Praias de Natal

Melhores Praias de Natal: 11 passeios que você deve fazer!

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Natal atrai turistas do mundo inteiro em busca de belas praias, muito calor e natureza exuberante. Com um litoral repleto de boas opções, você encontra de tudo um pouco na região, dunas, águas tranquilas, boas ondas, lagoas, coqueirais, vento e deliciosos frutos do mar. Por esses e outros motivos, as Praias de Natal se tornaram nossos destinos mais disputados.

Leia nosso guia de turismo em Natal e veja agora 11 praias que você não pode deixar de conhecer na cidade e em seus arredores!

Ponta Negra

Nossa primeira parada fica exatamente em Natal, na praia de Ponta Negra. É a mais concorrida da cidade, sendo seu mais famoso cartão-postal. É nessa praia que encontramos o Morro do Careca, uma duna de cerca de 120 metros de altura, margeada por vegetação nativa.

Ponta Negra é disputada tanto na areia, por banhistas e praticantes de esportes como surf, windsurf e kitesurf, como também no calçadão. Repleta de animadas barracas, bares, restaurantes, casas de show, hotéis e pousadas, a região convive com uma rotina de noites agitadas, reunindo turistas e moradores.

Tomando Ponta Negra como centro, o turista que quiser conhecer mais destinos do litoral potiguar pode optar por seguir para o sul ou para o norte. Em ambas as direções, belas praias estarão em seu caminho.

Praia Ponta Negra

Com um acesso rodoviário de boa qualidade e curtas distâncias a serem percorridas, o deslocamento se torna prático quando realizado em veículo próprio. Se você não chegou em Natal de carro, uma excelente opção é apostar na locação de um.

CarroAluguel

Praias de Natal – Litoral Norte

Genipabu

Distante apenas 25 km de Natal, Genipabu é famosa por suas incríveis dunas de areias branquíssima. Para passear por elas o turista pode optar por buggies ou por dromedários! Não são raras as lagoas de água doce perdidas em meio às dunas, o que torna o passeio por elas extremamente agradável. Do alto das dunas ainda é possível ter um panorama incrível do local e avistar até mesmo a capital. A praia em si é bastante tranquila e oferece aos banhistas águas mornas.

Praia Genipabu

Maracajaú

Seguindo mais 30 km pelo litoral norte, encontramos a praia de Maracajaú, conhecida por suas formações de corais chamadas de parrachos. Localizadas a sete quilômetros da areia, formam piscinas naturais quando a maré está baixa. Um cenário perfeito para mergulhos com máscara e snorkel, permitindo que o visitante observe, em meios as águas cristalinas e de pouca profundidade, não só as formações de corais como a incrível variedade de peixes e outros animais marinhos que habitam a região. Para aqueles que se interessarem, também é possível a prática de mergulho com cilindro.

Parrachos Maracajaú

Vale ressaltar que as áreas de corais são protegidas em todo o litoral brasileiro e em Maracajaú não é diferente. Os parrachos se encontram em uma área de preservação ambiental e por isso o fluxo de turistas é rigidamente controlado. Durante a alta temporada é permitida a presença de 654 pessoas por dia na área das piscinas, na baixa esse número é reduzido para 492. Por ser um passeio concorrido, recomenda-se chegar cedo para garantir lugar.

Redinha

Bastante procurada por praticantes de windsurf e kitesurf, Redinha tem como diferencial o encontro do mar com o Rio Potengi. Como as águas salgadas da região são agitadas e repletas de barreiras de corais, não são ideais para banho, fazendo do rio uma boa alternativa.

Jacumã

Ficou conhecida em todo o país a prática do chamado “skibunda”, que consiste na descida de dunas de areia sentado em uma prancha. Em Jacumã a grande atração é um derivado dessa modalidade. Batizado de “aerobunda”, o turista que se aventurar descerá a duna em uma tirolesa, sentado em uma pequena cadeira, tendo como destino as águas refrescantes da lagoa de Jacumã. Na região ainda é possível conhecer as lagoas de Carcará e Arituba, que, pelo intenso azul de suas águas, faz lembrar o mar do Caribe.

Praia de Jacuma

Pitangui

Nosso último destino ao norte é a praia de Pitangui. Dona de uma lagoa de água quente, coqueirais a perder de vista e dunas que permitem a prática de skibunda e tirolesa, Pitangui também se mostra uma ótima opção. A praia conta, ainda, com boa estrutura de comércio, bares e restaurantes variados.

Praia Pitangui

Praias de Natal – Litoral Sul

Cotovelo

Depois de conhecer as boas opções de praias existentes no litoral norte, sigamos agora para o litoral sul, cuja primeira parada será a praia do Cotovelo. A apenas 12 km da Praia de Ponta Negra, em Natal, Cotovelo oferece aos seus visitantes um resumo de tudo o que região tem: dunas, falésias, águas mornas e tranquilas, areia branca e coqueirais.

Praia Cotovelo

Pirangi do Sul

Contando com uma generosa faixa de areia fina, águas mornas e tranquilas e piscinas naturais quando a maré está baixa, Pirangi do Sul se mostra apropriada para banhistas que procuram sossego, prática de esportes náuticos como o stand up paddle e até mesmo pescaria.

Praia Pirangi Sul

Barra de Tabatinga

Barra de Tabatinga já seria um destino imperdível pelo esplendor do lugar. Falésias e dunas compõem um incrível cenário junto à enseada de mar tranquilo e areia branca. Entretanto, o que mais chama a atenção na região é uma peculiaridade que lhe rendeu um apelido: enseada dos golfinhos. Sim, em Barra de Tabatinga é possível avistar vários deles, em um espetáculo bem próximo aos banhistas. A melhor maneira de observá-los, no entanto, é a partir do mirante que existe na estrada.

Barra Tabatinga

Pirangi do Norte

Assim como em Pirangi do Sul, sua meio-irmã do norte também tem como trunfo as piscinas naturais. Movimentada durante todo o ano, a área é bastante procurada para a prática de esportes.

Na região ainda é possível esticar o passeio e conhecer o maior cajueiro do mundo, uma gigantesca árvore que desafia a compreensão dos visitantes tamanha a quantidade de galhos que se espalham por uma área de 8.500 m². Se for época da fruta, é permitido saboreá-la no pé!

Cajueiro Pirangi

Búzios

Com uma orla que alterna pontos de águas tranquilas, propícios para a prática do mergulho, com outros de mar agitado, convidativos para a prática do surf, Búzios oferece para o turista, ainda, a possibilidade de passeios de buggies por dunas e lagoas espalhadas por todo o seu entorno.

Praia Buzios

Planejando Passeios em Natal

Conhecer o litoral do Rio Grande do Norte é um programa imperdível e repleto de belas paisagens, que representam um verdadeiro deleite aos seus visitantes. Se você gostou de nosso guia de praias de Natal e de nossas dicas de passeios, que tal começar a planejar sua viagem? Um bom começo é conhecendo mais sobre o aluguel de carros em Natal, clicando aqui.

Gostou do nosso guia de melhores praias de Natal? Deixe seu comentário!


 

Deixe seu comentário