por isso, a atenção deve ser redobrada, evitando assim, multas desnecessárias. E lembre-se: caso você tenha optado pelo aluguel de carro, as possíveis multas serão cobradas de você! Confira mais detalhes sobre multas levadas com carro alugado.

Pontos turísticos de Curitiba para conhecer de carro

Se montarmos um roteiro turístico de apenas um dia e que contemple os principais pontos, o ideal é que comecemos pelo Parque Iguaçu e pelo Jardim Zoológico de Curitiba.

A menos de 20 minutos do Zoo está o cartão-postal da cidade: o Jardim Botânico, onde é possível apreciar plantas típicas da mata atlântica e desfrutar de todas as atrações do parque, como: áreas para caminhadas, campos para práticas esportivas, pista de ciclismo, quadras de tênis, museu e áreas para um delicioso piquenique.

Mais 20 minutos rodando chegamos ao Parque das Pedreiras onde estão a famosa Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, que já recebeu grandes shows nacionais e internacionais e milhares de pessoas em torno de paixões musicais.

A menos de cinco minutos do Parque das Pedreiras está a imensa tranquilidade do Parque Tanguá, que faz parte do projeto de preservação do curso do Rio Barigui. O mirante do parque é um espetáculo inesquecível, onde se pode observar as duas pedreiras e encontrar uma paz de espírito sem fim.

Também membro do projeto de preservação do Rio Barigui é o parque que leva o nome do próprio rio. O Parque Barigui está a menos de 20 minutos do Tanguá e é um dos símbolos de natureza e beleza da cidade. No Barigui vamos respirar saúde! Lá a prática de exercícios físicos acontece o dia todo e em todos os dias da semana.

Como vimos, em pouco mais de uma hora rodando, podemos conhecer cinco belíssimos pontos turísticos de Curitiba. De fato, o trânsito da cidade é tranquilo e circular de carro é o mais rápido e prático. Para sua próxima viagem, seja o destino Curitiba ou qualquer outra cidade do Brasil, sugiro que faça o aluguel de carro para ter mais praticidade. Confira o site do CarroAluguel.com. Você vai encontrar locadoras no país todo e até no exterior. Todas prontas para oferecer a você o melhor carro e serviço para as suas necessidades!

Deixe seu comentário