cuidados antes de viajar

Pé na estrada: cuidados necessários antes de viajar

Atualizado em: 10/08/2016

Durante as férias ou feriado o desejo de muitos motoristas é pegar a estrada e viajar. Antes disso, é fundamental checar alguns itens importantes para que não haja nenhum imprevisto. Não importa se a viagem é longa ou curta, a melhor forma de garantir segurança e tranquilidade é fazer o planejamento prévio. Para isso, a Bidu Corretora separou algumas dicas para você analisar antes de cair na estrada:

1 – Faça as contas

Fazer o cálculo do que será gasto com gasolina e pedágio é muito importante, já que esses são gastos inevitáveis. Para isso, use algum site como o Mapeia que, a partir da rota inserida, indica quantas horas e distância terá a viagem, além do valor dos pedágios e combustível que irá gastar no trajeto.

2 – Faça revisão do carro

Fazer a revisão do veículo é um item obrigatório para viajar com tranquilidade e segurança. Algumas semanas antes de partir para o destino, leve o carro para o mecânico, assim se for necessário repor alguma peça, terá tempo suficiente.

Os itens checados geralmente são o óleo do motor, fluidos de transmissão, bateria, filtro de ar, água do radiador, pneus, rodas, alinhamento da suspensão, balanceamento e outros.

3 – Trajeto

O trajeto da viagem pode ser visto pelo GPS dentro do carro, sendo por um aparelho ou aplicativo de celular. Porém, confiar somente neles para se guiar durante um percurso é um erro, já que há a possibilidade de o sinal cair em um determinado momento. Por isso é importante verificar com antecedência qual o trajeto que será feito, fazer a impressão ou baixar o mapa no celular para levar junto, assim caso o sinal falhar você tem uma segunda opção.

4 – Hospedagem

Depois de ver o trajeto, procure locais para se hospedar durante a viagem, em caso de você ficar muito cansado ou se acontecer algum de imprevisto.

Também verifique a hospedagem no local de destino, se possível reserve de forma antecipada. Se ela foi feita pela internet, procure informações com outras pessoas que já estiveram lá e ligue para ver se tudo está certo.

5 – Dentro do carro

O cinto de segurança é indispensável para todos os passageiros, então verifique e faça o ajuste do tamanho para cada pessoa. Tenha cuidado para não deixar nenhuma bagagem solta, assim evitando que em caso de freada brusca ela venha cair em alguém, causando acidente.

No caso de crianças, utilize a cadeirinha adequada para cada faixa etária e leve alguns brinquedos para que ela se divirta durante a viagem.

Se você vai levar seu bichinho de estimação, saiba que deixá-lo solto no banco de trás não é a melhor opção. Assim como as crianças, ele deve ficar preso no banco do carro com um cinto específico para isso ou dentro da caixinha de transporte presa no banco. Este cuidado evita com que seu bichinho seja lançado em caso de freada.

6 – Itens adicionais

Faça uma lista de possíveis remédios que você e sua família podem vir a usar durante o trajeto, já que será bem difícil encontrar uma farmácia no meio da estrada. Aposte nos remédios para dor de cabeça e enjoo.

Leve alguns lanches leves e frutas para comer enquanto não chega ao restaurante para almoçar, uma vez que algumas viagens podem se estender mais que o normal. E lógico, não esqueça de levar água para se manter hidratado.

7 – Casa

Antes de fechar a casa e partir para a viagem, tome cuidados com a segurança da residência. É aconselhado tirar os aparelhos da tomada para evitar imprevistos caso caia algum raio ou problemas da rede elétrica danifique os equipamentos. Faça uma limpa na geladeira para que nada estrague durante o tempo que ficará fora, assim como deve tirar o lixo, deixando tudo limpinho. Antes de sair, tranque tudo direitinho. Alguns especialistas em segurança informam que é melhor postar foto da viagem só depois de ter voltado, assim você não divulga nas redes sociais que sua casa está vazia.

8 – Contato da sua seguradora

Na hora de viajar, não deixe de anotar o telefone da responsável pelo seu seguro auto, como o da corretora e da seguradora. Caso aconteça alguma coisa que necessite o contato com elas, você já terá em mãos, sem ficar perdido ou pedindo informações.

familia ferias

Caso você não possua ou prefira não viajar com seu próprio veículo, a melhor opção para alugar um automóvel é através do site CarroAluguel.com, com ele você compara preços de locadoras de todo o Brasil e ainda tem a facilidade de reservar on-line.

Agora que está tudo pronto para viajar é só pegar as malas e partir para o destino desejado com tranquilidade e segurança. Aproveite!

 

Deixe seu comentário