Portal de Gramado

Gramado: 8 motivos para você conhecer!

Atualizado em: 24/08/2023Tags: ,

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é uma das mais lindas e charmosas do Brasil, merecendo figurar em qualquer lista de melhores destinos turísticos do país. Se você já conhece, vale sempre a pena voltar. Se não conhece, não perca mais tempo: programe logo uma viagem para conhecer todas as atrações em Gramado.

A cidade fica a 120 km de distância de Porto Alegre e pode ser considerada como um dos pontos altos do passeio à Serra Gaúcha. A região toda é linda, então o ideal é alugar um carro e percorrer o destino com calma, até alcançar o topo de seu roteiro. Seja para uma romântica viagem a dois ou para um passeio com crianças, o lugar é a aposta certa.

Para que você aproveite tudo ao máximo, preparamos este post sobre o que fazer e os pontos turísticos de Gramado. Os motivos para conhecer a cidade são muitos, confira!

Um pouco da história da cidade

A região era habitada por índios Caingangues, até começar a ser utilizada por “tropeiros” como descanso para o gado que conduziam. Os primeiros moradores teriam se estabelecido na região por volta de 1875.

Os imigrantes alemães e italianos, por sua vez, começaram a chegar no início do séc. XX e passaram a exercer uma forte influência na cultura, arquitetura e gastronomia da cidade. A herança cultural é notada por toda a cidade que faz questão de preservar seu passado.

Principais pontos turísticos de Gramado

Igreja Matriz de São Pedro

A Igreja Matriz de São Pedro apresenta belíssima fachada em pedra basalto, interior em estilo romano e vitrais do alemão Max Dommeyer. O exterior é decorado por esculturas de apóstolos, além de fontes e do relógio com termômetro compondo o paisagismo.

A charmosa e aconchegante rua coberta, bem perto da Matriz, oferece restaurantes, bistrôs e lojas sofisticadas no centro de Gramado. No inverno, é o lugar ideal para um chá da tarde acomodado nas confortáveis cadeiras cobertas de peles.

Igreja Matriz de São Pedro

Lago Negro

O Lago Negro, com suas águas escuras e rodeado de alamedas decoradas por belas hortênsias e azaleias, é o lugar perfeito para relaxar e fazer um delicioso passeio de pedalinho.

Lago Negro em Gramado

Igreja do Relógio

A Igreja do Relógio, não muito longe do centro, é uma bela igreja luterana rodeada por hortênsias que também merece uma visita para apreciar a vista e fazer belas fotos.

Igreja do Relógio em Gramado

Mini Mundo

O Mini Mundo é uma atração para a família toda. Os ursinhos, a bruxa e o limpador de chaminés fazem parte dessa atração que apresenta cidades e monumentos em miniatura com incrível riqueza de detalhes.

Mini Mundo Gramado

Parques

Tanto em Gramado como na vizinha Canela, há uma grande variedade de parques de encher os olhos dos visitantes. Veja alguns exemplos de passeios:

Parque Estadual do Caracol

O belíssimo Parque Estadual do Caracol, em Canela, tem bondinhos que levam o visitante até o ponto mais alto para apreciar a vista da Cascata Caracol, uma das mais belas do Brasil. Há muitos mirantes no parque de onde se admira a cachoeira de diferentes ângulos.

Cachoeira Parque Estadual do Caracol

Snowland

Você também pode seguir para a Snowland, fazendo uma parada no Castelinho do Caracol para tomar um chá com torta de maçã. A Snowland é o lugar para brincar e praticar esportes na neve sem sair do Brasil. Além da “montanha” de neve, a família se diverte no vilarejo alpino, onde há um ringue de patinação no gelo, praça de alimentação e lojinhas de souvenir.

Snowland Gramado

Parque Terra Mágica Florybal

Nesse parque, encontram-se o espaço dos primatas, a Aldeia dos Índios e o Território dos Dinossauros, com réplica de felinos e mamutes, além de duendes e feiticeiros. A criançada adora!

Terra Mágica Florybal

Supercarros

Além de exibições de carros de todos os tipos você pode realizar seu sonho de dirigir um superpossante. Na Avenida das Hortênsias, 4635, está o salão dos Supercarros, que exibe alguns dos maiores nomes do mundo automobilístico: Rolls Royce, Ferrari, Lanborghini, Porsche e vários outros. Melhor do que só admirar, você pode pilotar alguns deles. Vai escolher qual?

Supercarros Gramado

Natal Luz

A cidade é linda em qualquer época do ano, mas é principalmente no Natal que Gramado se veste de luz e magia para encantar os visitantes. São desfiles, shows, concertos, teatro e uma belíssima decoração de Natal que atraem milhares de visitantes por ano.

Não deixe de ir até a Aldeia do Papai Noel no Parque Knorr para visitar o bom velhinho e se deslumbrar com uma belíssima vista do Vale dos Quilombos.

Natal em Gramado

Gastronomia

Em meio a tantas atrações, a gastronomia é um caso à parte. Vai ser difícil não ganhar uns quilinhos durante sua visita. Anote o que você não pode deixar de experimentar: uma deliciosa sequência de fondue, as massas em típicas cantinas italianas, os galetos assados e o famoso café colonial, que, muito mais do que um simples café, é uma rica refeição!

Ao lado da Praça das Etnias você encontra a Casa do Colono, com produtos das colônias alemãs e italianas da região. Aos domingos, quartas e sextas, os colonos assam pães e quitutes nos fornos à lenha bem à vista das pessoas. Você assiste à preparação do pão e compra ainda quentinho!

Casa do Colono Gramado

E os chocolates? Ah, os chocolates de Gramado são irresistíveis. São várias as fábricas famosas que abrem as portas para mostrar ao visitante todo o processo de fabricação, desde o cacau até o produto final. Visite pelo menos uma delas e delicie-se!

Vinhos regionais

A Serra Gaúcha concentra muitas das principais vinícolas brasileiras. Gramado é um ótimo ponto de partida para percorrer a região de carro, visitando os vinhedos e conhecendo um pouco mais sobre a produção dos melhores vinhos brasileiros. Visite a Ravanello, com seus 2,5 hectares de vinhedos a 800 metros de altitude, e saboreie um tinto, branco ou espumante no belo Espaço Gourmet da propriedade.

Vinícola Ravanello

Roteiros de agroturismo

As charmosas princesinhas, ônibus antigos do tipo jardineira, partem da Praça das Etnias para levar os visitantes em roteiros pelo interior da região de Gramado. Cortando os vales e atravessando riachos, você admira a paisagem e conhece a história dos imigrantes que colonizaram a região ao visitar uma família local. É como entrar em um filme antigo. Imperdível!

Princesinhas

Festival de Cinema de Gramado

Os amantes da 7ª arte encontram um motivo extra para visitar a cidade em agosto: o Festival de Cinema. O evento acontece no belo prédio do Palácio dos Festivais, bem perto da Rua Coberta, por onde se estende o tapete vermelho que se transforma em passarela das celebridades durante o evento.

Grandes nomes do cinema nacional e internacional já saíram de lá carregando o seu Kikito, o simpático troféu com cara de sol sorridente desenhado pela artesã Elisabeth Rosenfeld. Quem estiver por lá em agosto pode descolar um autógrafo e ainda fazer uma foto com a réplica gigante do Kikito na Rótula das Bandeiras.

Réplica Kikito na Rótula das Bandeiras

Agora você já sabe que existem muitos ótimos motivos para conhecer Gramado. Conte aos seus amigos, compartilhe nosso post em suas redes sociais!

Deixe seu comentário