Top 10 dicas para viajar de carro no feriado

Atualizado em: 23/08/2023

Viajar no feriado pode acabar se transformando em um grande estresse. Estradas com trânsito intenso, filas nos pedágios, possíveis congestionamentos, enfrentar horas e horas ao volante, enfim, razões é que não faltam para dificultar a vida do motorista nesse período de maior movimento. Visando tornar sua viagem mais tranquila, rápida, segura e prazerosa,  listamos 10 dicas para você que vai viajar de carro no feriado! Confira.

1 – Antes de iniciar a viagem é imprescindível fazer uma revisão rigorosa no seu automóvel. Às vezes, considerados os custos envolvidos nessa manutenção, possíveis gastos com regularização da documentação (inclusive multas), bem como estar em dia com o seguro, vale a pena pensar em aluguel de carro, uma opção barata e com garantia de utilizar  um veículo pronto para pegar a estrada. Além disso, nessas situações a família sempre aumenta, a bagagem é enorme, e se o espaço interno de seu possante não acomodar a tudo e a todos, o aluguel de carro sedan pode solucionar os problemas de desconforto. Pense nisso!

2 – Verifique se os documentos do condutor estão em ordem e deixe-os em um local de fácil acesso para facilitar no caso de ser parado em uma blitz policial;

3 – Certifique-se de que o tanque do carro está cheio. Ficar sem combustível no meio da estrada é extremamente perigoso e a ajuda pode demorar a chegar. Além disso, ser pego sem gasolina na estrada pode lhe render uma multa de nível médio, equivalente a 4 pontos na carteira.

4 – Procure sair em horários alternativos. Os momentos de pico são geralmente no final do expediente comercial, às 12h e 18h principalmente. Viajando no momento de menor fluxo você evita filas extensas no pedágio e lentidão na estrada. O ideal é partir pela manhã, no meio da tarde ou após o rush, das 20h em diante.

5 – Pesquise o caminho a ser percorrido. O Google Maps é uma excelente ferramenta e que pode traçar rotas alternativas, o volume de tráfego e até mesmo a temperatura. Não deixe de imprimir o mapa e também juntar algumas canetas, as crianças vão adorar ajudar no acompanhamento do roteiro.

6 – Programe algumas paradas para comer, alongar o corpo, ir ao banheiro e descansar. Você  provavelmente passará algumas horas na estrada e como seu corpo se desgastará, essas paradas ajudarão a recuperar as energias.

7 – Se você for viajar com crianças, lembre-se de preparar algo para entretê-las durante a viagem. A lentidão do trânsito pode deixá-las irritadas, por isso, jogos ou brincadeiras são ótimas alternativas. Sempre tenha algo preparado! Outro ponto fundamental para as crianças menores de 6 anos é o uso dos equipamentos de segurança obrigatórios. Confira algumas dicas nesse artigo: Dicas de segurança para transportar crianças no carro.

8 – Leve para a viagem um CD ou MP3 com músicas que o motorista goste. As rádios podem falhar durante o trajeto e o tédio, aliado ao cansaço, irrita facilmente quem está ao volante. Dirigir com tranquilidade e paciência é um dos primeiros requisitos para uma viagem segura!

9 – Se possível, leve o dinheiro do pedágio trocado. Em feriados, o fluxo nos pedágios é muito intenso e existem funcionários das concessionárias que já vão adiantando o pagamento nas filas para acelerar o processo!

10 – Se for viajar à noite, procure fazer uma parada em pousadas ou hotéis para descansar. Não deixe seu corpo ficar exausto, é muito perigoso e você corre o risco de dormir ao volante. Se a viagem for durante o dia no verão, esteja com roupas leves e óculos de sol para não sentir desconfortos durante o trajeto.

Dicas anotadas, destino definido, feriado chegando… É hora de botar o pé na estrada e curtir o feriadão. Seja qual for seu objetivo, se dirigir não beba e respeite sempre as leis de trânsito! Lembre-se que a ideia é chegar ao destino sem nenhum incidente e pronto para curtir com a família ou amigos.

Deixe seu comentário