quanto custa viajar

Quanto custa viajar? Dicas para aproveitar e não se perder nos gastos

Atualizado em: 26/08/2016

É difícil responder precisamente a essa pergunta, afinal, são muitas as variáveis que interferem diretamente no valor da viagem, como passagens, hospedagens e deslocamento. Entretanto, um planejamento mais detalhado ajuda a solucionar a questão “quanto custa viajar“.

Fato é que o custo de uma viagem, na maioria das vezes, está mais relacionado com os hábitos do turista do que com o destino. Quer um exemplo mais claro? Então, vamos lá! Suponha que uma família realize um passeio para Guarapari/ES, que é um local conhecido por seus preços relativamente acessíveis. Porém, lá a família decide conhecer os restaurantes mais caros e relaxar nas pousadas mais conceituadas.

Nesse contexto, você é capaz de perceber que a viagem provavelmente terá um custo elevado, certo? E essa premissa é válida para grande parte dos casos. De nada adianta selecionar um destino barato, mas abusar nos outros itens, como alimentação e hospedagem, concorda?

Mas afinal, quanto custa viajar?

Para ajudar na elaboração de um orçamento adequado à sua realidade e expectativa, destacamos abaixo alguns aspectos que devem ser analisados para, então, calcular o valor aproximado que será investido no passeio. Confira!

1. Escolhendo o destino

Antes de iniciar o planejamento, juntamente com todos os integrantes da família, decida qual será a cidade visitada. Vale buscar informações em sites especializados, pois alguns destinos brasileiros estão mais caros do que viajar para fora do país. Por isso, estabeleça primeiramente essa questão para só depois dar continuidade aos outros itens.

2. Verificando as passagens

Você já deve ter percebido que várias companhias aéreas criam – em momentos distintos – promoções muito vantajosas, em que o preço das passagens, às vezes, é reduzido em até 50%. Por isso, fique de olho nos sites das empresas, principalmente em horários alternativos, como de madrugada.

aviao

3. Escolhendo a hospedagem

O destino e a passagem já foram solucionados, então agora é necessário pensar na hospedagem para conseguir uma prévia do orçamento. Existem ferramentas eficazes que auxiliam no processo de escolha do hotel ou da pousada, o Booking.com e o Trivago são alguns deles.

Funcionando como um motor de busca, responsável por comparar os preços das acomodações, os sites são uma mão na roda para quem procura por informações concretas sobre os empreendimentos hoteleiros. E o melhor de tudo: você conseguirá encontrar os valores mais compatíveis com a sua proposta, ficando a par do real preço das acomodações. Isso já facilita o trabalho do planejamento.

4. Decidindo as atrações

Tão importante quanto determinar os aspectos acima é definir quais serão as atividades de entretenimento, pois quando colocadas na ponta do lápis elas correspondem a uma parcela significativa do orçamento. Uma dica útil aqui é verificar se a atração, seja ela um teatro, museu ou até mesmo um parque, tem algum portal ou rede social que disponibiliza os preços dos ingressos. Em caso negativo, que tal descobrir o telefone do local e verificar antecipadamente os valores de cada atividade?

pesquisar precos internet

Essa simples ação, com certeza, irá proporcionar mais segurança no momento de organizar os valores das despesas que serão gastas durante a viagem. Além do mais, com todos os preços em vista, será mais fácil de bater o martelo em relação às atrações que serão visitadas.

5. Verificando o transporte

O conforto proporcionado pelo carro é item essencial e por isso você não abre mão da locação de veículos durante a viagem, não é mesmo? Mas assim como os outros aspectos, o gasto realizado com o transporte também deve ser contabilizado. Como de praxe, verifique previamente na empresa os valores cobrados para utilizar o automóvel pelo tempo correspondente à permanência na cidade escolhida.

A melhor alternativa para encontrar tarifas que caibam em seu orçamento é fazer uma busca no site CarroAluguel.com. Preenchendo os campos solicitados, como destino e data de ida e volta, a plataforma reúne os melhores valores das maiores locadoras do Brasil, possibilitando que o usuário escolha a mais propícia.

Em seguida, tente utilizar algum mecanismo de roteiro, como o Google Maps, para traçar os trajetos e, claro, montar uma tabela com o valor que será gasto com combustível. Afinal, é necessário contabilizar tanto o valor do aluguel do carro quanto dos abastecimentos. Só assim será possível estipular um orçamento real.

6. Decidindo a alimentação

Já dizia o ditado que “saco vazio não para em pé”, não é mesmo? Então não adianta tentar poupar muito nessa parte, afinal, de um jeito ou de outro, você e sua família têm que se alimentar para conseguir aproveitar ao máximo o passeio. O que difere aqui é onde serão realizados cafés da manhã, almoço, lanche e jantar, pois o local escolhido conta muito no momento de fechar as contas da viagem.

Se vocês são habituados a realizar todas as refeições em lanchonetes e restaurantes, terão que disponibilizar um dinheiro extra para esse quesito. Agora, se prefere economizar, que tal adquirir no supermercado alguns alimentos e aquecê-los no próprio hotel em que estão hospedados?

CarroAluguel

De toda forma, para garantir que as refeições sigam à risca o planejamento financeiro, uma boa ideia é entrar nos sites dos estabelecimentos pretendidos e verificar de antemão o cardápio com os respectivos preços. Assim, não existirá a possibilidade de deparar-se com uma surpresa nada agradável.

7. Colocando tudo no papel

Pronto! Você conseguiu resolver todas as questões que influenciam diretamente no valor da viagem. Agora, passe tudo isso para o papel ou para uma planilha eletrônica, detalhando cada item e estipulando os respectivos valores. Com essa medida, sua viagem será um sucesso total, evitando que contratempos financeiros surjam.

Se de última hora algum item fugir do valor previamente estipulado, não entre em pânico. Basta ter calma para verificar outras opções que sejam compatíveis com os valores determinados.

quanto custa viajar

Se precisar de uma ajudinha extra, aposte em ferramentas tecnológicas, como o aplicativo Quanto Custa Viajar. Mostrando os valores em reais, ele simula os gastos de grande parte dos itens descritos, sendo um recurso extremamente eficaz.

O que achou do conteúdo? Foi útil para você? Deixe um comentário abaixo!

 

Deixe seu comentário